Estou indignada por saber que as aulas práticas de motocicleta, a partir de janeiro de 2009, serão efetuadas em vias públicas. Já somos desrespeitados nas aulas práticas de automóvel, imaginem como será na de moto? E o instrutor, como se comunicará com o aluno? Quem será responsabilizado? O Contran? Sinceramente, é um absurdo!
Maria Goreti Coelho, instrutora de auto-escola, Curitiba PR
Defensoria Pública
Diz a Constituição que a Defensoria Pública é função essencial da Justiça, uma forma de garantir os direitos dos mais carentes, cabendo à União e aos estados promover a manutenção desta estrutura (Gazeta, 16/10), que busca trazer igualdade material das partes na tese e antítese de uma lide. Porém, a desproporcional diferença entre a estrutura montada pelo estado para acusar e para defender seus cidadãos é gritante, de ordem kafkaniana. Passa-se assim a balança da Justiça das mãos do juiz para as mãos do Executivo.
Fabiano R. Kummer, por e-mail
Alvarás
Após ler a reportagem "Câmara nega rigor na emissão de alvarás" (Gazeta, 15/10), tenho a dizer que é uma vergonha o que esses vereadores fazem. Não é à toa que a votação foi sigilosa, para a gente não ver as besteiras que realizam. Que a imprensa continue em cima deles.
Joanna Maria Alfort, por e-mail
Câmara
Parabéns ao vereador Paulo Frote (PSDB) por propor o Dia Municipal do Nascituro (Gazeta, 16/10). O desagrado ao projeto e a alegação de superficialidade por parte de representantes do PT, só reforçam a postura e a ideologia desse partido, retratado por parte de uma de suas máximas representantes: Marta Suplicy, candidata à prefeitura de São Paulo. Ao desrespeitar e agir com falta de ética questionando a vida pessoal de seu opositor, Gilberto Kassab, ela demonstra claramente a postura do partido com relação a vida humana: desrespeito e descaso.
Eliane Bordini, por e-mail
Marta x Kassab 1
Quanto mais Marta ataca a vida pessoal do candidato Kassab, mais ele cresce na preferência do eleitorado (Gazeta, 15/10). Aqueles que ainda tinham dúvidas, diante desse comportamento sujo, decidem pelo candidato agredido. O fato de ela ter começado a disputa com franco favoritismo e agora estar praticamente derrotada não justifica esse tipo de comportamento, característico dos que se sentem impotentes para uma reação e, por comodismo, atacam com insinuações maldosas, como se ela fosse um bom exemplo a ser seguido.
Habib Saguiah Neto, por e-mail
Marta x Kassab 2
Certas figuras do PT deveriam registrar a expressão "eu não sabia", para seu uso exclusivo. A lamentável e tendenciosa propaganda difamatória de Marta Suplicy no segundo turno nas eleições de São Paulo certamente teve inspiração no seu chefe de partido, que sempre se deu bem. Mas parece que os eleitores estão ficando mais espertos.
Oscar Longo, Curitiba PR
Marta x Kassab 3
Lamentável o argumento da candidata Marta Suplicy, representada por sua equipe de marketing eleitoral, sobre a vida pessoal de seu oponente Gilberto Kassab. Acredito que, independentemente de o candidato ser casado ou solteiro, o que vai fazer a grande diferença são as suas atitudes enquanto gestor público. A candidata perdeu uma ótima oportunidade de ficar calada, como já aconteceu antes, no caso da crise aérea. Fica uma sugestão aos nossos candidatos a administradores: na falta de propostas consistentes, o silêncio é de ouro.
Mylla Jardel, por e-mail
ICMS
Sou a favor da isenção do ICMS para que haja mais empregos. Para a tributação sobre combustíveis, energia elétrica e telefonia, a carga tributária já é alta demais. O governo tem de fazer como a Alemanha, que instalou placas solares em todas as residências, gerando energia não poluente para a população e com um menor custo, sendo que o excedente o próprio governo compra. Quanto aos cigarros e bebidas alcoólica, sou a favor de taxas elevadas.
Pedro I. A. da Silveira Leite, por e-mail
Leite
Enquanto na Ásia milhões de pessoas jogam na rua o leite em pó adulterado e contaminado com melanina, composto usado na fabricação de plásticos, oriundos da China, que já levou à morte centenas de crianças e outras milhares estão internadas, aqui no Brasil o governo federal resolveu baixar o preço do leite para os produtores que produzem com rastreabilidade e não lhes dão o devido valor pelo leite produzido, e ainda pagam uma enorme carga tributária. Só falta agora o Ministério da Agricultura importar o leite da China para distribuição nas nossas escolas e os nossos produtores pagar para produzir o alimento necessário para a saúde alimentar de nossas crianças em fase de crescimento.
José Pedro Naisser, Curitiba PR
Bancos 1
Meu chefe disse que depositou meu salário na sexta-feira, dia 10. Até o começo desta semana, não consta nenhum depósito em conta corrente. Pelo visto terei multas a pagar pelas contas atrasadas. O que eu faço? Será que esse transtorno está sendo causado apenas pela greve dos bancários?
Deborah Ferragini, Curitiba PR
Bancos 2
É inadmissível a indiferença com que os banqueiros tratam os bancários. Ofereceram um aumento real de salário de apenas 0,3% o que é uma ofensa diante dos altos lucros que os bancos obtêm, ano após ano e negam-se a negociar, mesmo após vários dias de paralisação. Agindo assim, os banqueiros põem a população contra os trabalhadores bancários, que acabam injustamente levando a culpa pela greve.
João Haroldo R. Martins, advogado, por e-mail
Bancos 3
Greve sempre deixa as pessoas estressadas. No entanto, ela é a última medida que uma classe impõe ao patrão, a fim de sensibilizá-lo para o fato de que o salário mínimo existe não para servir de padrão, mas como referência. Os bancários, por exemplo, são uma classe que dá muito lucro ao banqueiros. Faz tanto tempo que falavam em fazer o bolo crescer para depois reparti-lo. E agora, qual é a desculpa?
Joir R. Lacerda, por e-mail
Avião 1
Os paraguaios é que tem de dar conta dos desejos de seu presidente, que planeja comprar um avião com o dinheiro de Itaipu (Gazeta, 15/10). Nós, brasileiros, nada temos a ver com o transporte de Fernando Lugo.
Murilo Lessa Ribeiro, empresário, Curitiba PR
Avião 2
O Paraguai se coloca como sócio da maior hidrelétrica do mundo sem ter colaborado com nenhum vintém. Eu até concordaria que o governo colaborasse com o Paraguai, mas na hipótese de haver um combate efetivo contra o contrabando de armas e drogas. Enquanto o governo brasileiro se preocupa em tirar dinheiro daqui para favorecer os "hermanos", eles não combatem o mal que destrói nossos filhos.
Junes Marta Pariz, por e-mail
Avião 3
Beira o ridículo o "desejo de Natal" do presidente do Paraguai. Ele pegou carona na idéia do "brinquedinho" da FAB e, tal qual criança, pediu um igual. O avião poderá ser comprado com o dinheiro gerado da hidrelétrica de Itaipu, desde que seja da parte que cabe ao Paraguai.
C. Alves, por email
* * * * *
Fale conosco
Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129
leitor@gazetadopovo.com.br
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa