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Sobre o endurecimento das multas aos maus motoristas (Gazeta, 25/4), será que o Congresso vai multar o Estado por incentivar e facilitar a aquisição de tantos veículos sem aumentar o leito "carroçável" e nem sequer fazer a manutenção nas estradas? Algumas rodovias estão em condições deploráveis, com buracos na pista, sem sinalização, visibilidade comprometida pela vegetação. É fácil massacrar o eleitor contribuinte, mas e o Estado?

Benedito Lucio de Souza, Campo Mourão – PR

Multas 2

Maus motoristas? E os maus fiscalizadores? É sabido que 99% dos recursos de multas de trânsito em Curitiba são indeferidos. Os que têm a sorte de serem avaliados corretamente o conseguem mediante apoio de empresas especializadas. Além da multa e dos pontos na carteira, o motorista perde porque seus recursos não são nem sequer analisados corretamente. Por que não investir primeiro na melhoria da infraestrutura de nossas vias?

Lúcio Alberto de Aquino Pinheiro

Multas 3

Uma pena que nada é feito para diminuir o número de acidentes e vítimas, só para aumentar as multas e penalizar exclusivamente o álcool e a alta velocidade. As vias continuam péssimas, mal sinalizadas, inadequadas para o trânsito das "carroças" brasileiras conduzidas pela população que não tem transporte público de qualidade.

Fernando Saldanha

Mensalão

Sem querer ser pessimista, estou sentindo um cheiro de pizza no ar. Basta ver quem serão os beneficiados caso os embargos infringentes ao julgamento do mensalão sejam aceitos. O STF, que se mostrou em grande parte isento e imparcial, será colocado à prova diante dos pedidos dos advogados de defesa, que, como sabemos, vão prorrogar os prazos o quanto puderem até os crimes e as penas prescreverem. É chegada a hora de o STF mostrar ao país que está a serviço da Justiça e não de interesses próprios.

Izabel Avallone, São Paulo – SP

Judiciário

Chega de criar prédios públicos caríssimos, estruturas que não funcionam, novos cargos públicos que custam milhões para o país e que não são efetivos e eficientes. Não é mais fácil aumentar a produtividade dos juízes e tribunais que já existem? Diminuir as regalias e férias dos tão bem-remunerados juízes do Brasil? Como justificar a demora de um julgamento como o do Carandiru, que levou 20 anos para proferir sentença?

André Machado, Foz do Iguaçu – PR

UPS

Acredito que a presença das UPSs ajuda, sim, a diminuir a violência nos bairros (Gazeta, 23/4). Qualquer presença ostensiva de um agente policial tende a prevenir delitos e infrações. Com o advento das UPSs, é possível perceber a sensação de segurança nesses locais, pois o meliante prefere agir onde não há dificuldade para cometer o crime, buscando locais menos guarnecidos.

Cleverson Bukalowski dos Santos, Campina Grande do Sul – PR

Infraestrutura

Não há como não criticar o descompasso entre o discurso do governo federal e as ações efetivamente realizadas para enfrentar os problemas nas rodovias e portos que afetam o escoamento da safra agrícola. Afinal, a presidente Dilma foi eleita com a propaganda de supergerente, mãe do PAC e outras denominações grandiosas, e esperávamos uma atuação mais profissional na resolução dos problemas de infraestrutura do país. Com dez anos no poder, fica cada vez mais difícil ao PT jogar a culpa na tal "herança maldita".

Robert Monteiro Hipólito, Balneário Camboriú – SC

Linha Verde

A Linha Verde Norte é ruim em qualquer hora do dia; mas à noite ela é especialmente perigosa: obras em toda a extensão, ausência de pinturas indicando as faixas e os acostamentos, escuridão completa, buracos, pistas estreitas e trânsito pesadíssimo. A prefeitura e o governo federal têm de resolver com urgência isso, pelo menos pintando as faixas e instalando a iluminação adequada!

Gustavo Biscaia de Lacerda, cientista político

Zoo

Entusiasmada com suas reportagens sobre o Jardim Zoológico de Curitiba, fui visitá-lo. Minha surpresa foi o mau estado da estrada que leva até lá. O parque é lindo, muito bem cuidado, ótimo passeio para turistas e crianças. Mas o acesso... É preciso uma campanha para conseguir melhorias no caminho que vai até lá para evitar surpresas negativas como a minha.

Denise Cesconetto, Campo Mourão – PR

Bonde

Estive em Santos no fim do ano passado e andei de bonde. Que delícia passar pela história da cidade em uma hora apenas! A exemplo de Lisboa e tantas outras cidades do mundo, Curitiba poderia implantar esse sistema, sem trilhos ou grandes reformas, usando um carro ou trator revestido de bonde e que passasse pelo Passeio Público, percorrendo os caminhos de outrora, contando um pouco da nossa história e revivendo tempos mais felizes.

Paulo Walbach Prestes, escritor

Bandeira

É raro um filme americano onde não apareça a bandeira dos EUA. No recente episódio das bombas na maratona de Boston, quando os terroristas foram presos, a multidão exultava saudando a polícia e acenando com bandeiras do país. Não vejo a bandeira brasileira exposta nem mesmo em ambientes oficiais, como entrada de órgãos públicos, clubes, hospitais. É algo a ser repensado; cada brasileiro poderia ter uma bandeira em sua residência, em seus automóveis etc.

