A Setran vai cancelar 53.310 multas (Gazeta, 28/8), não por vontade própria, mas porque tal fato já tinha sido denunciado por especialistas. Agora, tendo em vista que os valores das multas são obrigatoriamente investidos em sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização e educação de trânsito, quem é que vai arcar com esse prejuízo? Nós, cidadãos, é claro!

CARREGANDO :)

Carlos César Zanchi, advogado

Cassação 1

Publicidade

O processo contra o deputado Donadon passou pelo Supremo e o levou à prisão, mas isso não foi suficiente para a sua cassação. Isso demonstra que os nossos políticos não estão preocupados com o povo brasileiro. O corporativismo continua prevalecendo. Quando da votação para a cassação do núcleo político do mensalão, com certeza vai acontecer a mesma coisa. Isso só desmoraliza a nossa democracia.

Hélio Ishida

Cassação 2

Está aí mais uma prova de que o país está infectado por quadrilhas poderosas. Foi condenado pelo STF sem provas? Então é o STF um órgão que abriga quadrilheiros? Não entendi essa absolvição por parte da Câmara dos Deputados. Ou melhor, entendo: é a legislação criada por eles mesmos, que se acham acima de tudo e de todos. Daí até obter licença para matar é um passo.

Sidilnei Estano

Publicidade

Empréstimos secretos

O BNDES conceder financiamentos secretos a outros países com recursos oriundos dos impostos (Gazeta, 28/8) é um crime hediondo. É um assalto a mais ao povo trabalhador que paga seus impostos para serem utilizados no serviço público. O Estado brasileiro está dominado por delinquentes.

Orlando Galvez

Senador boliviano

A presidente Dilma tem todos os motivos para ter ficado irritada com a atuação do diplomata brasileiro Eduardo Saboia. Foi extremamente irresponsável a atitude do diplomata, que trouxe para o país, de forma perigosa e ilegal, um político todo enrolado com a Justiça boliviana. Não deu para entender essa arbitrariedade, pois dizer que agiu para "salvar vidas" não colou.

Publicidade

Habib Saguiah Neto, aposentado, Marataízes – ES

Médicos cubanos 1

O programa Mais Médicos visa a uma melhoria no sistema de saúde, precário e com pouca mão de obra disposta a trabalhar em locais retirados. Que tal alguns sindicalistas cearenses servirem a Pátria amada, idolatrada em vez de deitarem eternamente em berço esplêndido, protestando e agredindo verbalmente aqueles que foram obrigados a servir aqui? Pode ser que o Estado esteja tapando o sol com a peneira, mas, enquanto soluções funcionais não surgirem, o possível está sendo feito. Se o Brasil é um país de todos, por que tratar os cubanos como excluídos desse todo?

Matheus Julian Cruz Gomes

Médicos cubanos 2

Publicidade

É uma questão de princípio. Somos uma nação de homens livres e não poderemos conviver com escravos. Não existem adjetivos que anulem essa realidade. Fico pasmo com os sofismas propostos e revoltado com o silêncio das lideranças políticas e sindicais. Não podemos nunca esquecer que o bem maior de uma nação é o direito de ir e vir, assim como a liberdade de expressão.

Ciris Torrens

Médicos cubanos 3

Estes são os médicos brasileiros: brancos, ricos, filhinhos de papai, muitos deles formados com o dinheiro dos nossos impostos. Se fossem médicos suecos, estariam aplaudindo. Parabéns aos médicos cubanos, pobres e médicos por vocação! Esses médicos brasileiros que vaiaram os cubanos devem se achar deuses brancos.

Valter Maia

Publicidade

Atendimento

Estive com meu filho no Hospital Menino Deus, em Curitiba, e nunca vi tamanho descaso. Médica e acadêmicos passeavam de um lado para o outro, conversavam e riam sem a menor pressa, e o número de pacientes se multiplicava. Ao questionar a médica responsável pelo plantão por causa da demora, meu marido recebeu a seguinte resposta: "Eu não sou pastora. Se quiser, espera. Se não, vai embora". Eu não sei em que faculdade ela cursou Medicina, mas, ao que parece, essa faculdade não ensina a ter educação e nem respeito pelas pessoas.

Simone Bendlin

Assalto

Lamento o ocorrido com o deputado Nelson Justus. Atualmente, ninguém está seguro, nem mesmo dentro de sua casa. Por outro lado, tenho de dizer que o deputado ainda é um afortunado. A polícia já está de posse das imagens dos assaltantes e no seu encalço. E os demais cidadãos? A loja da minha filha foi assaltada três vezes num prazo de aproximadamente um ano, e a polícia não quis nem sequer ver as imagens dos assaltantes, que continuam à disposição.

Publicidade

Lauro Klas Junior, engenheiro civil

Poluição

A região da CIC e de Araucária é uma das mais populosas e das mais ricas do Paraná, mas há um lixão instalado no meio de nós. Temos de conviver com essa intoxicação dia sim, dia não. O cheiro é insuportável, atravessa as paredes e janelas fechadas, causando mal-estar. Já virou um problema de saúde pública. Onde estão os representantes do meio ambiente, onde estão os representantes da saúde, os prefeitos de Curitiba e Araucária, o governador do Paraná? É um descaso com os seres humanos.

