Um político, ou membro de poder público, não pode avaliar com idoneidade o trabalho de uma pessoa que faz parte de sua família (Gazeta, 16/8). A própria Constituição Federal vai contra esse tipo de atitude. Quando comprovada a intenção de dar privilégio a parentes, a pessoa está sujeita a ação civil pública por ato de improbidade administrativa.
Aliene Danusa Silva dos Santos
Nepotismo cruzado 2
O nepotismo não é a maneira correta de gestão, pois, se acontecer algo dentro do ambiente empresarial considerado grave, o laço de parentesco prejudica a cobrança. Se é um funcionário comum, pode ser cobrado ou até demitido.
Danielli Cristiane dos Santos
Investigação na Câmara
A CPI pode ser um instrumento eficaz para a investigação das denúncias contra o vereador João Cláudio Derosso, mas não da forma que está sendo conduzida (Gazeta, 16/8). A comissão formada pelos vereadores aliados de Derosso pode acabar em pizza.
Devair Cristino Gonçalves
Estacionamento gratuito
Eu concordo com a gratuidade dos estacionamentos em shopping centers (Gazeta, 16/8). Nada é mais injusto do que o consumidor ter de pagar para deixar seu carro em um lugar no qual pretende consumir. No entanto, a mesma lei enfrentou sérios problemas em São Paulo.
Anne L. Glienke
Veto aos aposentados
A presidente Dilma, ao vetar o aumento real para aposentados que ganham mais de um salário mínimo, está novamente frustrando a esperança de grande parte dos brasileiros de usufruir uma velhice com melhores condições de vida. Se continuar assim, dentro de alguns anos todos os aposentados do INSS estarão recebendo apenas um salário mínimo.
Orlando Ferrarini, aposentado e corretor de imóveis
Crise no governo 1
Muitos políticos só sabem reclamar da nova presidenta em vez de fazerem alianças com todos os partidos para saber a melhor forma de sair dessa crise sem prejudicar muito pessoas. Um partido quer ser melhor que o outro, mas na hora em que precisa se manifestar seus dirigentes só reclamam e não fazem nada de diferente.
Alessandra Santos
Crise no governo 2
Ao contrário do ex-presidente Lula, a presidente Dilma está sendo enérgica e correta em sua decisão de combater essa enxurrada de mutretas que vem aparecendo através de eficientes e constantes investigações em um grande número de ministérios. Cada vez mais isolada nessa luta, Dilma deve continuar seu trabalho, pois, como diz o velho ditado, antes só do que mal acompanhada.
Habib Saguiah Neto, aposentado
Crise no governo 3
Toda essa crise política deve-se a um único fato: impunidade nas roubalheiras e falcatruas. Deveriam ser presas e banidas definitivamente da política as raposas antigas e cancerígenas.
Airton Kraismann
Carli Filho 1
É o que faltava acontecer: os dois jovens que morreram no acidente do senhor Carli Filho serem os culpados (Gazeta, 15/8)! O excesso de velocidade, o estado de embriaguez, o direito de dirigir suspenso do senhor Carli são o quê? Os carros, dois montes de ferros retorcidos, mostram a força da batida em que dois inocentes morreram.
Joaquim Menezes
Carli Filho 2
Todos merecem o direito à defesa, mas distorcer os fatos para conseguir vantagem para seu cliente e penalizar as verdadeiras vítimas e suas famílias, mais ainda do que já foram penalizadas com essa tragédia, já é passar dos limites.
Esttela Maria Berri
Carli Filho 3
Um absurdo a defesa querer culpar as vítimas do acidente, dizendo que a preferência é de quem vem da direita, claro, isso todos nós sabemos, mas furar o sinal a 190 km por hora é permitido? Por muito menos as prisões estão cheias.
Sergio Ramon
Restrição ao cigarro 1
A lei que proíbe fumar em locais fechados ajudou a reduzir o número de fumantes (Gazeta, 15/8). As pessoas que gostam de se descontrair em lugares fechados, sem área para fumantes, obrigam-se a sair do estabelecimento para fumar em outro local, dificultando cada vez mais o seu uso. Assim, cada vez mais as pessoas vão perdendo o hábito de fumar, o que reduz o número de fumantes.
Juliany Bersani
Restrição ao cigarro 2
Parei de fumar após 30 anos. Fumava duas carteiras de cigarro por dia e estou há meses sem cigarro. Foi difícil, mas superei com muita força de vontade e medicamentos homeopáticos.
Margareth Cristina Bazzo
Maturidade
Só faltou uma coisa na reportagem "O endereço da maturidade" (Gazeta, 11/8): avaliar a satisfação dos mais jovens ou abaixo de 65 anos que se sentem prejudicados com tanto espaço para idosos. Acho que dar 5% de vagas de estacionamento aos idosos é demais. Verifiquem a ociosidade de vagas, nas ruas, shoppings e supermercados.
Luiz Sérgio G. Corrêa
Bairro quase sem vida
O Ecoville, infelizmente, será mesmo um bairro fantasma. Foram eliminadas centenas de árvores para as construções. É uma região fria, pobre de natureza. Perdeu Curitiba com toda essa onda de concreto sem vida.
André Marques
Entrega do imóvel
As respostas dadas pelo Procon na matéria "O que fazer quando a entrega do imóvel atrasa" (Gazeta, 15/8) são muito vagas e nada esclarecedoras. Pouca gente entende bem como funciona a atualização do preço do imóvel até a entrega das chaves. Normalmente descobrem que o valor final não será o esperado por causa da atualização.
Rafael Micheviz
Leitura
A vontade de ler vem de casa. Os pais precisam desde o início instigar seus filhos, aumentando o prazer pelos contos, poesias e romances (não é algo que acontece sozinho, e o exemplo paterno é importante). Outro problema é o nosso atual dinamismo. Tudo precisa ser agora, ou seja, a pressa é a pior inimiga do gosto pela leitura, que leva tempo, vontade e paciência.
Isabela De Bortoli
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast