Sobre o endurecimento das multas aos maus motoristas (Gazeta, 25/4), será que o Congresso vai multar o Estado por incentivar e facilitar a aquisição de tantos veículos sem aumentar o leito "carroçável" e nem sequer fazer a manutenção nas estradas? Algumas rodovias estão em condições deploráveis, com buracos na pista, sem sinalização, visibilidade comprometida pela vegetação. É fácil massacrar o eleitor contribuinte, mas e o Estado?

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Benedito Lucio de Souza, Campo Mourão – PR

Multas 2

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Maus motoristas? E os maus fiscalizadores? É sabido que 99% dos recursos de multas de trânsito em Curitiba são indeferidos. Os que têm a sorte de serem avaliados corretamente o conseguem mediante apoio de empresas especializadas. Além da multa e dos pontos na carteira, o motorista perde porque seus recursos não são nem sequer analisados corretamente. Por que não investir primeiro na melhoria da infraestrutura de nossas vias?

Lúcio Alberto de Aquino Pinheiro

Multas 3

Uma pena que nada é feito para diminuir o número de acidentes e vítimas, só para aumentar as multas e penalizar exclusivamente o álcool e a alta velocidade. As vias continuam péssimas, mal sinalizadas, inadequadas para o trânsito das "carroças" brasileiras conduzidas pela população que não tem transporte público de qualidade.

Fernando Saldanha

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Mensalão

Sem querer ser pessimista, estou sentindo um cheiro de pizza no ar. Basta ver quem serão os beneficiados caso os embargos infringentes ao julgamento do mensalão sejam aceitos. O STF, que se mostrou em grande parte isento e imparcial, será colocado à prova diante dos pedidos dos advogados de defesa, que, como sabemos, vão prorrogar os prazos o quanto puderem até os crimes e as penas prescreverem. É chegada a hora de o STF mostrar ao país que está a serviço da Justiça e não de interesses próprios.

Izabel Avallone, São Paulo – SP

Judiciário

Chega de criar prédios públicos caríssimos, estruturas que não funcionam, novos cargos públicos que custam milhões para o país e que não são efetivos e eficientes. Não é mais fácil aumentar a produtividade dos juízes e tribunais que já existem? Diminuir as regalias e férias dos tão bem-remunerados juízes do Brasil? Como justificar a demora de um julgamento como o do Carandiru, que levou 20 anos para proferir sentença?

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André Machado, Foz do Iguaçu – PR

UPS

Acredito que a presença das UPSs ajuda, sim, a diminuir a violência nos bairros (Gazeta, 23/4). Qualquer presença ostensiva de um agente policial tende a prevenir delitos e infrações. Com o advento das UPSs, é possível perceber a sensação de segurança nesses locais, pois o meliante prefere agir onde não há dificuldade para cometer o crime, buscando locais menos guarnecidos.

Cleverson Bukalowski dos Santos, Campina Grande do Sul – PR

Infraestrutura

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Não há como não criticar o descompasso entre o discurso do governo federal e as ações efetivamente realizadas para enfrentar os problemas nas rodovias e portos que afetam o escoamento da safra agrícola. Afinal, a presidente Dilma foi eleita com a propaganda de supergerente, mãe do PAC e outras denominações grandiosas, e esperávamos uma atuação mais profissional na resolução dos problemas de infraestrutura do país. Com dez anos no poder, fica cada vez mais difícil ao PT jogar a culpa na tal "herança maldita".

Robert Monteiro Hipólito, Balneário Camboriú – SC

Linha Verde

A Linha Verde Norte é ruim em qualquer hora do dia; mas à noite ela é especialmente perigosa: obras em toda a extensão, ausência de pinturas indicando as faixas e os acostamentos, escuridão completa, buracos, pistas estreitas e trânsito pesadíssimo. A prefeitura e o governo federal têm de resolver com urgência isso, pelo menos pintando as faixas e instalando a iluminação adequada!

Gustavo Biscaia de Lacerda, cientista político

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Zoo

Entusiasmada com suas reportagens sobre o Jardim Zoológico de Curitiba, fui visitá-lo. Minha surpresa foi o mau estado da estrada que leva até lá. O parque é lindo, muito bem cuidado, ótimo passeio para turistas e crianças. Mas o acesso... É preciso uma campanha para conseguir melhorias no caminho que vai até lá para evitar surpresas negativas como a minha.

Denise Cesconetto, Campo Mourão – PR

Bonde

Estive em Santos no fim do ano passado e andei de bonde. Que delícia passar pela história da cidade em uma hora apenas! A exemplo de Lisboa e tantas outras cidades do mundo, Curitiba poderia implantar esse sistema, sem trilhos ou grandes reformas, usando um carro ou trator revestido de bonde e que passasse pelo Passeio Público, percorrendo os caminhos de outrora, contando um pouco da nossa história e revivendo tempos mais felizes.

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Paulo Walbach Prestes, escritor

Bandeira

É raro um filme americano onde não apareça a bandeira dos EUA. No recente episódio das bombas na maratona de Boston, quando os terroristas foram presos, a multidão exultava saudando a polícia e acenando com bandeiras do país. Não vejo a bandeira brasileira exposta nem mesmo em ambientes oficiais, como entrada de órgãos públicos, clubes, hospitais. É algo a ser repensado; cada brasileiro poderia ter uma bandeira em sua residência, em seus automóveis etc.

