Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Operação Dallas

Em função de decisões como esta da Operação Dallas, na qual o TRF-4 anulou as provas, que a Justiça precisa de um órgão externo para fiscalizá-la. Foram desviadas cargas, feitas licitações fraudulentas, deram prejuízo ao erário e os acusados são contemplados pela Justiça com um benefício desses.

Osmar de Oliveira, Umuarama

Corrupção

Havia corrupção no governo Lula e ainda existe. Só que no governo Lula foi de uma forma grotesca. A OAB, Abim, associações industriais de todos os estados e outras entidades da sociedade civil poderiam fazer frente e convocar o povo para se mobilizar contra os corruptos que retiram o dinheiro da saúde, educação e segurança.

Edes Finatto, Francisco Beltrão

Ministro do Turismo 1

Se a presidenta disse que não faz "toma lá dá cá", como é que mesmo após tantas trapaças expostas não demitiu o ministro Pedro Novais? Foi ele quem pediu demissão. E ela deu o cargo, no toma lá dá cá, a outro político do Maranhão, com o sugestivo nome de Gastão, indicado pelo José Sarney.

Mário A. Dente

Ministro do Turismo 2

O Pedro Morais, ministro do Turismo, caiu. Só falta agora o Ministério Público fazer levantamentos das verbas liberadas e não aplicadas para a finalidade do ministério.

Pedro Sartori, Londrina

Demissão de servidores

Se existem mais demissões no serviço público federal é pelo bom trabalho da Polícia Federal. Por que se dependesse dos confiados da presidente Dilma, ainda haveria muita roubalheira.

Mauro Pedro Ribeiro de Castro

Verba para a saúde

Em vez de se criar um novo imposto para financiar a saúde, por que não se aprova uma lei que preveja a retirada de parte dos lucros das empresas estatais (Caixa Econômica, Petrobras entre outras) para que tais recursos sejam destinados do financiamento da saúde pública?

Harlen Morais Naves

Correios

Eu enviei um pacote para o exterior e solicitei entrega rápida para os Correios, mesmo sendo bem mais cara do que a tarifa para entrega normal. Com a greve, quem pagará o meu prejuízo? E a encomenda que teria de ser entregue com urgência?

Fred Branco

Enem

A Gazeta do Povo noticiou a fala do ministro Fernando Haddad sobre a ampliação da exposição à aprendizagem (Gazeta, 13/9). O Enem e o Ideb evidenciam que a extensão da jornada escolar traz melhoria na qualidade educacional.

Yvelise Arco-Verde

Metrô de Curitiba

Vendo as imagens do projeto do metrô na matéria "União decide bancar metrô de Curitiba" (Gazeta, 14/9), percebi que o projeto está seguindo a linha dos ônibus expresso. Na estação Eufrásio Correia vira em direção à Rua das Flores. Não seria mais apropriado a linha continuar reta, passando sobre a Ponte Preta em direção à área ferroviária da estação Rodoferroviária e de lá, aproveitando a linha férrea existente, atender os bairros Cristo Rei, Alto da XV, Hugo Lange, Bacacheri, Boa Vista, Ahú, Barreirinha e finalmente Almirante Tamandaré? A linha ferroviária está sendo subutilizada.

Gilmar Tabôr

Acidentes nas estradas

A duplicação da BR-277 está prevista em contrato. Existe uma fórmula que calcula a necessidade ou não da duplicação, em função do fluxo rodoviário. Portanto, o governo pode exigir o cumprimento dessa cláusula sob pena de multas e/ou encerramento do contrato.

Francisco Tobich, Telêmaco Borba

Lixo

Sobre esse editorial "O desafio do lixo" (Gazeta, 10/9) penso que o desafio para resolver o problema do lixo não requer somente a implementação do recente Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Requer a efetiva responsabilização dos administradores e gestores públicos que não dão cumprimento às leis. Desde 1999 o estado do Paraná possui legislação que estabelece princípios, procedimentos, normas e critérios referentes à geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos. Nada foi cumprido ou exigido pelos gestores públicos de ocasião. Todos os prazos legais foram vencidos sem que se desse cumprimento à lei.

João Pinheiro

Paz Sem Voz 1

Sobre a matéria "Polícia investiga só sete em cada 100 boletins de ocorrência no PR" (Gazeta, 15/9), em janeiro deste ano viajamos e nossa casa foi assaltada. Ligamos para Polícia Militar e tivemos de ouvir da pessoa do outro lado da linha que não podiam fazer nada. Para termos segurança em nossa casa, precisaríamos contratar uma empresa privada. Na Polícia Civil disseram que só poderíamos registrar a queixa ao final do feriado, dali a dois dias.

Bernadete Oleskzuk

Paz Sem Voz 2

Quero parabenizar a Gazeta do Povo e o GRPCom pela campanha "Paz Sem Voz é Medo". É preciso que a sociedade se mobilize contra essa crescente onda de violência. Moro no Bacacheri, um bairro que até pouco tempo era bem tranquilo, mas de dois anos para cá, as coisas mudaram. Não podemos nos conformar, não podemos nos calar.

Julio Sesar de Sá

Exame toxicológico

Sou a favor da adoção de exames toxicológicos na admissão de candidatos a ingresso em corporações de polícia. É incompatível com a função de policial ser usuário de entorpecentes, uma vez que o candidato receberá uma arma para exercer a segurança da coletividade. Estando sob efeito de drogas, pode cometer abusos de poder.

Marcelo Goldn

Publicidade do governo

Não vejo a propaganda governamental como necessária, pois quem faz obras e melhorias na cidade já está fazendo propaganda da sua boa administração. Com tantas carências que temos, esse gasto é mais um desnecessário e com dinheiro que poderia ser aplicado nas benfeitorias para a população.

Larissa Costa

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.