Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Pacote de bondades 1

Enquanto o governo federal fala em não aumentar o valor do salário mínimo, os deputados estaduais aumentam o salário de alguns (Gazeta, 15/12). Nós esperamos pelo nosso direito e eles aumentam seus salários como lhes convêm.

Marlene Pereira Ozório

Pacote de bondades 2

Cada vez que leio reportagens na Gazeta do Povo sobre a Assembleia Legislativa fico com a impressão de que a classe política trava uma guerra contra nós. Pois todas as ações que eles executam são para benefício próprio. Apesar de sermos em número infinitamente maior que eles, sempre ganham essa batalha, pois estão muito bem organizados.

Carlos Eduardo Dubena

Pacote de bondades 3

O vale-alimentação é uma conquista de 20 anos de luta dos servidores do Tribunal de Justiça. A maioria dos tribunais estaduais já paga esse benefício, além da quase totalidade das empresas na iniciativa privada. Os trabalhadores e seus dependentes agora poderão ter uma alimentação mais digna, mesmo com um benefício de valor pequeno, de R$ 300.

Luciano Melexenco Ribas

Bingos

Não há qualquer dúvida: os bingos, assim como qualquer outro jogo de azar, seriam controlados pelo crime organizado, se fossem liberados (Gazeta 15/12). Foi lamentável a conduta dos defensores da legalização dos bingos na Câmara Federal. Lotaram o plenário para votar o projeto e na hora de votar o próximo, de combate à pobreza, fugiram, obrigando a presidência da Casa a apelar para que voltassem. Como nossos parlamentares não são confiáveis, deve-se desconfiar do pedido de caráter de urgência ao projeto de liberação dos bingos, no final da legislatura. Certamente, no início da próxima, aparecerão novamente com essa ideia.

Antônio Dilson Pereira

Aumento para deputados 1

O aumento dos salários dos deputados e secretários é uma disparidade. Os trabalhadores de serviços pesados, mães de família que cumprem dupla jornada de trabalho, com essas ações são lesados, uma vez que os recursos de seus tributos beneficiam alguns e não são distribuídos em serviços básicos, como transporte público, educação ou segurança.

Jô Disperati

Aumento para deputados 2

O aumento é justo. Pessoas tão capacitadas e gabaritadas merecem ganhar bem, pela importância da função que desempenham. E o salário mínimo, que para muitos pais de família é o ganho máximo, também merece um bom reajuste em 2011, permitindo uma vida digna e direitos básicos. Para isso, os assalariados precisariam ganhar como os secretários e deputados.

Eduardo Santos

Aumento para deputados 3

O trabalhador responsável, cujo desempenho alcança resultados positivos e satisfatórios, está legitimado a receber seu salário, inclusive com aumento. Contudo, esse não é o caso de nossa classe política já que o serviço que realiza atende somente a interesses pessoais e partidários.

Gisele Buquéra Bettes

Nepotismo no governo

A nomeação da esposa e do irmão do governador eleito como secretários de Beto Richa, embora do ponto de vista legal esteja correto, não é moral. Na campanha, o então candidato Richa prometeu transparência. Estou decepcionado.

Carlos Cotta

Secretários estaduais 1

Como eleitor de Beto Richa, lamento profundamente a nomeação de Luiz Cláudio Romanelli para a Secretaria do Trabalho. Entendo que para assegurar uma base de apoio confortável para sua administração, Beto Richa precise compartilhar a gestão até com políticos de partidos de oposição. Entretanto, Romanelli representa tudo o que não queríamos ver no novo governo. Representa muito bem o governo Requião, do qual, após tanto tempo, conseguimos nos ver livres. Escolhas como esta me deixam envergonhado.

Lauro Klas Junior, engenheiro civil aposentado.

Secretários estaduais 2

Não sei o porquê de tanta crítica e polêmica aos secretários do futuro governador Beto Richa. A escolha baseou-se na capacidade e confiança dada a cada um. Cassio Taniguchi, além de ótimo prefeito, revolucionou Curitiba quando foi presidente do Ippuc.

Celso Freitas

Secretários estaduais 3

De que adianta nós eleitores colocarmos um representante na Assembleia se o futuro governador indica o mesmo para ocupar uma secretaria e com isso assume um suplentes que mal conhecemos? Candidato derrotado nas urnas durante o período do mandato não deveria exercer cargo público.

Eufrem Lapuinka, contabilista.

Enem

Meu filho teve problema na primeira prova do Enem e não foi chamado para a segunda prova. Enviei vários e-mails para o Inep, inclusive no dia da prova, mas não tive resposta. Após vários telefonemas, simplesmente a atendente informou que ele não iria fazer a nova avaliação porque o fiscal devia fazer constar na ata, mas não houve notificação. Meu filho será penalizado novamente.

Gerson Luiz Cardoso

Crack se espalha

Com relação ao levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios, a Coordenadoria Estadual Antidrogas e o Conselho Estadual Antidrogas constatam que os dados apresentados não representam novidade. Porém levantam a questão para a sociedade, que deve se envolver, fazendo a sua parte na mudança de valores, além de pressionar o Estado a desenvolver sua função. É necessário maior empenho tanto do poder público, quanto da sociedade, na adoção de estratégias de prevenção e de tratamento adequadas e amparadas pelas Políticas Nacional e Estadual sobre Drogas.

Sonia Alice Felde Maia, psicóloga e coordenadora estadual antidrogas.

Cadastro Positivo

Ao contrário do que afirma o senhor Ciro Expedito Scheralber, (Gazeta, 15/12) o Cadastro Positivo é um avanço nas relações comerciais no país. É salutar que se enalteçam as qualidades comportamentais das pessoas quando há essa possibilidade. Mesmo assim, o Cadastro Positivo não invadirá a privacidade de ninguém, pois só poderá ser utilizado com a autorização do consumidor. Isso já ocorre, como bem assinalou Rafael Pilati Lourenço, analista de projetos do BRDE, em mais de uma centena de países desenvolvidos, onde os direitos individuais são plenamente respeitados. Essa garantia está prevista em uma emenda inserida no projeto de lei aprovado no Senado. Com comportamento exemplar, o consumidor terá, sim, um diferencial pessoal positivo.

Edson Ramon, presidente da Associação Comercial do Paraná

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.