Parabéns pela matéria "Prato saudável não vê idade" (Gazeta, 18/2) . Infelizmente, a maioria da população desconhece que o alimento pode ser remédio ou veneno. Veja o meu caso: faz cinco meses que fui diagnosticado com diabete tipo 2 e com mudança de alimentação, os sintomas da diabete desapareceram.
Helio Almeida
Nutrição
Nunca reparei nas proporções dos nutrientes nas minhas refeições. Primeiro que está escrito em uma linguagem um pouco complicada para quem não tem noção das quantidades de nutrientes necessárias por dia. E, além disso, nunca me fez mal comer até matar a fome.
Pedro Lucas Ballardin, estudante
Preparo para a velhice
Sobre o tema velhice: velhice é um relógio distraído. Velhice não é outono e sim a primavera, com suas cores, perfumes e sabedoria.
Maria Ernestina Maciel Alzamora
José Carlos Fernandes
Além de ser leitora e fã do colunista José Carlos Fernandes, sinto há 16 anos na pele a "famosa" hospitalidade da fronteira gaúcha. Apareça lá em casa é mera formalidade. Se você aparecer, periga matar o outro de susto. Quando encontro alguém que dá bom dia sem me conhecer, tenho certeza que é forasteiro. Fazer amizade é coisa para muito tempo de espera. Falante, do jeito que sou, sinto falta daquele papo furado que acaba virando amizade.
Vera Braga Cortezzi Ritta
Tezza
Achei muito boa a coluna "Eis a estante" (Gazeta, 16/2), de Cristóvão Tezza. Não pude deixar de notar o cuidado com a madeira e até mesmo o gosto pela marcenaria. Sou advogado, mas nas horas vagas vivo buscando alguma coisa para aperfeiçoar e melhorar nas instalações da minha casa.
Mauro José Ramos Bemfica
Linha Verde
Muito boa a reportagem sobre como andam as obras da Linha Verde (Gazeta, 17/2). Está na hora de fazer uma matéria explicando como anda o projeto do metrô. Há alguns meses, a prefeitura ate lançou até um site sobre o assunto, mas depois disso não se escutou quase mais nada.
Rafael Rocha
Trânsito
Sou taxista e acredito que tirando áreas de estacionamento, como a Coronel Dulcídio e Bento Viana, o fluxo melhoraria. Pois o excesso de veículos que vira na altura da Avenida Iguaçu e Silva Jardim em direção a essas ruas é muito grande, formando um enorme congestionamento, irritando motoristas e passageiros.
Willian Robson Luvizotto
Pagamento do IPVA 1
O governo não avisou ao contribuinte que não iria enviar o boleto do IPVA. O imposto do meu veículo não baixou e sim subiu. Sem o boleto, perdi o desconto.
Osmar de Oliveira
Pagamento do IPVA 2
O comprador de um veículo novo tem apenas 30 dias da data do registro no Detran para recolher o IPVA e o seguro DPVAT, em cota única e sem desconto. Além do licenciamento pago no ato do registro. Por que isso? A legislação do Paraná assim o exige: penaliza o comprador, não lhe permitindo o parcelamento ou o desconto. Absurdo.
Sérgio Bessler
Combate ao tráfico 1
O tráfico atua porque existe o consumo. Pelo que vejo e leio no noticiário, determinadas drogas, como a cocaína por exemplo, têm preços bem elevados e são usadas por pessoas de alto poder aquisitivo, ou seja, são estas que incentivam e mantêm o esquema dos traficantes. Por outro lado, quando o ambiente familiar é de amor para com os filhos, dificilmente estes se voltarão para o terrível mundo das drogas.
Levino Brandão
Combate ao tráfico 2
Acredito que o Estado deveria criar campanhas mais fortes, incentivando a denúncia e dando suporte aos denunciantes para casos de represália pelos traficantes e até por policiais corruptos envolvidos.
Mara Pimentel
Combate ao tráfico 3
Entendo que a falta de uma religião (seja ela qual for), aliada a uma educação sem limites, quando a criança é educada com tudo, sem precisar se esforçar para ter nada, é o ponto onde a família deveria se focar para combater o consumo e com isso o tráfico de drogas.
Luiz Dias
Violência em Curitiba
A segurança é o reflexo do repasse de responsabilidade. O governo diz que faz pela segurança. As autoridades constituídas dizem que fazem segurança. Os agentes dizem estar prestando serviço de segurança. A população está insegura. Isso tudo por falta de responsabilidade.
Francisco Jorge Nadalin
Odontologia
Li o artigo "Saúde Bucal e Odontologia Suplementar" (Gazeta, Opinião, 17/2), escrito por Marco Manfredini e Paulo Capel Narvai. Avançamos muito nos últimos anos, de forma particular o governo federal, ao desenvolver a Política Nacional de Saúde Bucal Brasil Sorridente e incrementar substancialmente o financiamento para o setor. Questões fundamentais, pois dois em cada três brasileiros dependem do serviço público para cuidar da saúde bucal. Como cita o artigo, é imperativo que os governos estaduais e municipais assumam a saúde bucal como política pública, como direito de cidadania.
Carlos Nascimento, professor de Odontologia
Orçamento da União 1
O que acontece no Paraná é que temos um senador do PSDB, Alvaro Dias, contra o governador Requião, além de um Senador do PDT, Osmar Dias, ambos com desejo de serem governadores do Paraná. Como é que eles, querendo assumir o cargo de governador, lutariam por mais recursos ao Paraná. Resultado: fica como está.
Osmar de Oliveira
Orçamento da União 2
O gigantismo do Paraná não merece muitos destes representantes federais que só assumiram legislatura pela força do dinheiro e má escolha dos seus partidos e coligações. Façam um pente-fino em cada ação e propostas dos dignos deputados federais que representam este estado.
Marcos Queiroz
Ensino integral
O ensino integral é fundamental para nossas crianças, pois enquanto os pais trabalham, os traficantes agem. Ao manter os jovens nas escolas praticando esportes à tarde estaremos os mantendo longe das drogas.
José Luiz Novôa