Fano Poli

Comunicação

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Quando um cidadão utiliza a imprensa para dar eco aos reclames populares, logo a Secretaria de Comunicação corre para fazer a defesa da administração pública em forma de resposta oficial. Mas, quando o cidadão procura de imediato uma resposta na Secretaria de Comunicação de Curitiba, o que encontra é um secretário fugindo da responsabilidade de tentar esclarecer e responder ao cidadão. Muda-se a administração, mas a velha prática de enrolação permanece. Parece mais fácil digitar uma resposta qualquer a um veículo de comunicação que encarar um cidadão.

Célio Borba

Congresso e STF 1

Para chegar ao poder em 2002, o PT divulgou uma carta onde se comprometia a respeitar as normas econômicas e institucionais. Uma década depois, para se perpetuar no poder, o mesmo PT rasgou a tal carta. Sob a batuta de Lula e com a complacência da presidente Dilma, o governo federal e sua bancada alugada no Congresso Nacional estão minando a jovem democracia brasileira com golpes baixos, talvez inspirados por um certo socialismo bolivariano do século XXI. O legado nefasto de Lula é a avacalhação total das nossas instituições públicas, como nunca antes na história deste país.

Sandro Ferreira, Ponta Grossa – PR

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Congresso e STF 2

Renan disse que queria dar oportunidade ao Supremo de corrigir seus excessos. Isso soa como piada. Quem desrespeita sistematicamente a Constituição? Sempre o Congresso. A última palavra deve sempre ser do Supremo. Levando em conta as dificuldades do governo em dar rumo para a economia, esse comportamento do Congresso só piora a situação de desgoverno que vivemos. Estão afundando o país e ainda não perceberam.

Paulo Oliveira

TJ-PR

Quero manifestar minha solidariedade à Gazeta do Povo como leitor com relação à reportagem sobre a venda de sentenças no interior do Tribuna de Justiça do Paraná (Gazeta, 26/4). O Judiciário é o mais fechado e antidemocrático dos três poderes e resta-nos a imprensa para exercer o papel de fiscalizador. Há de se criar mecanismos de transparência para esse poder, pois os juízes fazem o que bem entendem e não dão satisfação de seus atos à população que os sustentam.

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José Luciano Ferreira de Almeida

Poder de investigação do MP

Parabéns pelo texto de Carlos Ramalhete sobre a PEC 37 (Gazeta, 25/4). É necessário acabar com a ilegalidade que o MP vem fazendo em investigar. Pela legislação brasileira, quem investiga é a polícia; eles devem apenas acusar. Logo vão querer dar a sentença também.

Mariane Gonçalves

Viagem de menores

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Quem é pai, avô ou tio e já foi impedido de viajar com seus filhos, netos ou sobrinhos, ou deixado ao relento por algum hotel, sabe como a lei brasileira é absurda e diferente do resto do mundo. Será que tráfico de crianças só existe aqui para criarmos restrições absurdas? Parabéns ao CNJ (Gazeta, 26/4) pela lucidez contra os "bem intencionados" de plantão.

Eduardo Romaneli

Violência 1

Até quando essa gangue de arrombadores vai continuar a solta na Vila São Paulo? Os bandidos estão soltos pela cidade, agindo em plena luz do dia. Arrebentam os portões, entram e "limpam" as casas. Parece que eles sabem que não irá passar nenhuma viatura policial. Se houvesse empenho e mais dedicação da polícia, esses marginais já estariam no xadrez.

João S. Rosa

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Violência 2

Nos últimos dias falaram muito do caso dos dois cidadãos mortos depois de invadirem uma loja de departamento. Eles foram filmados, pegos com dinheiro do roubo e parece que não era a primeira vez que invadiram o estabelecimento comercial. Não sou a favor de execução, porém, fico me perguntando sobre a trocas de valores. Pagamos muitos impostos e não temos o mínimo de segurança e um dos motivos é a certeza da impunidade.

Roberlei Cordeiro Padilha, administrador

Combustíveis

O preço do álcool combustível está muito alto e sempre encontram uma justificativa para isso. Período de entressafra, excesso de chuva, falta de chuva, produção de açúcar está mais vantajoso do que produzir combustível, custo de produção, e por aí vai. Quando tudo está favorável, o usineiro se aproveita para ganhar muito dinheiro, ou é o posto de combustível que aumenta sem justificativa alguma. E o dia do preço bom para o consumidor nunca surge.

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Claudio Todeschini

Trânsito 1

As reclamações sobre sincronização de sinaleiros chegam a ser ingênuas, arrogância de quem acha que merece prioridade. Às vezes é preciso puxar a orelha do poder público -- coisa que a Gazeta faz muito bem, como fez ao alertar para a sinalização precária em certos pontos --, mas às vezes é o cidadão que merece uma bronca bem dada. Tem muita gente na nossa cidade comprando carro achando que vai melhorar de vida e na verdade só está colocando o bode na sala. A solução nesses casos, por mais simples que pareça, é tirar o bode da sala.

Guilherme Gaspar

Trânsito 2

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Além do óbvio "muito carro e pouca rua", há uma causa cultural para o estado do trânsito: em Curitiba, 80% dos motoristas dirige agressivamente. Não damos passagem, não trocamos de faixa, vamos devagar quando precisaríamos ser mais rápidos, e vamos muito rápido quando deveríamos ser mais cuidadosos – em suma, não respeitamos o outro. E uma vez que não respeitamos o outro, fatalmente resistimos em obedecer. O trânsito em Curitiba melhoraria muito com educação (aquela que deve ser dada em casa) e autoridade (aquela que deve ser dada pelos que "dirigem" os motoristas).

Luiz Seman

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