Mídias Sociais

Curitiba

"Os governantes estão vivendo mais de status do que de melhorias e políticas públicas eficientes; a população pouco contribui e há um crescimento populacional muito grande."

Adriano Brum Rodrigues, via Facebook, sobre editorial "Nós de costas para a cidade" (Gazeta 7/5).

Nomeação

"Cargo agora é herança de pai para filho? Pelo fim dos cargos de confiança, empresa pública deve ter todo o quadro de concursados."

Sonia Timi, via Facebook, sobre a nomeação do filho de Orlando Pessuti para cargo na Itaipu.

Copa do Mundo

"Inaugurar o inacabado? Parece piada. Ela que coloque um bom capacete porque vai cair reboco."

Ricardo Darci Voos, via Facebook, sobre a matéria "Presidente Dilma Rousseff vai inaugurar Arena incompleta". (Gazeta, 06/05).

Itaipu

"Grande obra que deu destaque ao Paraná no mundo. O triste é que para isso foi preciso perder as Sete Quedas!"

Gessy Wellington Martins Pedroso, via Google+, sobre os 30 anos de Itaipu.

CARREGANDO :)

Participe

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Eis o lado mais perverso da política no Estado moderno. Repete-se historicamente uma forma de exercer a gestão pública por meio espúrio, com a ocupação de cargos públicos alcançando agora o nível da consanguinidade. É uma vergonha para o Paraná repetir a velha tradição da política dos coronéis. Afinal, cargo público pertence ao Estado ou ao ocupante?

Publicidade

José Luciano Ferreira de Almeida

Nomeação 2

A nomeação do filho do ex-governador Orlando Pessuti para o cargo de conselheiro da Itaipu Binacional, além de caracterizar situação atípica e absurda de sucessão hereditária, evidencia o patrimonialismo ainda reinante no sistema político brasileiro.

Eduardo A. Waintuck, Balneário Camboriú – SC

Tribunal de Contas 1

Publicidade

O problema desses tribunais de contas é que a escolha de conselheiros, ou qualquer outra coisa, é meramente política, a famosa troca de favores entre governo e partidos políticos. E se existem outros critérios, os mesmos não são respeitados.

Airton Kraismann

Tribunal de Contas 2

O ideal é que ex-políticos não sejam conduzidos a vagas de conselheiros em tribunais de contas. Querem atuar como conselheiros? Pois que apresentem credenciais técnicas para tal e participem de concurso que deverá selecionar os candidatos mais competentes. Acredito que todas as cadeiras de conselheiros nos tribunais de contas deveriam ser ocupadas somente por técnicos.

Wellington Costa Soares

Publicidade

Mesada

O projeto que cria uma "mesada" para líderes de bairro (Gazeta, 4/5) seria excelente se a cultura existente em nosso país fosse outra. Sabemos que esse projeto visa angariar votos nas comunidades, criando parcerias financeiras com os líderes comunitários. Hoje temos vários exemplos de ONGs suspeitas que recebem auxílio do governo e não prestam contas de seus trabalhos. Qualquer um poderia se dizer presidente de associação e receber o donativo.

Luciano Atamanzuck

Cotas

Excelente a argumentação do juiz federal William Douglas sobre cotas (Gazeta, 4/5). Cotas para criar igualdade de condições para competir são válidas. Criar cotas para concursos públicos é a mesma coisa que criar um handicap, que conforme o dicionário Houaiss quer dizer dar vantagens para compensar deficiências. Acho que este não deveria ser o caso.

Publicidade

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Violência 1

Esse caso de linchamento de uma mulher no Guarujá (Gazeta, 6/5) é um exemplo da natureza humana no ápice de sua crueldade. O prazer omisso de ver o sofrimento alheio ao vivo e em cores entre gritos histéricos. É o prenúncio do fracasso moral do país em que vivemos.

Antonio Cesar Perusso

Violência 2

Publicidade

O triste fato ocorrido no Guarujá onde uma mulher foi espancada até a morte mostra como muitas pessoas são guiadas pelo estouro da boiada como bois. Muitos não sabem usar o computador para coisas úteis, mas para ficar vivendo em um mundo paralelo. E as mãos que assassinaram essa coitada serão as mesmas que votarão e elegerão os líderes do país.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Ciência

Sobre o artigo "Darwin ou Deus? Os cristãos podem ter ambos" (Gazeta, 4/5) o autor generaliza ao afirmar que a "oposição à teoria da evolução tenha praticamente desaparecido dentro da comunidade científica" e que a "evolução está cada vez mais saudável". A ciência deu saltos quando os homens começaram a incluir em suas equações variáveis imponderáveis – Newton e Einstein que o digam. Dá um enorme alívio, porém, quando ele assegura que "a afirmação que Darwin substitui Deus é simplesmente falsa".

