Mídias sociais

Calçadas 1

As calçadas de Curitiba são pedras soltas nas quais acontecem todos os dias acidentes com mulheres que usam salto, idosos que sofrem fraturas, cadeirantes que precisam se locomover, crianças que tropeçam.

Tania Viruel, no blog Vida e Cidadania, sobre Curitiba ter ficado em terceiro lugar em uma pesquisa que avaliou a qualidade das calçadas.

Calçadas 2

Só pode ser piada. Basta andar pelos bairros para ver que nossas calçadas são péssimas. Andar é modo de dizer, pois o certo é pular buracos, desviar de pedras soltas e outros obstáculos.

Carlos Roberto Bilski, no blog Vida e Cidadania.

Calçadas 3

Se nossas calçadas estão em terceiro lugar entre as melhores do país, que Deus me acuda, pois transitar por calçadas em Curitiba é treinar para fazer trilhas na Serra do Mar.

Honorino Luiz Colla, no blog Vida e Cidadania.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

CARREGANDO :)

Acho um absurdo o descaso das autoridades quanto às propriedades públicas abandonadas, como os módulos policiais mostrados na matéria "Módulos vazios prestam desserviço" (Gazeta, 26/4). É preciso identificar com urgência todos esses locais abandonados para que não se tornem uma arma da criminalidade, servindo de abrigo para todo tipo de criminoso.

Isabella Rocha

Publicidade

Módulos policiais 2

Com a ausência de policiais nos módulos dos bairros, os bandidos sabem que a polícia demora a atender as ocorrências e aproveitam para cometer seus crimes. Quando os policiais ficavam nos módulos, era mais fácil reconhecer suspeitos e atender rapidamente as ocorrências.

Menegusto Orlando

Viaduto estaiado 1

Sou morador do bairro Jardim das Américas desde que nasci e acompanhei o crescimento populacional e comercial da região. Hoje, o trânsito é muito complicado, com constantes congestionamentos, o que torna necessária a construção de obras para melhorar a mobilidade na região. Acredito que o viaduto estaiado seja a melhor escolha porque, devido ao processo de construção, traz menos transtornos aos motoristas durante a obra. Além disso, Curitiba é conhecida por suas obras urbanas e o viaduto estaiado reforçaria essa característica. Num primeiro momento o valor pode parecer um desperdício de dinheiro, mas com o tempo se verá que foi a melhor opção.

Publicidade

Julio Pizzatto

Viaduto estaiado 2

A beleza proporcionada por um viaduto estaiado é indiscutível, mas os recursos de R$ 84,49 milhões poderiam trazer mais benefícios para a sociedade se fossem aplicados na revitalização das favelas da cidade.

Robson Fernando Bordun

Táxis 1

Publicidade

Esse projeto de lei que institui a licença hereditária de permissão do serviço de táxi deve ser estudado pelo Ministério Público. A licença deve ser impessoal, pois o interesse público deve prevalecer sobre o particular e privado.

Ricardo Maximiliano Nunes

Táxis 2

Queria saber como ficará a situação dos colaboradores que nunca serão permissionários do seu próprio carro. A hereditariedade só vai beneficiar permissionários que, às vezes, nunca trabalharam como taxistas e possuem vários veículos. Eu fui motorista de táxi por sete anos e sinto vergonha de saber que os que realmente trabalham nunca terão o direito de ganhar sua concessão.

José Carlos Azevedo

Publicidade

Cotas nas universidades 1

Antes do sistema de cotas, o ingresso nas universidades e faculdades públicas se baseava apenas na capacidade técnica do vestibulando. Agora, com o sistema de cotas raciais ou sociais, há rebaixamento do nível exigido para ser aprovado no vestibular. Assistencialismo não pode existir no ensino. A entrada em uma universidade, seja pública ou privada, deve ser feita pelo mérito e esforço do indivíduo e não pela sua cor de pele ou origem.

Hanry Sobjak de Mello, assistente administrativo.

Cotas nas universidades 2

Historicamente, negros e índios não tiveram acesso ao mesmo ensino preparatório que os brancos. Por isso, sem as cotas, eles não teriam condições de entrar para as universidades, sobretudo as públicas. Embora pela Constituição sejamos todos iguais, na prática isso não ocorre.

Publicidade

Kallil Assad

Cotas nas universidades 3

As cotas raciais nas universidades federais institucionalizam o racismo e atropelam a meritocracia em favor de um privilégio odioso. Se os brancos, supostamente mais ricos, se preparam melhor, os governos deveriam criar cursos pré-vestibulares gratuitos para que negros e alunos de escolas públicas ingressem no ensino superior pela porta da frente.

José Nelson Dutra Fonseca

Código Florestal

Publicidade

Creio que o novo Código Florestal não foi uma derrota do governo, mas sim da maioria dos eleitores. Ficou claro o descaso político com a segurança alimentar, meio ambiente e a agricultura familiar. As maiores tragédias ambientais acontecem devido ao desrespeito à natureza alimentado pelo agronegócio irresponsável.

Padre Jesus Messias Galieta, Campo Largo – PR.

Negócio Fechado 1

A declaração do vereador Algaci Túlio, de que comprava notas fiscais frias para receber verbas de propaganda, pois "tinha de se sustentar" (Gazeta, 26/4), é mais um exemplo claríssimo da mentalidade vigente entre vários membros da Câmara de Curitiba.

Robert Hipólito

Publicidade

Negócio Fechado 2

Penso que os eleitores não são culpados pelos péssimos políticos eleitos. A culpa é dos partidos políticos que não têm coragem de barrar os fichas-sujas. Ao contrário, se esses candidatos tiverem votos, os partidos, em total desrespeito à sociedade, os acolhem com entusiasmo. E pior: na hora de investigar as falcatruas descobertas pela imprensa, indicam vereadores comprometidos para realizar as apurações, como ocorreu no caso Derosso. Na situação deles há duas alternativas: saírem por vontade própria, para nunca mais voltar, ou serem expulsos pelos eleitores, que deveriam se mobilizar e manifestar sua indignação.

Antônio Dilson Pereira

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Publicidade