Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
coluna do leitor

Ministérios

É inadmissível que um governo que pretenda ser eficaz trabalhe com o número absurdo de quase 40 ministérios (Gazeta, 8/4). Com certeza existe conflito de interesses entre eles, pois algumas áreas se entrelaçam. Mantendo esse "guarda-roupa" cheio de cabides de emprego, a presidente desperdiça milhões de reais que poderiam muito bem ser alocados para a saúde, segurança pública, educação e transporte, beneficiando milhões de brasileiros.

Hélio Azevedo de Castro, economiário aposentado

Mensaleiros

Parabéns pelo editorial "Um beijaço para os mensaleiros" (Gazeta, 8/4). As pessoas se aglomeram facilmente para gritar por liberdade, mas para brecar a tramitação de um assunto como a PEC 37 só podemos contar com assinaturas eletrônicas e manifestações via internet. Manifestam seu desagrado por um simples presidente da Comissão de Direitos Humanos, que a priori não cometeu crime algum, quando dois dos maiores cânceres desta nação passam despercebidos pelos corredores do Congresso.

Dalessandro Luís Mafei, Guarapuava – PR

Representação

Há alguns dias estava com algo engasgado e não sabia o que era. Ontem, lendo a coluna do excelente Paulo Briguet (Gazeta, 8/4), desengasguei. O texto refletiu exatamente o meu modo de pensar sobre essas classes que "não me representam". Paulo Briguet me representa.

José Carlos Ferraro

Limite de velocidade

É evidente que quanto menor a velocidade, menor será o número de acidentes graves; entretanto, creio que a proposta de zonas com velocidade máxima de 30 km/h (Gazeta, 7/4) seria inviável em uma cidade grande como Curitiba. O melhor seria estabelecer uma velocidade máxima de 50 km/h em todo o perímetro urbano e não apenas onde há radares – e, principalmente, investir em educação, porque nada será eficaz sem o respeito dos motoristas.

Hélio Takefumi Mori, engenheiro civil

Creas Cristo Rei

É um verdadeiro absurdo a desativação do Creas Cristo Rei (Gazeta, 8/4). Em todos os países desenvolvidos existem centros especializados para o atendimento de vítimas de abuso e a medida da prefeitura vai contra as experiências bem-sucedidas nacionais e internacionais.

Maria Cristina Antunes

Famílias indígenas

Ir à Rodoferroviária de Curitiba já é um sacrifício devido às obras que se arrastam há meses, mas pior ainda é se deparar com uma grande injustiça que agride a todos os sentidos: a presença das famílias indígenas por todos os cantos. Parece até uma aldeia, cujas ocas são nichos em escadas sujas e frias, onde dormem curumins que deveriam estar em um lugar saudável. Pobres índios expulsos de seus lugares! Infelizmente, a indiferença dos órgãos públicos é brutal.

Sibele Ganz

Teatro Guaíra

Ler a reportagem a respeito do Teatro Guaíra (Gazeta, 7/4) me deu uma tristeza, pois meu pai trabalhou muitos anos por lá, começando como porteiro e chegando a inspetor da Orquestra Sinfônica. Conheci cada canto do teatro, vi várias peças, shows, conheci grandes maestros e guardo boas recordações do espaço. Espero que a situação mude e que o Teatro Guaíra volte a ser o que sempre foi: um grande teatro onde todo e qualquer artista quer se apresentar.

Luiz Eduardo Bindi

Celulares

Sobre a matéria acerca do bloqueio dos telefones não homologados pela Anatel (Gazeta, 7/4), é preciso aprofundar mais a discussão e abordar outra questão: o caso de pessoas do exterior que vêm para o Brasil na Copa e na Olimpíada, os milhões de executivos que vêm a negócios e os milhões de turistas. A Anatel está tão preocupada em atender aos anseios da indústria brasileira que ignora esses fatores.

Danilo Faria, Itapuranga – GO

Zoo

Muito legal a reportagem sobre a reprodução dos animais no Zoo de Curitiba (Gazeta, 7/4), mas gostaria de uma reportagem sobre o trajeto até o zoo, que está horrível. Como uma cidade que vai sediar uma Copa do Mundo tem uma rua de acesso a um de seus pontos turísticos como aquela?

Wagner Yukio Maruo

Ensino

Além de matricular as crianças na escola (Gazeta, 5/4), é preciso dar condições de trabalho aos professores e de manutenção às escolas. O ensino deveria ser continuado e integral. Não adianta termos um Estatuto da Criança e do Adolescente e ainda termos crianças nas ruas, à mercê de adultos irresponsáveis, sendo induzidas à delinquência.

Ronaldo Lobo Gonçalves

Mata Atlântica

De fato, todos os municípios já deveriam ter seus planos de manejo da Mata Atlântica regulamentados (Gazeta, 3/4). Mas como poderemos esperar de nossos legisladores agilidade se existem cidades que nem possuem seus próprios planos diretores?

Nelson Edison de Moura Rosa, Antonina – PR

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.