Antônio Palocci, sanitarista com jeito de sacerdote, é homem calmo e de fala mansa. Mas, como diz o ditado, as aparências enganam. Palocci é lobo em pele de cordeiro. No governo Lula, foi ministro da Fazenda; no governo Dilma, ministro da Casa Civil. Palocci estendia a mão, não para praticar a caridade, mas para receber propina. Como sempre, a cúpula petista dá o argumento aos seguidores da sigla de que se trata de perseguição política. É muito descaramento. Destruíram o Brasil praticando todo tipo de corrupção, e agora todos são santos.
Jeovah Ferreira
Voto obrigatório
Em democracias, o voto não é obrigatório e sim facultativo. E nas últimas eleições tivemos de escolher sempre o “menos pior”: Richa ou Gleisi, Ratinho Jr. ou Fruet, e agora possivelmente Fruet ou Greca. Votos brancos e nulos deveriam poder inabilitar a eleição. Esse sistema em que temos de escolher o menos pior só corrói o que nos resta de democracia.
Marcos Eisenschlag
Ensino médio
Faço parte da parcela da população que acredita que a mudança proposta pela recente MP de reforma do ensino médio seja positiva. Mudaria para muito melhor a situação atual do ensino. Como democrata, também gostaria de vê-la na forma de projeto de lei. Reconhecendo, contudo, a lerdeza do Congresso, prefiro ver a MP implantada, com um projeto de lei correndo em paralelo, e não mantermos a péssima situação atual por mais alguns anos, sacrificando nossos jovens.
Marcos Almeida Prado Lefevre
Transporte
Se tivessem construído linhas de trem pelo país, muita coisa teria mudado, principalmente o custo para a população. É um absurdo uma carreta sair do Mato Grosso em direção ao Porto de Santos, pois um caminhão não deveria rodar mais de 300 km com uma carga.
Mauro Pedro Ribeiro de Castro
Previdência
A economista Denise Lobato Gentil defendeu sua tese de doutorado com dados econômicos irrefutáveis. O déficit que o governo “impõe” à Previdência não é verdadeiro; porém, o “rombo” originou-se pelos ilegais desvios efetuados pelo próprio governo, fato já de pleno conhecimento não só dos especialistas, mas também da sociedade. Esse assunto deve ser melhor analisado, sem excluir a possibilidade de uma reforma, desde que elaborada e efetuada dento das esferas da razoabilidade, da ética e da transparência.
Carlos Eduardo de Oliveira Bastos
Colômbia
O acordo de paz entre o governo da Colômbia e as Farc é coisa para inglês ver. Paz? O que falta é dinheiro. Dinheiro vindo do Brasil. Pelas mãos do PT. Por que nunca ninguém se pergunta aonde vai o dinheiro que o PT arrecada? São somas gigantescas para Venezuela, Cuba, Farc. Tudo está ruindo porque o dinheiro está rareando.
José Carlos Campos
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais