Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Neto de Hermas Brandão

Se até mesmo os novos expoentes políticos, que recém-ingressaram na política regional, como é o caso de Evandro Junior, neto de Hermas Brandão (Gazeta, 29/12), são acusados de envolvimentos em atos corruptos, em quem depositaremos nossos futuros votos de confiança e representação? Aos mais de 3.200 eleitores que o levaram à Câmara Municipal de Maringá e aos mais de 40 mil que o levaram à Assembleia Legislativa do Paraná resta aguardar o resultado do processo para, enfim, saber se novas caras na política serão, realmente, a solução para o país.

João Paulo Pugin

Fruet recusa convite

Gustavo Fruet nos devolveu a esperança de termos uma voz coerente e honesta na política paranaense (Gazeta, 30/12). Nós, paranaenses de bom senso, acreditamos na competência e na honestidade de Fruet.

Lilian Guinski

Sindicalistas no governo

Não há por que estranhar o número absurdamente exorbitante de sindicalistas em cargos de confiança, sem a necessidade de concursos e de competência técnica comprovada. Foi feito por Lula, o presidente da República sindicalista, e certamente continuará no governo da "mãe do Brasil". Como diz o dito popular, no coração de mãe sempre cabe mais um.

Luiz Nusbaum, médico

Nepotismo cruzado 1

Marcello Richa tem DNA administrativo, pois é filho e neto de governadores! Um jovem no esporte será de vital importância para outros jovens participarem da vida pública. Está colocada a oportunidade, agora é hora de trabalhar em um modelo que sirva de exemplo para o estado. Vamos torcer para que dê certo!

Ata Hammoud, comerciante

Nepotismo cruzado 2

Pelo visto Beto Richa não aprendeu com seu pai como se faz política. Começou mal.

Ésio José

Governo Lula

Pareceu-nos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado muito forte e perigoso quando, no seu discurso de despedida do mandato presidencial, disse: "Saio do governo para viver a vida das ruas". Deu-nos a entender que vem aí uma armação para ele voltar ao poder nos braços do povo. Jânio Quadros tentou e deu no que deu: os militares tomaram o poder. Há um discurso preparado para trazer Lula de volta nos braços do povo.

Leônidas Marques

Carros da capital

Excelente a reportagem "Capital ganha 900 carros a cada semana" (Gazeta, 30/12). Enquanto as pessoas que comandam todo o trânsito de Curitiba mantiverem em mente que a solução é tirar estacionamentos, colocar câmeras de segurança, criar anéis viários, colocar pedágio, o trânsito vai continuar sem mobilidade. O correto é colocar pessoas com gabarito, com estudo, no comando. É preciso ter visão de futuro e, certamente, remover os semáforos e construir mais trincheiras.

Norberto Rudnicki Junior

Rentabilidade da poupança

A poupança é uma aplicação destinada àqueles que não querem correr riscos e também aos mais pobres. O governo Lula, no entanto, desvalorizou a única forma que as classes menos favorecidas tinham de poupar algum recurso. A rentabilidade da poupança é a pior nos últimos 43 anos. Em termos de comparação o ganho real da poupança (descontada a inflação) no governo FHC foi de 58,8% e no governo Lula 21,6%. Se a maioria dos cidadãos brasileiros entendesse um pouco de economês, certamente a popularidade de Lula não estaria tão alta.

Luciana Lins

Produtos piratas

Não há justificativa para adquirir produtos piratas, mas a taxa de imposto aplicada às mercadorias (CDs, DVDs, softwares) é simplesmente absurda.

Gilberto Couto

Vagas para idosos e deficientes

Não raro vejo jovens, senhores e outros utilizarem sem maior cerimônia as vagas destinadas a idosos e deficientes. A Diretran deveria organizar blitze constantes com agentes em supermercados, shoppings e principalmente no estacionamento do Aeroporto Afonso Pena.

Gerson Schuster

Liberdade de imprensa

As organizações jornalísticas desempenham um papel absolutamente vital para a nossa sociedade, pois a análise profunda apresentada na mídia contribui para a honestidade do governo, dos funcionários públicos, na preservação dos valores básicos: liberdade, respeito à Constituição, dos ideais da República democrática.

Milton Malanski

Copa da Mundo

Já está na hora de Curitiba se preparar para a Copa do Mundo e demais eventos internacionais que sediará. Além da profissionalização dos comércios e serviços, é preciso treinar policiais, servidores, motoristas, cobradores, taxistas e demais envolvidos diretamente com os visitantes.

Guilherme Sell, jornalista

Educação

Se não tivéssemos de pagar salários altíssimos a tantos políticos, poderíamos ter dinheiro para pagar melhores salários aos professores, construir escolas modernas, com vários cursos técnicos, com professores capacitados, com excelentes salários, com cursos de aperfeiçoamento e atualização. Teríamos escolas em que os alunos entrariam para estudar e aprender, onde os professores sentiriam orgulho de ensinar.

José Valdir Porath

Transporte coletivo

A missão da Urbs de diminuir o número de carros é impossível. Se a ideia for cumprir tal missão fazendo com que as pessoas usem ônibus, não acredito que funcionará, que as pessoas deixarão o carro em casa. Trens e metrô poderiam ser uma solução viável. O aproveitamento das atuais linhas de trem que passam por bairros e que dariam possibilidade de integração com ônibus seria uma solução a se pensar. É uma pena essa forma isolada que a Urbs planeja o transporte coletivo. O metrô não sai do papel.

Luiz Segantini

Dinheiro e felicidade

O dinheiro traz sim a felicidade e muito mais. Basta não se tornar escravo dele.

Péricles Antoniacomi

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.