Desde que o mundo é mundo, os povos do Oriente Médio se digladiam, isso faz parte de sua cultura, só nos aflige porque lá tem petróleo e isso preocupa o Ocidente. Tragédias humanas maiores ocorreram na África e ninguém se importou com o que acontecia lá; só agora, que existe um risco de epidemia global, que ataca indiscriminadamente ricos e pobres com alta mortalidade, estão começando a se preocupar. Quem está preocupado com a Ucrânia? Fala-se muito, mas e ações? Puras ações econômicas.
Edson Lincoln Florscuk
Oriente Médio 2
Por que a perseguição aos cristãos no Oriente Médio (Gazeta, 8/8) não tem tanta cobertura? Será que o cristão tem menos valor para a comunidade internacional? Os números desse genocídio devem ser maiores que os que chegam até nós. Rezemos pela paz e pela vida desses irmãos que sofrem no Iraque.
Marcio Adriano Freitas
Propostas
Não sei exatamente quem ou quais entidades compõem o Fórum Permanente de Desenvolvimento do Paraná (Gazeta, 8/8), mas surpreende que, mais uma vez, seja esquecida a Região Centro-Sul, principalmente na questão dos aeroportos. O aeroporto de Guarapuava exige investimentos e ampliação da infraestrutura dada a sua posição estratégica, inclusive em relação a outros estados. O referido fórum deve incluir isso na sua pauta e na cobrança aos candidatos.
Orlando Pilati
Tribunal de Justiça
Firme e assertiva a decisão do CNJ em manter o afastamento do desembargador Clayton Camargo de suas funções como magistrado. Apesar de o processo administrativo disciplinar ter sido prorrogado e Camargo continuar a receber os proventos na sua integralidade, o CNJ parte do pressuposto de que as ações que tramitam contra o desembargador são sérias. Ao que tudo parece, o sinal de bom direito tem prevalecido no CNJ ao decidir pela continuidade do afastamento.
Marcelo Rebinski, historiador
Violência
Sobre a matéria "Cidades sem crime, o mapa da paz no PR" (Gazeta, 8/8), parabéns a Douradina! Pena que a paz que a população tem em relação aos homicídios não é a mesma nas estradas; volta e meia a população chora por pessoas que perdem a vida tão jovens em acidentes de carro.
Andrieli de Oliveira da Silva Araujo
MST
A sociedade finalmente está despertando para o absurdo da indústria das invasões de terra e os prejuízos que causam. Já passou da hora de esses grupos entenderem que têm o direito de reivindicar, mas também têm o dever de respeitar as leis e as decisões da Justiça.
Acir Mello Junior
Combustíveis
Ridículo a Câmara aprovar mais etanol na gasolina (Gazeta, 7/8). Já rodamos com o pior combustível do mundo, com 87 octanas e, por consequência, isso o torna também o mais caro do mundo. Na Europa, o litro de combustível de 95 octanas custa em média 1,60 euro. Um veículo que aqui faz cerca de 12 km/l na Europa faz mais de 20 km/l. É a eterna enganação de governos e companhias de seriedade questionável.
Afonso Celso Frega Beraldi
Crédito
Sobre a matéria "Dificuldades de acesso fazem crédito para pequenos empresários encolher" (Gazeta, 5/8), realmente neste ano o sistema financeiro trabalhou na retranca no Brasil, talvez por ser ano de Copa e de eleição. Passei por uma pré-análise feita pela Fomento PR para um empréstimo de R$ 51 mil solicitado em abril deste ano. Mesmo preenchendo formulários no site, entregando documentos e dando garantia real, depois de 60 dias pediram mais documentos.
Glaydon M. Coelho
Cartão-transporte
Em todo o mundo é assim. É uma evolução inevitável. Nos Estados Unidos, em Chicago, por exemplo, você precisa comprar um cartão em máquinas automáticas, que aceitam dinheiro e cartão, e recarregá-lo para poder usar. Em Nova York, no metrô e nos ônibus, idem. Será que está sobrando tanto dinheiro para nós mantermos cobradores só por uma conveniência pessoal? Frentista de posto de gasolina é outra coisa absurda. Somos muito mal acostumados.
Rogério Stech
Mobilidade urbana
Curitiba parou no tempo. Esse sistema de mobilidade urbana não atende há muito tempo as necessidades da cidade. E até agora não houve melhoria nenhuma; ao contrário, cada dia está pior andar em Curitiba. Esse sistema de transporte público deixou de ser referência há muito tempo.
Wagner Wolff Silva
Zoo
Acredito que a maioria da população, assim como eu, desconhecia até agora as duas funções de um zoológico mostradas no artigo "Um tigre para chamar de seu" (Gazeta, 8/8). Para mim era apenas um lugar de lazer e preservação de espécies. Não podemos culpar um zoo que está dentro das normas com placas de sinalização e advertências por causa de um pai que permitiu que seu filho ultrapassasse a cerca de proteção e incitasse o tigre.
Rosana Cardoso
Afonso Pena
Privatizem de uma vez por todas o Afonso Pena! A Infraero, como tantas outras empresas de gestão pública, é um exemplo de incompetência. Falta gestão, faltam pessoas que conheçam contratos terceiros e seus prazos. Deixam tudo para a última hora e quem sofre é o passageiro que já paga uma taxa para usar os serviços do aeroporto.
Elías Alberto Polanco Benavides
Futebol
Cumprimento o articulista Rodrigo Fernandes por sua coluna "Obrigado, Alex" (Gazeta, 7/8), que de forma didática expôs o verdadeiro problema do futebol brasileiro, com a consequente fuga do público nos estádios, pois quem sempre foi o "torcedor" hoje não passa de cliente, consumidor.
Marcos de Luca Fanchin
Adoção
Gostaria de enaltecer o excelente trabalho da vara da infância de Curitiba. Ótimos profissionais que permitiram que eu e meu companheiro adotássemos uma criança e tenhamos um Dia dos Pais muito iluminado pela graça da adoção!
Alzir Felippe Antunes
Salário de juízes
Juiz faz jus ao salário que recebe. Uma pessoa com poder e prestígio público pode se tornar um algoz perigosíssimo para a sociedade se for corrupto ou medíocre. Mas não concordo com o auxílio-moradia aos juízes.
Beda Song
Petrobras
A CPI não é uma farsa, é apenas um produto dos farsantes. As investigações sérias já estão sendo levadas a efeito pelo Tribunal de Contas, pela Polícia Federal. Para auxiliar esses órgãos, deveriam contratar auditorias privadas, com contadores, economistas e advogados habilitados e experientes em descobrir falcatruas.
Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro RJ
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.