Mídias Sociais
Litoral 1
Estive em janeiro, mas não há banheiros públicos, nem sequer químicos. Um absurdo!!!
Antoni Caetano, via Facebook
Litoral 2
O litoral do Paraná parece esgoto. Tal quadro se deu pelo total descaso estatal e pela falta de colaboração dos moradores e veranistas que possuem imóveis por lá, que insistem em despejar seu esgoto de forma clandestina, prejudicando a eles mesmos e aos turistas. Com exceção da Ilha do Mel, nosso litoral está estagnado, quebrado, poluído, e a anos-luz de distância do litoral catarinense.
Julio Cezar Modesti
Namoro na escola
Proibição (de namoro na escola) é besteira, porém crianças e adolescentes têm de estar cientes dos limites e consequências sobre seus atos!
Fabricio Almeida, vai Facebook
Ensino
Infelizmente o ensino fundamental forma analfabetos funcionais. O objetivo é manipulá-los no futuro. A consequência disso são as cotas que revelam a falência do ensino público. O que será de nossos profissionais de medicina, direito e engenharia, mal formados na base?
Luiz Henrique Alves, via Facebook
Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook (http://www.facebook.com/gazetadopovo) ou do perfil no Twitter (http://twitter.com/gazetadopovo).
O que mais entristece o povo do Paraná é saber que os nossos governantes não estão nem aí com os bens do povo. Nós não queremos favor dos nossos políticos, pois somos povo trabalhador. O que queremos é dignidade. O litoral é um bem do povo, é a nossa fonte de lazer, portanto temos o direito de exigir que ele seja limpo e bem cuidado (Gazeta, 21/9). Sugiro que o governador crie uma secretaria para assuntos do litoral para que possamos cobrar diretamente de quem é de direito. Queremos ação imediata.Carlos Roberto do Rego
Multas da Urbs 1
A iniciativa privada para fiscalização de infrações pode gerar multas até então sem causas justas, até porque dificilmente, mesmo recorrendo, o cidadão ganha a causa. Tenho impressão de que, como gera lucro, passa a ter interesse em dar produção e comissões nas ocorrências.
Josué Santana
Multas da Urbs 2
Se realmente fizerem valer essa decisão que proíbe a Urbs e a Diretran de aplicarem multas, a desordem será ampla no trânsito. Justamente quem deseja ou quem desdenha o trabalho feito pela Urbs deve ser quem não respeita as leis, quem desconhece o trabalho educativo e regulamentado das agentes de trânsito que estão ali cumprindo suas atividades conforme normas severas e não estão ali com ordens para receber ou arrecadar nada ilegal.
Mayanna Gonçalves Cordeiro
Transporte coletivo
Considerando a quantidade de usuários que desce em algum ponto intermediário ser muito menor que aqueles que descem apenas em algum dos terminais, a ideia de criação de uma linha de ônibus estilo ligeirão para dividir o fluxo com o Inter 2 é uma boa solução. Mas de nada vai adiantar colocar mais ônibus em circulação se for para ficar preso nos congestionamentos. É necessária a criação de faixas exclusivas para dar mais agilidade.
Wolfgang Dagmar Gaase Junior
Carro x bicicleta
Tenho bicicleta. Não tenho carro. Mas invertendo os papéis, trocaria o carro pela bicicleta pelo simples fato de conseguir uma vaga com mais facilidade e sem precisar pagar.
Alan Rodrigo, São José dos Pinhais PR
Metrô de Curitiba
Por que Curitiba não opta pelo metrô elevado? As canaletas do expresso poderiam ser utilizadas e o espaço abaixo urbanizado e aproveitado para lojas, cafés e para as estações de embarque/desembarque ao nível do solo. Inúmeras cidades no mundo já adotaram esse sistema com absoluto sucesso. Os custos seriam bem menores, a execução mais rápida e os transtornos com a construção e possibilidades de problemas como alagamentos, rios, redes de esgoto, energia e telefonia, por exemplo, estariam descartados.
Fred Branco
Produtos piratas
Temos uma carga tributária pesada. Para quem é pobre, fica quase impossível não recorrer aos piratas.
Mário Fuzeto
Bagunça em parques
O costume dos jovens de se reunirem em parques para ouvirem som alto e se embriagarem não é mesmo novidade (Gazeta, 19/9). Moradores vizinhos e demais famílias que frequentam os parques certamente se incomodam com o barulho e a insegurança. Como acalmar aos menos um pouco o ânimo dos bagunceiros? Penso que a solução passa pelo bolso. Há normas que regulamentam o volume de som permitido e o consumo de álcool em ambientes públicos. Portanto, os agentes públicos competentes deveriam estar mais presentes e notificar os baderneiros que estejam em desrespeito a essas normas. E efetivamente aplicar multas.
André Zacarias Tallarek de Queiroz
Desigualdade de ensino 1
Talvez aprovar a proposta do senador Cristovam Buarque de colocar todos os filhos de políticos em escolas públicas ajudaria a diminuir a desigualdade entre escola pública e privada.
Valdemir Antunes
Desigualdade de ensino 2
Para diminuir a desigualdade entre os ensinos público e privado, aumentar os salários dos professores do ensino público e os igualando aos particulares seria uma boa. Isso seria um começo para estabilizar.
Murilo Max Geraldi
Provas ilícitas
Triste para população brasileira assistir ao que tem ocorrido com nosso país! Lutamos contra a corrupção desenfreada, mas somos obrigados a ver o STF colaborando para a não justiça! Sem querer defender a Polícia, que é corrompida em alguns casos, mas as raras vezes que algum político, ou influente, será julgado, o STF resolve anular as provas! Além de tudo, gera precedente para muitos outros casos, e a Justiça acaba não sendo aplicada!
Diogo de Almeida Lima
Dinheiro para a saúde
Não podemos esquecer que a CPMF foi extinta, mas o governo aumentou a alíquota do IOF para 0,38%. Ou seja, apenas houve uma troca de nomes: o que já pagávamos como CPMF continuamos a pagar como IOF. Agora querem criar um segundo imposto para financiar a saúde. Em oito meses, cinco ministros foram afastados. Precisamos acabar com a aceitação passiva e pacífica de tanta corrupção no governo. Todos os dias os jornais mostram novos escândalos no Executivo, no Legislativo e no Judiciário, mas ninguém é preso ou punido!
Igor Dutra dos Santos
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 -
Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.