Waldir Fabricio dos Santos, engenheiro civil, Toledo – PR

Publicidade

Selfies

Excelente o artigo "O erro de Narciso" (Gazeta, 7/5). Parabéns ao jornal e ao professor Francisco Escorsim, que demonstrou profunda sabedoria com estilo leve e bem-humorado.

Luiz Cezar de Araújo

Copa do Mundo 1

Torço pelo bem do Brasil. Se a seleção vencer a Copa do Mundo, o país vai se perder na farra da alegria detonada pelo futebol. A explosão mascarará as promessas de mais saúde e educação e a situação se vangloriará pela glória de um país quase falido. Em seguida, as eleições aproveitarão o auge da vitória de 11 jogadores e duzentos milhões de torcedores, e o país será como agora, falido, sem disciplina, desrespeitoso e nada patriota. Vamos torcer sim, mas pelo Brasil, e não apenas pela seleção na Copa.

Publicidade

Paulo Walbach Prestes

Copa do Mundo 2

Essa será com certeza a Copa do Mundo dos absurdos. Verificamos isso com os valores gastos e agora com a notícia de que um morador foi proibido de entrar em sua casa por um policial por morar perto da Arena. Quantos direitos serão jogados no lixo no período da Copa do Mundo? Já começamos com o de ir e vir. Não podemos tolerar essas incoerências governamentais tão absurdas contra o brasileiro.

Adriano A. Balddini, advogado, Paranaguá – PR

Arena da Baixada

Publicidade

Depois de tantos gastos com a Arena do Atlético será que vão conseguir fazer a manutenção do estádio? A não ser que entreguem para a iniciativa privada, acho que não.

Osvaldo Rabelo

PT

Se André Vargas teve de sair do PT é porque perdeu apoio. Com certeza irão cassar o mandato dele e ficará inelegível por algum tempo. E se o PT ganhar novamente a eleição para presidência, também será punido o povo e os eleitores que não votaram no partido.

Antonio C. Dino

Publicidade

Expressão

Quando o funk prega em alto som só "tiro, porrada e bomba" dentre muitos outras, é expressão artística. Quando uma jornalista diz que está na hora da população fazer alguma coisa, é apologia ao crime.

Lucio Biscaia

Novo planeta

O nosso planeta foi planejado e criado por Deus e está em total equilíbrio, até nas mínimas coisas. Somente Deus poderia fazer outro planeta com as mesmas condições da Terra.

Publicidade

Tiago Gustavo de Paula

Eleições

É descomunal a minha ansiedade pela chegada das eleições. Creio que milhões de brasileiros também estão ansiosos. Todas as noites eu sonho teclando uma urna. Ah, se eu pudesse antecipar o calendário! Eu me cansei de ver rostos que prejudicaram tanto o nosso Brasil, mas que estão por aí vociferando balelas, como se confiáveis fossem.

Jeovah Ferreira, Brasília – DF

Lula

Publicidade

"Ninguém vai me separar de Lula, nem ele vai se separar de mim." Com essas palavras, a presidente Dilma coloca Lula no centro do escândalo que fez a maior estatal do país, a Petrobras, perder credibilidade e valor na praça. Com a proximidade da CPI da Petrobras, o dueto provavelmente vai desafinar, porque Lula sabe como escorregar dos problemas que colocam em risco sua biografia. Mais uma queda na popularidade e ele dirá que não conhece Dilma.

Beatriz Campos, São Paulo – SP

Governo

O governo federal não investiu em infraestrutura. Está com todas as obras atrasadas, ignorou o sistema elétrico, e em 2015 os brasileiros sofrerão aumento em sua conta de energia. A violência tomou conta do país de A a Z. Dilma tem se esforçado para parecer eficiente quando diz que será candidata sem apoio da base aliada. Quem tem telhado de vidro deveria se poupar de críticas, pois o eleitor é capaz de enxergar a situação ao andar nas ruas, ao procurar atendimento médico, transporte e demais serviços essenciais.

Izabel Avallone, São Paulo – SP

Publicidade

Cartórios

É fundamental que a grande mídia e a população acompanhem de perto a tramitação da PEC 471, a PEC dos Cartórios, que possui evidente vício de inconstitucionalidade, ferindo o direito de acesso aos cargos em questão mediante concurso público.

Luiz Guilherme Carvalho Guimarães

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.