Emblemática e elogiável a pedalada do prefeito Gustavo Fruet no dia da posse. Melhor ainda se doravante ele for de bicicleta à prefeitura uma vez por semana. Vivenciará o passivo deixado por seus antecessores imediatos, conhecerá o muito que precisa ser corrigido. Ah, ir de ônibus também seria bom, em um segundo dia da semana.
Paulo de Tarso Chaves, professor
Novo prefeito 2
Fruet sinalizou mudanças que entendo como sopros de modernidade e atitude. Esse deve ser o espírito do político antenado com os anseios da população: menos ostentação e mais valorização dos meios alternativos de transporte. Penso, porém, que ele deve agilizar nosso metrô após revisar os contratos.
Isabel Clausi
Adote um vereador
O editorial "Adote um vereador" (Gazeta, 2/1) sugere uma forma simples de se acompanhar e fiscalizar o trabalho dos parlamentares e serve não só para a Curitiba, mas para qualquer cidade. Só precisa de um pouco de boa vontade de alguns eleitores. Se os vereadores sentirem-se vigiados, acompanhados nas suas ações, é possível que pensem melhor antes de se envolverem em corrupção ou atos contra a moralidade pública.
Ivone Alexandrino dos Santos
Cargos de confiança
Está mais do que provado que indicação política não dá certo. É nepotismo, corrupção e outros vícios próprio do sistema. O correto é que todo e qualquer cargo seja ocupado por funcionário de carreira, pois esse é independente e tem a responsabilidade de agir com correção, caso contrário poderá perder o seu emprego. Cargo de confiança neste país é sinônomo de empreguismo.
Luiz Dias
Ex-prefeito
As entrevistas e o artigo do ex-prefeito Luciano Ducci (Gazeta, 2/1) demonstram claramente a falta de sintonia com a realidade. Não adianta salientar a miudeza caipira de maior e mais eficiente ônibus do planeta, melhor projeto técnico do país, capital mais desenvolvida e a que mais reduziu a pobreza se não se conhece pessoalmente a cidade. Foi mais fácil encontrar o caminho da Urbs e do ICI que do Ippuc.
Antonio Carlos Ramina, arquiteto
Pio XII
Excelente artigo de Gary Krupp sobre a relação de Pio XII e os judeus durante a Segunda Guerra (Gazeta, 30/12). Nada melhor para trazer a verdade do que buscar a informação diretamente na fonte. É uma pena que às vezes essa verdade seja sufocada pela ideologia que assola nossas instituições de ensino, que em certos momentos acabam doutrinando em vez de ensinar. Que ao ler essas palavras vindas de um judeu as pessoas comecem a refletir por si mesmas.
Fernando Tavolaro de Castro, São José dos Campos SP
Dia da Consciência Negra
O artigo "Dia da Consciência Negra, um resgate histórico", de Saul Dorval da Silva (Gazeta, 31/12), é um contrassenso. Nem todo branco era escravocrata e foi exatamente devido à luta de muitos brancos que a escravidão foi abolida. Não menos equivocada é a justificativa de que o novo feriado trará desenvolvimento econômico, pois todos sabem dos prejuízos que a paralisação traz ao comércio e à indústria. Nada contra reparar os malefícios da escravidão ou reverenciar o papel do negro no desenvolvimento do país, mas por que não fazê-lo trabalhando normalmente?
Renan Maciel Brasil, advogado
Transporte coletivo
Não há necessidade de aumentar a tarifa de ônibus (Gazeta, 2/1), basta fazer a coisa certa. Hoje, 30% da receita do transporte público é usada para custear benefícios a idosos, militares uniformizados, estudantes, entre outros. Há ainda perda de receita causada pelos "tigrões" que furam as catracas e também o incentivo exagerado ao uso da bicicleta que retira pagantes do sistema e lota os hospitais públicos de fraturas e traumas. É isso que encarece o transporte coletivo.
Gilberto Felipe Daher, engenheiro de transporte
Fim de ano
Ninguém merece passar por certas coisas no começo do ano. Chegamos no início da noite em Curitiba e tivemos de desembarcar do ônibus em uma rua lateral, no meio da rua, com o perigo de sermos assaltados ou atropelados, por causa das obras de reforma da Rodoferroviária. Depois, foi uma verdadeira luta para encontrar um lugar onde pudéssemos comer porque estava tudo fechado. Uma situação ridícula em uma cidade que em pouco tempo vai sediar uma Copa do Mundo.
Juarez Francisco de Freitas Santos
Drogas
Sou totalmente a favor do aumento da pena para usuários e traficantes. Não deve haver diferenciação entre usuários "recreativos" e dependentes. Usuário é usuário e necessita de tratamento, e o tratamento compulsório é válido, porém, com um esquema de segurança diferenciado nas clínicas e com apoio dos governos. Quanto ao traficante, as penas devem ser muito mais rigorosas, sem qualquer benefício ou regalia.
Alexandre Lopes Dias
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.