Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Nelson Mandela 1

O mérito maior de Nelson Mandela foi perdoar seus inimigos, como o Filho do Criador perdoou os que o mandaram para a cruz. Impressionante saber que, depois de 27 anos de prisão, ele propagou ao mundo a importância da democracia, da liberdade e da educação para todos. Os governantes de todo o mundo queriam tirar fotos ao lado dele, mas não fizeram o que ele defendia. Que o espírito desse grande estadista descanse em paz na companhia do Criador e seu corpo repouse nas colinas que tanto amou.

José Pedro Naisser

Nelson Mandela 2

O exemplo da luta de Mandela é uma esperança para o mundo. Mandela não tinha cor e sabia que a cor não pode somar ou subtrair algo ao ser humano. Que a bandeira da paz entre as pessoas possa prevalecer sem importar a cor de cada um.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Nelson Mandela 3

A humanidade fica menor com a morte de Nelson Mandela. Um mensageiro da paz, da luta contra o racismo pustulento, que abandonou uma vida de regalias por sua origem da nobreza tribal, para lutar por suas ideias e seus semelhantes. Ficou 27 anos prisioneiro, quase que em regime de solitária, e resignado, sem revanchismo, aguardou sua vez de fazer história. Descanse em paz.

Luiz Nusbaum, médico – SP

Mensalão

Se efetivamente José Dirceu quer trabalhar, pode aceitar a oferta da Cooperativa Sonho de Liberdade, entidade que se dedica a ressocializar detentos. O salário é de R$ 508,50. As vagas foram oferecidas também a Genoino e Delúbio. Mas convém investigar se tais cargos não poderão levar os funcionários ao desvio de função. Delúbio, por exemplo, como assistente na marcenaria poderá ficar especializado em óleo de peroba.

Luciana Lins, Campinas- SP

Desvio de verbas

Todos os que foram condenados por desvio de verbas podem ir para a prisão, mas o dinheiro desviado não vai voltar para o governo. Todos têm bons advogados para defendê-los e proteger seus bens adquiridos com verbas públicas. Deveria haver uma lei que os obrigasse a devolver tudo.

Edison Bindi, São José dos Pinhais – PR

Obras da Copa

Comparar o charmoso atraso das noivas em um casamento com os atrasos na entrega dos estádios para a Copa do Mundo, como faz Aldo Rebelo (Gazeta, 5/12), é uma forma descarada de empurrar com a barriga e para baixo do tapete nossa total incapacidade de administrar uma situação que desde 2004 era conhecida. Tudo já deveria estar pronto, estádios, obras de mobilidade, rede hoteleira, transportes modernos e aeroportos funcionais. Mas o que temos? Nada!

Juarez Santos

Copa do Mundo 1

Ficamos sabendo que a única cidade-sede dos jogos da Copa do Mundo a não enviar representante ao sorteio dos grupos, realizado na Bahia, foi Curitiba, sob a alegação de que "não tinha dinheiro". Parece mesmo o fim da picada. Uma vez que entramos nessa, deveríamos aproveitar minimamente os poucos benefícios em turismo que essa Copa pode gerar.

Paulo Lugli, economista

Copa do Mundo 2

Não se iludam os organizadores e cartolas da Copa do Mundo achando que o povo está quieto e aceitando tudo. O povo só está esperando para ter mais respostas sobre a farra com gastanças, doações mal-explicadas e melhorias que foram prometidas devido ao evento.

Edelcion Orben

Educação

Sou professor da rede estadual e no colégio onde trabalho ficamos apavorados ao receber um ofício da Secretaria de Educação oficializando a extinção do curso de Formação de Docentes em 2014. A educação precisa avançar e não retroceder. Não podemos aceitar isso!

José Alexandre Gonçalves

Vestibular

Gostaria de lembrar ao leitor que critica as provas da 2ª fase da UFPR (Gazeta, 6/12) que o vestibular desta instituição nunca foi em um único dia. Outrossim, nas provas específicas não se cobra do aluno os conhecimentos de um médico ou de um engenheiro e sim o mínimo necessário para que um candidato a essas profissões acompanhe as disciplinas do curso.

Carlos A. Fernandes

Educação Moral e Cívica

Conhecer a situação política e os deveres cívicos é primordial, pois é assim que as pessoas podem conhecer seus direitos e deveres como cidadãos. Apenas dessa maneira é possível empenhar-se ativamente no destino da nação, tornando-a mais justa e cobrando as mudanças necessárias. Também está faltando punição mais severa para os desvios de nossos governantes.

