Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Obras da Copa 1

Curitiba vai dar vexame por causa das obras para a Copa do Mundo (Gazeta, 5/1). Um exemplo é o viaduto estaiado, que aparenta ainda estar longe da conclusão. Parece que nossos engenheiros precisam de um estágio no exterior. Nas estradas, qualquer pontezinha de alguns metros demora uma eternidade para ficar pronta. Em outros países temos rodovias dentro do mar, pontes infinitas, ilhas artificiais, tudo construído em poucos anos. País difícil o nosso e tudo por conta da maldita corrupção.

Natanael Machado

Obras da Copa 2

Daqui a seis meses nossa cidade de Curitiba estará pronta para receber com toda inovação e modernidade a Copa do Mundo de futebol. Passei dias atrás em frente das obras do estádio da Arena e fiquei entusiasmado com toda inovação da estrutura. Curitiba merece esse evento e tenho fé que, além do show em campo dos atletas, também a estrutura e organização daqui será aplaudível!

Célio Borba

Feriados

Cumprimento a Gazeta do Povo por sua posição firme contra os feriados em dias de jogos da Copa em Curitiba (Gazeta, 6/1). Afinal, quem sedia a Copa do Mundo e faz enormes gastos para organizá-la, espera alguma contrapartida, que nada mais é que o aumento na ocupação dos hotéis, restaurantes e outras atividades ligadas ao turismo e ao lazer, que trazem efeitos positivos ao comércio em geral. Assim, decretar feriado nos dias de jogos de outras seleções durante a Copa seria mesmo um grande erro.

Edson Ramon, presidente da Associação Comercial do Paraná

Humor na política

É de domínio geral que o país necessita de seriedade na política, com representantes que honrem os votos recebidos de seus eleitores, trabalhando com dignidade em sua representatividade e elaborando leis úteis à nação e aos filhos desta, não havendo a necessidade de utilizarem o humor para aproximar-se dos leitores (Gazeta, 4/1). Políticos não são personagens hilários de circos mambembes, mas representantes do povo nas casas de leis municipais, estaduais ou federais.

Nilton Ramos de Vasconcellos

Troca de partidos

A época das ideologias e romantismo político já se foi; não há mais nada que prenda o político em um partido, as convicções estão ligadas apenas à sede de poder que partido e político disputam voto a voto. Acreditar que uma legenda ou político serão sérios com seus compromissos é uma arte que nós eleitores temos de aprimorar.

Clifford C. Cobbe

Ronald Biggs

Com certeza devo estar vivendo no mundo errado! Tudo bem que o Ronald Biggs (Gazeta, 4/1) é notícia, porém, o indivíduo que participou de um grande roubo na Inglaterra e passou a ser conhecido como o "ladrão do século", viveu como foragido no Brasil por cerca de 30 anos, ao morrer ter o caixão coberto com a bandeira do Brasil parece uma grande afronta à soberania nacional.

Carlos Alberto Schnekenberg

Caixa eletrônico

O grande número de assaltos a bancos e a caixas eletrônicos só está fortalecendo a criminalidade em todo país e também serve de propaganda para as seguradoras que cobrem os prejuízos dos assaltos. Seria fácil conter esses crimes colocando portas de ferro ou grades isolando os caixas, o que forçaria os bandidos a arrebentar as portas para depois poder abrir os caixas, dando mais tempo à polícia para reagir.

Leonardo Duchesqui

Aviação

A Anac deveria não só liberar temporariamente os voos para as empresas estrangeiras durante a Copa (Gazeta, 5/1), mas deixá-las atender os furos que ocorrem com a falta de aeronaves das empresas nacionais que não suprem a demanda e trabalham no vermelho, não aumentam a frota e tampouco a modernizam. As companhias estrangeiras serão bem-vindas não somente para a Copa, mas para ficar nos aeroportos brasileiros fazendo rotas nacionais e internacionais.