Jordana Zimmermann Braga

Aeroporto Afonso Pena

Publicidade

Estive no Aeroporto Afonso Pena e descobri que estão concluindo um enorme lava-car bem na frente do estacionamento. Isso é ótimo, mas desde que fosse em um lugar que não prejudicasse as pessoas que deixam seus carros no estacionamento do aeroporto. Como será que conseguiram a autorização para a construção?

Hermes Carlos Bollmann

Ciclovias

A prioridade na implantação de vias exclusivas para bicicletas – ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas – deve atender os trabalhadores, que usam esse veículo para ir e vir da casa ao trabalho e vice-versa. Mas acho difícil que isso apareça como sugestão a ser colhida pelo Ippuc, pela dificuldade de acesso dessas pessoas à internet.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Publicidade

Vó Gertrudes

A campanha da Vó Gertrudes é bem produzida, trazendo consigo a promessa de melhorar a civilidade em nossas ruas. Contudo, é de se perguntar se os produtores não poderiam explorar melhor o tema. Algumas peças da campanha têm soado infantis, quase que zombando do nível intelectual dos curitibanos. Não seria demais sugerir que os redatores acompanhassem um plantão do Siate ou visitassem o setor de trauma de um hospital. Rapidamente eles perceberiam que a verdadeira causa de um trânsito tão conturbado não está em respostas fáceis, como a falta de educação ou o consumo exagerado de álcool.

Carlo Valério Andrade, acadêmico de Medicina da UFPR

Congresso 1

Neste governo do "tudo é permissível", o roubo faz parte do sistema do governo. Infelizmente, o povo voltou a dormir e parece que o Congresso Nacional voltou às suas origens ou aos subterrâneos, onde os ratos proliferam...

Publicidade

Dartagnan Gonçalves Lagos

Congresso 2

O Congresso e muitas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, que compartilham das mesmas manobras em causa própria, poderiam dar um importante passo na economia de recursos e ao mesmo tempo mostrar transparência aos eleitores. Para isso, bastaria trocar os carros oficiais pelos camburões da polícia!

Antonio Carlos de Abreu Trindade, aposentado e economista

Síria

Publicidade

O que poderia ser resolvido com todos sentados à mesa, colocando os seus reais problemas, acabará novamente em combates absurdos com mais mortes. O perigo é que nações pró-Síria entrem no conflito e acabem desencadeando uma guerra mundial. O mundo terá de rezar muito para evitar isso.

Maria Stephan

Conselho de Medicina

O CFM, como órgão regulador do exercício profissional do médico, tem razão em não usar de dois pesos e duas medidas na questão da exigência do Revalida, exigido para qualquer médico formado no exterior que queira trabalhar no Brasil. Por outro lado, acho uma violência o governo determinar aos CRMs a concessão de registro provisório aos médicos estrangeiros através de uma medida provisória. E entendo também que nenhum médico, brasileiro ou estrangeiro, pode realizar um bom atendimento em cidades que não disponham de uma infraestrutura mínima de realização de exames laboratoriais básicos, e situados em regiões sem uma rede organizada e hierarquizada de referência para pacientes mais graves ou complicados.

Carlos Renato d'Avila, médico

Publicidade

Fraude

Sobre a reportagem "Álcool é detectado em carga de leite cru da BRF" (Gazeta, 30/8), acho que o governo tem de acabar com as multas e determinar a prisão dos culpados que usam artifícios para obter vantagem indevida, pois estão prejudicando e muito a saúde de nós, brasileiros. Essa conversa de multa já era; ninguém paga.

Elimar Piratelo

Batedores de carteira

Sobre a presença de batedores de carteira nos ônibus da linha Santa Cândida-Capão Raso (Gazeta, 29/8), ao entrar na estação-tubo ao lado da Rodoferroviária, na semana passada, notei uma mulher de aproximadamente 42 anos e mais dois jovens ajudando uma senhora com malas e bolsa. Ao entrar no ônibus, que sempre está cheio, eles a cercaram e senti que iriam roubá-la. Como eu fiquei olhando, eles acabaram não furtando...

Publicidade

Fabrício Greco da Silva

Governo

Esse governo brasileiro é um governo de hipócritas, de pessoas sem nacionalismo ou orgulho de ser brasileiro. Acredito que o Brasil tem capacidade de fazer tudo sozinho sem precisar de ajuda de outro país, principalmente dos que não deixam as pessoas falarem o que estão pensando sobre seu próprio governo.

Neywaldo Rosenod

Segurança pública

Publicidade

Os espertinhos não se cansam de buscar novos caminhos para dificultar as investigações que o Gaeco faz. E o nosso governador continua dando cobertura para a bandalheira.

Olavo Gonçalves de Oliveira Neto

Cargos

Alojado na Casa Civil do Palácio do Planalto, Eduardo Gaievski, acusado de estupro, mostra que os critérios de escolha do PT para assessores e outros cargos é desastroso, penoso e maléfico para o país. Já vi quase tudo, o PT sempre me surpreende, mas isso levou o Oscar de criatividade.

Eugênio Iwankiw Junior

Publicidade

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.