Carlos Henrique de Oliveira

Medicamentos

Não confio em medicamentos similares (Gazeta, 5/12) porque cobrar das empresas produtoras testes de bioequivalência e biodisponibilidade não garante a eficácia dos remédios. Outra ilusão é achar que o aumento do número de similares irá abaixar o preço dos medicamentos. Concordo que medicamentos referência são caros, mas boa parte do preço é composta por impostos, sem contar que ganhamos mal. Com o salário mínimo brasileiro tudo se torna caro.

Fernand Chaves

Rastreamento de veículos

Considero o rastreamento de veículos (Gazeta, 6/12) inconstitucional. Como podemos ser uma nação democrática com uma medida dessas? Por acaso temos chips em carros oficiais do governo para sabermos onde eles estão? Esse rastreamento é mais um mecanismo de controle para arrecadar mais. Quando pudermos saber onde os carros oficiais estão rodando, aí poderemos pensar em concordar com isso.

Eduardo Molinaro

Trânsito

Casos de atropelamentos podem acontecer com qualquer motorista. Qualquer cidadão que tem habilitação está sujeito a essa situação. Mas conseguir liminar na Justiça proibindo a imprensa de noticiar os fatos, isso é prerrogativa de políticos, como o deputado estadual Gilberto Ribeiro, acusado de ter atropelado um adolescente em Piraquara. Se tivesse assumido o ocorrido, o caso não teria tanta repercussão.

Claudio Todeschini

Natal

Quando chega o Natal, o clima espiritual muda. Um estado diferente de amor e solidariedade fica no ar. Natal é tempo de a gente amar mais. O sentimento sublime do amor é libertação da carga pesada do egoísmo, orgulho e vaidade. Natal é tempo de paz! Todos sentimos a necessidade de rever o ano que finda e propor mudanças para melhorar. Devemos nos confraternizar unidos na harmonia do amor.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza – CE

Política

Na política é simplesmente o poder pelo poder. Serve-a a Deus e ao diabo ao mesmo tempo apenas para ganhar a eleição. Se os governantes colocassem as contas em dia e fizessem o que prometeram, não precisariam se preocupar porque seriam reeleitos.

Plínio Marcondes

Eleição

Como estrategista, nosso governador está se mostrando um grande trapalhão. Primeiro, encabeçou apoio a Ricardo Barros ao Senado, concorrendo com Gustavo Fruet, que era do mesmo partido, e um tirou a vaga do outro. Depois, apostou na reeleição fracassada de Luciano Ducci. E agora essa história de apoio duplo à Presidência! Isso é atirar para todos os lados!

Luciano Buzatto

Tribunal de Contas 1

O deputado Elton Welter, mesmo que tardiamente, está fazendo a coisa certa em relação à eleição de Fabio Camargo para o TC (Gazeta, 4/12). Pena que a maioria dos deputados é conivente com a situação e não quer sofrer retaliações de seus companheiros de bancada.

Luciano Atamanzuck

Tribunal de Contas 2

As possíveis irregularidades durante a eleição para conselheiro do Tribunal de Contas não só denigrem ainda mais a imagem da Assembleia Legislativa, já extremamente fragilizada pelos desmandos do passado, como também atingem diretamente aqueles que se empenharam pessoalmente para eleger Fabio Camargo. O Paraná está se transformando numa vergonha nacional.

Jorge Derviche Filho, engenheiro

Corrupção

Sempre que há corrupção vemos a mesma notícia apenas com nomes diferentes. Nunca os envolvidos dirão que conheciam o esquema. Se as leis fossem severas e a fiscalização fosse rigorosa, faltaria lugar para prender tantos corruptos. Este é o jeitinho brasileiro, sempre tentando tirar vantagem de tudo e nós, os contribuintes, apenas assistindo e esperando mais quatro anos para tentar mudar isso.

Dario Evangelista

Energia elétrica

O temporal que atingiu Curitiba e região na quinta-feira foi violento, mas ficarmos mais de oito horas sem energia por falta de pessoal da Copel para fazer os religamentos é demais. Quem paga os prejuízos?

Hermes Carlos Bollmann

Carpas

As carpas do espelho d’água do nosso lindo Museu Oscar Niemeyer vivem num ambiente inóspito, sem uma planta para repousar, sem o mínimo de acolhimento natural necessário para a sobrevivência, presos a uma artificialidade desumana. Embelezar sim, mas com merecida ética.

Rosa Maria Pinto

Combustíveis

Todos nós nos acostumamos a ver nos postos de combustível as placas com os preços sempre com a terceira casa decimal. Ora, nossa moeda vai até a segunda casa, o que se apresenta é pura ficção. Se não existe moeda que o pague, não poderia ser divulgado o valor. Já basta termos de avaliar quando é mais interessante abastecer com etanol ou gasolina.

Hélio Azevedo de Castro, economiário aposentado

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.