Dionisio Francisco Grabowski

CNH

Moro no Alphaville, em Pinhais, e quando fui fazer a renovação da minha carteira de motorista tive de ir até uma clínica na Avenida Presidente Kennedy, quase esquina com República Argentina. Tive de atravessar a cidade, gastei combustível, poluí o meio ambiente, contribuí para atrapalhar ainda mais o trânsito. Minha sugestão é que em municípios com determinado número de habitantes, os exames possam ser feitos no próprio município. Tenho amigos em Campo Largo e Piraquara e o problema é o mesmo.

Pedro Veronese, Pinhais – PR

Abastecimento de água

Passar o réveillon em Caiobá sem água nas torneiras para banho, banheiro e cozinha foi um treinamento e tanto de tolerância. É necessário que se adotem medidas urgentes para modificar essa situação no litoral paranaense. Que imagem os turistas levaram da falta de planejamento nesse aspecto? O ano de 2014 está inteirinho para que a falta de água no litoral se resolva e o problema não se repita no final do ano.

Maria Elizabeth Borges Malheiros

Litoral

Uma obra de infraestrutura necessária para o litoral do Paraná é a ponte ligando Guaratuba. Se existisse uma ponte, não se pagaria o caríssimo ferryboat e nem o pedágio da BR-277. Com esses dois "problemas", o turista acaba ficando restrito a algumas praias se não tiver dinheiro razoável para pagar.

Luiz Carlos Santos Felis

Mais Médicos

Recentemente, a Gazeta do Povo publicou matéria sobre o Mais Médicos, mostrando a euforia dos moradores de Doutor Ulisses, um dos menores municípios do estado, com o programa. Enquanto isso, hospitais do Brasil inteiro estão à míngua, com falta de leitos, médicos desistindo de trabalhar por falta de bons salários, doentes mal atendidos, sentados no chão, aguardando em filas debaixo de sol e chuva. O recente discurso de final de ano da presidente Dilma não mostra a realidade da saúde no Brasil.

Luiz Fanchin Jr., economista

Monopólio

A Petrobras vai começar a fabricar um combustível que já existe no mundo desenvolvido há muito tempo: gasolina sem enxofre, que polui 90% menos do que a fabricada atualmente. Se não houvesse monopólio, isso teria ocorrido há muitos anos. Monopólios só visam interesses das empresas e não se importam com a saúde dos usuários.

Mário A. Dente, São Paulo – SP

Renan Calheiros

Renan Calheiros deve ser energicamente punido. Ele jamais pode alegar que utilizar veículo público para satisfazer necessidades pessoais não é crime. Há um grande escopo de crimes hediondos e um deles é utilizar impunemente o dinheiro público que é fruto do trabalho da população. O rigor jurídico sobre ele deve ser exemplar.

Orlando Galvez

Orçamento

Com a matéria "Só 8% dos municípios do país arrecadam mais do que gastam" (Gazeta, 5/1) fica fácil entender o motivo de os brasileiros terem tanta dificuldade de poupar, ou seja, gastar menos do que ganham.

Edson Luís Cabral

Mensalão

Após 12 anos no poder, a maioria dos petistas joga palavras ao vento em suas afirmações e promessas sem o menor pejo. Em setembro, Lula afirmou categoricamente, em relação ao mensalão, que teria "muita coisa para falar", mesmo que tenha dito anteriormente em alto e bom som que "não sabia de nada". Estamos em 2014, vários mensaleiros já foram presos e ele permanece mudo e fugindo da imprensa. Dilma e Lula fazem de conta que os mensaleiros não lhes "pertencem".

Leila E. Leitão, pedagoga, São Paulo – SP

Ezequias Moreira

Claro que o governo do estado não deveria dar cargos de confiança para um réu de processo de corrupção. Além disso, quem o nomeou deveria ser investigado também.

José Luís Franzoi

Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso em seu artigo (Gazeta, 5/1) fez lembrar Leonel Brizola na sua crítica aos inimigos, que se vestem de anjinhos, mas têm pés de demônios. Todo cuidado é pouco. Usa toda sua inteligência de intelectual para traçar uma espécie de programa para o PSDB. Condena o Mercosul e defende prioridade de relação comercial com os países ricos; defende as agências reguladoras sob a ótica do mercado; condena a prioridade ao mercado interno; prioriza a produtividade privada e infraestrutura.

Antonio Negrão de Sá, Rio de Janeiro – RJ

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.