Participação
1328 e-mails foram recebidos pela Gazeta do Povo na última semana.
Temas mais comentados
Polícia fora da lei 73 Cargos comissionados 44 Verba de gabinete 22
Declarações
"Praticamente todas as delegacias que já vi se encontram em situação precária. Mas vejo a garra da corporação que, mesmo trabalhando em situação ruim, elucida muitos crimes."
Vinícius Pedroso
"Cargo comissionado existe para contratar pessoas de alto conhecimento técnico-jurídico a fim de orientar o legislador, e não para recompensar cabos eleitorais ou amigos não eleitos."
Eloy Oto Schneider
"Indignação é a palavra correta para o sentimento gerado pelo reajuste da verba de gabinete dos deputados do Paraná."
Dulcineia Aparecida Messias
Cabe ao MEC, depois de anunciar algumas medidas relativas à correção das redações do Enem, selecionar rigorosamente os corretores. Afinal, se há competência na função de corrigir um texto, não haverá qualquer dúvida de que a discrepância entre as notas será menor ou inexistente. Assim, professores, estudantes e suas famílias certamente ficarão mais tranquilos.
Doralice Araújo
Terceirização dos espaços públicos 1
Alguns curitibanos criticam a concessão de espaços de lazer para a iniciativa privada. A prefeitura tem de cuidar da formulação e implementação de políticas públicas, em especial na saúde, na educação e na segurança, e deixar para a iniciativa privada atividades que são importantes, mas não prioritárias.
Thiago Hart
Terceirização dos espaços públicos 2
A terceirização dos espaços culturais deva trazer melhorias e benefícios aos usuários. Mas gostaria de perguntar: com a terceirização, como ficam os programas sociais de remo e canoagem no Parque Náutico? O parque sempre foi um espaço esportivo, principalmente para a prática do remo e canoagem, único local em Curitiba para o desenvolvimento dessas modalidades. Não nos esqueçamos que a pista de remo do parque tem tudo para se constituir na melhor do país. Portanto, desde que sejam respeitadas as condições para a continuidade das práticas esportivas e as necessárias instalações, sou favorável da terceirização.
Roberval Kugler Mendes, presidente da Liga de Remo do estado do Paraná
Vale-livro
Sobre a notícia de que o Tribunal de Justiça vai reembolsar a compra de livro para magistrados, creio que eles deveriam propor uma mensagem para a Assembleia Legislativa para aprovar esta mesma lei para os professores estaduais, que têm salários muito menores. Um juiz recebe bem e não precisa que o governo pague livros para a formação deles.
Sergio Garcia dos Mártires
Divulgação de salários 1
Sou funcionária pública estadual e me posiciono totalmente contrária à divulgação de salários. O salário é pessoal e não interessa a ninguém. Sem falar na questão da segurança. Quando os sites do Estado começarem a divulgar relação de nome de desembargadores, procuradores de Justiça, juízes de Direito, promotores de Justiça e seus respectivos salários, aumentará a incidência de sequestros. O que deve ser divulgado são os salários dos respectivos níveis, quantidade de pessoas que recebem aquele salário, mas sem nomes.
Anna Alice Cordeiro dos Santos
Divulgação dos salários 2
Sou funcionário público e não sou contra a publicação do meu salário. O problema não é o valor, mas o quanto reverte em benefício ao público. É comum haver salários bem maiores que o teto constitucional recebidos por pessoas que apenas enfeitam as repartições. Que as informações venham para afugentar as baratas.
Marcelo da Silva
Verba de gabinete 1
Aumentar a verba de gabinete da Assembleia Legislativa é desculpa para aumentar os já polpudos salários, mordomias, benefícios, verbas dos deputados estaduais. Para isso sempre há verbas. Já na hora de o aumento para os funcionários estaduais, professores, nunca tem verba, nunca dá, ou o aumento dado é aquela "merreca".
Airton Kraismann
Verba de gabinete 2
Consultei o site dos deputados para verificar no que eles gastam esse dinheiro. A maioria gasta R$ 15 mil por mês em contas de restaurantes e postos de gasolina. É muita coisa. Quanto ao pagamento dos comissionados, gostaria de saber o que eles fazem além de trabalhar para a reeleição de seu benfeitor. O reajuste de 30% na verba de gabinete é uma afronta à sociedade.
Herbert Richert, engenheiro mecânico
Código Florestal
A presidenta Dilma precisa priorizar e preservar o futuro ambiental, tanto brasileiro como mundial, e não priorizar o futuro financeiro dos ruralistas.
Rene da Cruz Belem
Foro privilegiado
O foro privilegiado é para a livre expressão de pensamento e não para malfeitos. O foro privilegiado nas questões de improbidade administrativa beneficia o infrator que vê com maior facilidade a condução da impunidade.
Edson Fernandes
Fruet e Lula
Até o Gustavo Fruet foi pedir a bênção ao Lula? Espanta-me que, a essa altura, retire tudo o que disse sobre o PT. Logo ele que era um dos poucos candidatos me faziam acreditar em um Brasil melhor.
Paulo Ferrarini
Febre na internet
O vídeo precisa ser bem "bolado" para chamar a atenção. Deve ser criativo, engraçado, diferente, inovador, ou seja, diferente de tudo que já vimos na internet.
Lavinia Demétrio Santos, Paranaguá
Clube do bocha
Excelente o texto "Onde o bocha ainda tem vez" (Gazeta, 25/5), de José Carlos Fernandes, sobre a Sociedade 25 de Maio. Esse texto vai dar o que falar, pois o bocha nunca foi divulgado assim.
Joni Zanetti
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp