901 e-mails foram recebidos pela Gazeta do Povo entre os dias 8 e 14 de março.

Temas mais comentados

Transporte coletivo: 119Papa Francisco: 43Comissão de Direitos Humanos: 34

"A última vez em que entrei em um ônibus tive a impressão de que estava em um caminhão boiadeiro, daqueles que transportam gado para os frigoríficos."

Francisca Angélica Bandeira

"O papa hermano carrega consigo sentimentos de esperança, altruísmo, amor e fé que se renovam no coração de seus fiéis e daqueles que buscam um novo motivo para acreditar em um mundo melhor."

Ricardo Altheia de Mello

"A eleição de Marco Feliciano para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara deixa claro a todos os brasileiros que a banalização política, imoral e antiética tornou-se o elemento primaz do Legislativo nacional."

Marcelo Rebinski, historiador

CARREGANDO :)

A atuação do novo pastor da Igreja Católica não pode ser baseada em limites territoriais, mas nos desafios que a instituição enfrenta para atender aos anseios do seu rebanho. De tempos em tempos a humanidade se depara com novos desafios que devem ser encarados com muita determinação e, pelo seu testemunho, o novo papa já sinaliza que está disposto a pôr em prática essas novas diretrizes.

Benedito A. Fonseca, São José dos Pinhais – PR

Publicidade

Papa Francisco 2

Para a cristandade, um jesuíta no comando da barca de Pedro é uma esperança de transição na Cúria Romana, nas relações entre os diferentes segmentos doutrinários, na moralização dos costumes e no processo de evangelização da Santa Madre Igreja.

Ivani Omura

Papa Francisco 3

As piadas sobre o novo papa têm sido muito divertidas. Todos nós temos dado boas risadas. Por outro lado, muitas agressões e inverdades, algumas bem ofensivas, têm sido proferidas contra os católicos, cristãos e as religiões em geral. O que estou admirando é a falta de revide dos católicos, o que é um bom sinal. Torço para que todos os eventos que envolvam diferenças de opinião tenham um desfecho parecido.

Publicidade

Luiz Roberto Castro Santos

Dia da Consciência Negra

Os dois artigos sobre o feriado do Dia da Consciência Negra (Gazeta, 15/3), colocados lado a lado, expressam bem o conflito de interesses em torno do assunto. De minha parte não vejo como fazer um feriado sem prejuízo para a economia.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Opinião pública

Publicidade

Muito se poderia fazer com os R$ 2,3 milhões que o governo estadual vai gastar para contratar o Ibope (Gazeta, 15/3) e, com certeza, criar números para depois usá-los convenientemente como propaganda. E, se a avaliação for negativa, esses R$ 2,3 milhões serão jogados no lixo, pois não poderão ser usados pelo governo. De qualquer maneira, é o povo paranaense bancando tudo.

Mauro Xavier Biazi, Guarapuava – PR

Precatórios

Quero agradecer e cumprimentar os juízes do Supremo Tribunal Federal pela decisão a respeito do pagamento dos precatórios (Gazeta, 15/3). Minha família espera desde 2008 o pagamento de precatórios e já havia perdido a esperança. Os ministros do STF e o admirável presidente Joaquim Barbosa são brasileiros que conseguiram mitigar a vergonha que eu tinha por viver num país sem lei.

Maria Helena Prado

Publicidade

Defensoria Pública 1

O Paraná está entre as maiores potências econômicas do país, mas em compensação precisa reverter um atraso de pelo menos duas décadas na implantação da Defensoria Pública (Gazeta, 14/3). Apesar da exposição das últimas semanas, ainda não houve nenhuma nomeação para o quadro de servidores. Sem equipe administrativa, o órgão padece e não consegue chegar ao seu objetivo de aproximar a Justiça do cidadão paranaense!

Diogo Maoski, São José dos Pinhais – PR

Defensoria Pública 2

Acho importante a Gazeta do Povo expor a situação da Defensoria Pública no estado. Órgão vital para a população, até agora só foi criado no papel porque não conseguiu ser implantado de verdade. Precisamos de defensores, servidores, apoio da população e mais vontade política.

Publicidade

Rosaldo Bonnet

Crescimento econômico

Onde fica esse Brasil que cresceu 1,29% em janeiro (Gazeta, 15/3)? Porque só vejo aumento em tudo: alimentação, gasolina, condução. Esse país é vergonhoso e eles ainda querem dizer que ele está crescendo!

Jan Fernandes

Recursos federais

Publicidade

O fato de o Paraná ser o estado do Sul com a menor previsão de investimentos federais é reflexo do "esforço hercúleo" de nossos deputados e senadores que apenas "tentam" trazer recursos para o estado, diferente dos representantes de outros estados do Sul, que, efetivamente, conseguem recursos. Com mentes curtas e acanhadas e sem jogo de cintura política, deu no que deu, ou seja, nada ou muito pouco.

Dionisio Francisco Grabowski

Transporte coletivo

O prefeito Gustavo Fruet fez o melhor que pôde em relação ao aumento do transporte coletivo. Se os cobradores e motoristas estão satisfeitos, melhor ainda. Está todo mundo culpando o governador Beto Richa pelo aumento, mas acredito que o fim do subsídio não o prejudicará politicamente.

Waldomiro Tarcísio Padilha de Oliveira

Publicidade

Ciclistas

O maior problema para os ciclistas é o medo que sentem ao serem ultrapassados por carros a milímetros de distância. Com o ciclista próximo ao meio-fio, a maioria dos motoristas não desvia nem um pouco para a esquerda. Eles continuam como se não houvesse um ciclista ao lado. Não que isso justifique, mas por isso é mais seguro para os ciclistas trafegarem na contramão.

Heber Domingos de Paula, São José dos Pinhais – PR

Ensino

No Colégio Estadual Professora Edithe, no bairro Ferraria, em Campo Largo, os alunos do ensino médio estão tendo aulas em ambientes improvisados e pouco propícios à aprendizagem por causa da falta de reparos no telhado e do grande número de goteiras e infiltrações. O governo estadual precisa parar de fazer propaganda e cumprir suas obrigações, oferecendo condições adequadas para o ensino.

Publicidade

Jhenifer da Silva, Campo Largo – PR

José Carlos Fernandes

Parabéns ao colunista José Carlos Fernandes pelo seu texto "O sagrado no meio do expediente" (Gazeta, 15/3). Demonstra imparcialidade, nível cultural acentuado e uma crítica sutil diante dos valores perdidos na modernidade.

Padre Messias Galieta, Campo Largo – PR

* * * * * As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Publicidade