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É exatamente como diz a reportagem "Pagamento antecipado do IPVA recua 20%" (Gazeta, 18/2): a recepção do documento do IPVA servia como um lembrete. Sempre paguei o tal IPVA com o desconto. Agora isso não será mais possível. Mas, como sempre, a ideia é arrecadar mais. Afinal, muitos perderam o desconto e o estado economizou uns trocados.

Luiz Carlos Nogueira

Pagamento do IPVA 2

É um absurdo o governo dizer que não emitiu os boletos por economia. Só se for para aumentar a fatia de dinheiro arrecadado. Eu mesmo não lembrei de pagar o IPVA, pois esperava receber o boleto para agendar o pagamento.

Eugênio Soares

Pagamento do IPVA 3

Sempre tem algum gênio da administração pública querendo economizar de um lado para gastar de outro. A máquina administrativa gasta mal. Não seria melhor economizar em publicidade do que em boletos de IPVA? Se a moda pega, quem ganhará com isso são os fornecedores de tinta para impressoras.

Elder Mello

Orçamento da União 1

Qualquer plano de governo deve conter um componente fundamental, que é a prévia identificação das fontes de recursos. Além da existência de bons projetos, é preciso um organismo muito ágil para coordenar a captação dos recursos. A técnica orçamentária perde a função, em muitos casos, por imposição de vaidades políticas ou até pela falta de rumos de uma gestão. Na verdade, falta ao Paraná comprometimento e flexibilidade política. Comprometimento com um plano de enfrentamento fixado em um plano econômico-social, partilhado com os níveis federal, municipais e iniciativa privada. Flexibilidade política, com o pressuposto de que negociação é feita entre partes, ambas inteligentes.

Clóvis Pena

Orçamento da União 2

É uma vergonha a incapacidade da nossa bancada para viabilizar recursos federais para o Paraná. Somos fracos. O Rio Grande do Sul, por exemplo, tem nos dado aulas contínuas de como ser eficiente neste quesito. Não somos, e provavelmente nunca fomos, organizados, agregadores, fomentadores. É lamentável o resultado disso tudo. E é claro que a falta de empenho do governo estadual contrapõe também com os interesses e as necessidades do Paraná.

Leila Rezende, enfermeira, Guarapuava

Urbs e empresas 1

Sobre a reportagem "Ônibus gera disputa milionária" (Gazeta, 18/2), é muito chato saber que a juíza proibiu uma das partes do contrato de fornecer detalhes das despesas com manutenção dos veículos, mesmo sabendo que é baseada nessas informações que a Urbs repassa dinheiro às empresas de ônibus.

Adalberto Lima dos Santos

Urbs e empresas 2

Para resolver a pendência com as empresas, a Urbs deveria pagar a dívida e ao mesmo tempo obrigar as empresas a jogar fora os 40 bi-articulados 1995 que já deveriam ter saído de circulação há cinco anos. Começa a multar pesadamente as empresas por atrasos e cobrar por irregularidades cometidas por motoristas, como furar o sinal vermelho. Licitação já!

Carlos Brisch

Urbs e empresas 3

Como pode estar no "vermelho" o fundo administrado pela URBS? Queda do número de passageiros? O ônibus que eu pego todo dia está sempre cheio. Se caiu o número de passageiros quer dizer que está sobrando ônibus. Realoquem veículos para linhas mais congestionadas.

Mateus Feller

Beto ou Alvaro

A despeito do iminente racha do PSDB, o que me chama atenção é a vontade de Beto Richa pela candidatura ao Palácio das Araucárias, em pleno mandato de prefeito. Particularmente, nada contra o nome desse candidato. Respeito seu passado político, sua ideologia de renovação e sua incrível popularidade. O que me incomoda nessa história toda é a falta de compromisso com seu eleitorado. Os curiti­­­banos elegeram Beto Richa no primeiro turno para administrar a cidade durante quatro anos e não apenas dois. Por lei, um político não é obrigado a cumprir todo o mandato, sendo possível se descompatibi­­li­­zar do cargo para disputar nova eleição. No entanto, moralmente, entendo isso como um gesto de infidelidade com seu eleitorado.

Cristiano M. Martinez, Irati

Combate ao tráfico

Devemos começar dentro de nossas casas ensinando, auxiliando nossos filhos e mostrando o que prejudica e atrapalha a vida de uma pessoa se envolvendo com o tráfico. Se cada um fizer sua parte e tomar consciência, a sociedade toda ajuda. Se quisermos que o futuro de nossos filhos, netos, seja traquilo, a atitude tem de começar por cada um de nós.

Kelly Cristina Bontorim

Linha Verde

Gostaria de saber em que época foi firmado o contrato do valor do empréstimo citado pela reportagem "Linha Verde será mais cara e com atraso" (Gazeta,17/2). De acordo com a reportagem, na época (do empréstimo) o dólar estava em R$ 3,70. Com esse valor, teríamos feito toda a Linha Verde. Mas perdemos praticamente metade só na desvalorização.

Luiz C. Segantini

Tezza

Professora da UFPR há 20 anos, tiete do romancista Cristovão Tezza desde que mudei para Curitiba nos anos 80 e "viúva", em nome da instituição e dos atuais e novos estudantes, pela perda irreparável que considero a saída do Cristovão de nosso quadro de docentes, tenho a confessar que a "nova vida de autoaposentado" (sic) o tem tornado um cronista ainda melhor – um marceneiro que transforma o cotidiano e as palavras para que soem para seus leitores como madeira de lei.

Tânia Baibich-Faria

Repórter no carnaval

A Gazeta do Povo acertou: colocou o repórter Guilherme Voitch na Avenida Cândido de Abreu. Estive lá e tudo o que o repórter descreveu, eu vi. O mundo mudou, o jornalismo se transformou e a Gazeta acompanha essas modificações.

Jean Linhares, empresário

Caderno Verão

Gostaria de parabenizá-los pelas matérias especiais de verão deste ano. Foram muito informativas e úteis. Lendo uma dessas matérias, "Uma travessia de histórias", penso por que ainda não construíram uma ponte para fazer a travessia de Guaratuba? Seria um jogo de interesses da prefeitura? Fatores econômicos? Ou realmente a preocupação ambiental da população em geral? A questão é: quais estudos reais foram feitos para avaliar se o ferry-boat é mais vantajoso? Espero que esta polêmica questão não seja levantada em vão.

André Hoffmann

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