Fano Poli

Comunicação

Quando um cidadão utiliza a imprensa para dar eco aos reclames populares, logo a Secretaria de Comunicação corre para fazer a defesa da administração pública em forma de resposta oficial. Mas, quando o cidadão procura de imediato uma resposta na Secretaria de Comunicação de Curitiba, o que encontra é um secretário fugindo da responsabilidade de tentar esclarecer e responder ao cidadão. Muda-se a administração, mas a velha prática de enrolação permanece. Parece mais fácil digitar uma resposta qualquer a um veículo de comunicação que encarar um cidadão.

Célio Borba

Congresso e STF 1

Para chegar ao poder em 2002, o PT divulgou uma carta onde se comprometia a respeitar as normas econômicas e institucionais. Uma década depois, para se perpetuar no poder, o mesmo PT rasgou a tal carta. Sob a batuta de Lula e com a complacência da presidente Dilma, o governo federal e sua bancada alugada no Congresso Nacional estão minando a jovem democracia brasileira com golpes baixos, talvez inspirados por um certo socialismo bolivariano do século XXI. O legado nefasto de Lula é a avacalhação total das nossas instituições públicas, como nunca antes na história deste país.

Sandro Ferreira, Ponta Grossa – PR

Congresso e STF 2

Renan disse que queria dar oportunidade ao Supremo de corrigir seus excessos. Isso soa como piada. Quem desrespeita sistematicamente a Constituição? Sempre o Congresso. A última palavra deve sempre ser do Supremo. Levando em conta as dificuldades do governo em dar rumo para a economia, esse comportamento do Congresso só piora a situação de desgoverno que vivemos. Estão afundando o país e ainda não perceberam.

Paulo Oliveira

TJ-PR

Quero manifestar minha solidariedade à Gazeta do Povo como leitor com relação à reportagem sobre a venda de sentenças no interior do Tribuna de Justiça do Paraná (Gazeta, 26/4). O Judiciário é o mais fechado e antidemocrático dos três poderes e resta-nos a imprensa para exercer o papel de fiscalizador. Há de se criar mecanismos de transparência para esse poder, pois os juízes fazem o que bem entendem e não dão satisfação de seus atos à população que os sustentam.

José Luciano Ferreira de Almeida

Poder de investigação do MP

Parabéns pelo texto de Carlos Ramalhete sobre a PEC 37 (Gazeta, 25/4). É necessário acabar com a ilegalidade que o MP vem fazendo em investigar. Pela legislação brasileira, quem investiga é a polícia; eles devem apenas acusar. Logo vão querer dar a sentença também.

Mariane Gonçalves

Viagem de menores

Quem é pai, avô ou tio e já foi impedido de viajar com seus filhos, netos ou sobrinhos, ou deixado ao relento por algum hotel, sabe como a lei brasileira é absurda e diferente do resto do mundo. Será que tráfico de crianças só existe aqui para criarmos restrições absurdas? Parabéns ao CNJ (Gazeta, 26/4) pela lucidez contra os "bem intencionados" de plantão.

Eduardo Romaneli

Violência 1

Até quando essa gangue de arrombadores vai continuar a solta na Vila São Paulo? Os bandidos estão soltos pela cidade, agindo em plena luz do dia. Arrebentam os portões, entram e "limpam" as casas. Parece que eles sabem que não irá passar nenhuma viatura policial. Se houvesse empenho e mais dedicação da polícia, esses marginais já estariam no xadrez.

João S. Rosa

Violência 2

Nos últimos dias falaram muito do caso dos dois cidadãos mortos depois de invadirem uma loja de departamento. Eles foram filmados, pegos com dinheiro do roubo e parece que não era a primeira vez que invadiram o estabelecimento comercial. Não sou a favor de execução, porém, fico me perguntando sobre a trocas de valores. Pagamos muitos impostos e não temos o mínimo de segurança e um dos motivos é a certeza da impunidade.

Roberlei Cordeiro Padilha, administrador

Combustíveis

O preço do álcool combustível está muito alto e sempre encontram uma justificativa para isso. Período de entressafra, excesso de chuva, falta de chuva, produção de açúcar está mais vantajoso do que produzir combustível, custo de produção, e por aí vai. Quando tudo está favorável, o usineiro se aproveita para ganhar muito dinheiro, ou é o posto de combustível que aumenta sem justificativa alguma. E o dia do preço bom para o consumidor nunca surge.

Claudio Todeschini

Trânsito 1

As reclamações sobre sincronização de sinaleiros chegam a ser ingênuas, arrogância de quem acha que merece prioridade. Às vezes é preciso puxar a orelha do poder público -- coisa que a Gazeta faz muito bem, como fez ao alertar para a sinalização precária em certos pontos --, mas às vezes é o cidadão que merece uma bronca bem dada. Tem muita gente na nossa cidade comprando carro achando que vai melhorar de vida e na verdade só está colocando o bode na sala. A solução nesses casos, por mais simples que pareça, é tirar o bode da sala.

Guilherme Gaspar

Trânsito 2

Além do óbvio "muito carro e pouca rua", há uma causa cultural para o estado do trânsito: em Curitiba, 80% dos motoristas dirige agressivamente. Não damos passagem, não trocamos de faixa, vamos devagar quando precisaríamos ser mais rápidos, e vamos muito rápido quando deveríamos ser mais cuidadosos – em suma, não respeitamos o outro. E uma vez que não respeitamos o outro, fatalmente resistimos em obedecer. O trânsito em Curitiba melhoraria muito com educação (aquela que deve ser dada em casa) e autoridade (aquela que deve ser dada pelos que "dirigem" os motoristas).

Luiz Seman

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