Mídias Sociais

Paraná 1

"Não saber em que região fica um estado do seu próprio país é indício de educação carente. Meus respeitos ao nosso povo e meu repúdio ao nosso sistema educacional!"

Eduardo Campos, via Facebook, sobre pesquisa mostrando que o Paraná é pouco conhecido entre os brasileiros.

Paraná 2

"Primeiro o povo paranaense tem de ser mais defensor de sua terra para depois cobrar do Brasil que nos reconheçam. A Região Norte do Paraná acha que é interior de São Paulo, e o Sudoeste acha que é o norte do Rio Grande do Sul.

Bruno Aguilar Veiga, via Facebook.

Protestos

"Para que tampar o rosto? Se querem fazer um ato de bravura indo às ruas protestar, que mostrem a cara!"

Alexandre Adamowski, via Facebook, sobre os protestos realizados no Dia da Independência.

Ciclovias

"Criam ciclovias porque o transporte público de Curitiba está muito ruim. Só espero que não demore muitos anos, como na Linha Verde."

Renato J. Forteski, via Facebook, sobre o plano cicloviário de Curitiba, que prevê a construção de mais de 300 km de ciclovias.

Imóveis

"Se já não bastasse entulhar em casa, agora se paga para entulhar! Desapego é a melhor solução. Se não usa, alguém usará; se não serve nem pra reciclagem, é lixo!"

Cintia Scoriza, via Facebook, sobre o aluguel de boxes para armazenar o que não cabe nos apartamentos.

CARREGANDO :)

Participe

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Sobre a matéria "O Paraná que os brasileiros ignoram" (Gazeta, 8/9), nós mesmos damos o exemplo. Existe lei para que a História do Paraná faça parte do currículo escolar em todas as escolas do estado. Cadê o resultado? Poucas são as que respeitam. Se dentro de nossas fronteiras o Paraná é desconhecido, imagine fora. Por isso e por tantas outras o Paraná fica na rabeira do orçamento da nação. Precisamos acordar!

Publicidade

Paulo Walbach Prestes

Paraná 2

Passo grande parte do tempo fora do estado e há anos venho cutucando áreas do governo estadual sobre a total falta de divulgação do Paraná. Outro fato curioso é o grande desconhecimento dos próprios paranaenses sobre o seu estado, a começar pela capital em relação ao interior e vice-versa. Acrescente-se ainda a desparanização de empresas tradicionais. A característica paranaense é a diversidade cultural, social e econômica que deve ser explorada por nós.

Orlando Pilati

Liberdade de imprensa 1

Publicidade

Expressamos à Gazeta do Povo solidariedade no auspicioso momento em que se restabelece a plena liberdade de imprensa, como direito à divulgação de atos praticados por agentes públicos das três esferas do poder. A ACP ratifica seu apoio à luta desenvolvida pela Gazeta, colocando-se entre os que deploram quaisquer tipos de cerceamento à livre manifestação.

José Eduardo Sarmento, presidente em exercício da ACP

Liberdade de imprensa 2

Congratulo-me com a direção da Gazeta do Povo por haver derrogado a antipática decisão jurídica impondo censura à manifestação livre da imprensa. O cerceamento do direito à livre expressão de opinião é um apanágio dos regimes totalitários e não é cabível na democracia.

Hyaroslau Tadra, advogado

Publicidade

Voto secreto

O fato de os deputados aprovarem o fim do voto secreto não significa que teremos transparência, e sim mais uma "enrolação" dos parlamentares. Vai para votação no Senado, volta para a Câmara, sofre mais alterações e o povo engolindo toda essa palhaçada. É muito difícil mudar o sistema, pois isso depende de que a população tenha mais consciência política. E, infelizmente, essa tomada de consciência não acontece da noite para o dia.

Raquel Noga Tamilin

TJ-PR

A reforma do Palácio da Justiça (Gazeta, 7/9) vai custar tudo isso? Enquanto tentarmos ser o país que não somos, com obras nababescas e gastos estratosféricos, continuaremos penalizando os excluídos, os miseráveis, os esquecidos. O que tanto demanda essa reforma que prescinde de bom senso e consciência? Mas assim caminha o Brasil, afrontando seu povo o tempo todo, até o dia em que o vulcão coletivo explodir de vez.

Publicidade

Mauro Tintin Biazi

Partidos

Por mais que os militantes digam que não, a Rede Sustentabilidade é, sim, um partido de esquerda. Seus militantes são basicamente dissidentes do PT, PSol e outros representantes da esquerda. O manifesto do partido é extremamente vago, mas vago dentro de propostas da esquerda. A imprensa deveria mostrar o Partido Novo, um partido com um posicionamento liberal, sem medo de defender as bandeiras da privatização e de um Estado pequeno.

Ademir Gonçalves

Metrô

Publicidade

Lendo o artigo de Cássio Rolim (Gazeta, 9/9), sou obrigado a concordar com o presidente do Ippuc quando o mesmo fala da não viabilidade de um transporte que terá de fazer transposições de nível em áreas centrais, mesmo sendo do tipo VLT. Ademais, deve-se lembrar o professor Cássio de que a cidade do Porto, citada por ele como exemplo, tem uma população que não chega a 250 mil habitantes, e que não pode ser comparada com Curitiba, como a maioria das cidades europeias.

Nelson Stelmasuk

Câmara de Curitiba

Para se mostrarem bons parlamentares, a maioria dos vereadores de Curitiba divulgam ser autores de grande número de projetos de lei; só não informam que, na maioria, são nomeação de ruas! Esquecem-se – ou não sabem – de que seus deveres primordiais são fiscalizar o Executivo municipal e legislar, ou seja, criar leis de real interesse do município e seus concidadãos. E mais: jamais existiu a figura institucional de "vereador do bairro", pois suas obrigações dizem respeito ao município em seu todo, e não só ao seu "curral eleitoral".

Carlos Eduardo de Oliveira Bastos

Publicidade

Copa do Mundo

Os vereadores deveriam entender que a venda principal dos ingressos para a Copa vai até 10 de outubro. E quem compra teria de saber se vai haver feriado na data do jogo. É uma questão básica de planejamento. Esperar para ver quem vem jogar? Pelo amor de Deus! É uma Copa do Mundo e as vendas são realizadas antes da definição do jogo. E a concorrência é grande, independentemente dos times em campo. Quem comprou ingressos para a Copa das Confederações sabe disso.

Renato Fran

Operação Vortex

Sobre a Operação Vortex, é engraçado que em momento algum se ouviu falar que prenderam os receptadores de peças roubadas, os empresários das autopeças. Falam somente dos policiais que receberam as propinas, mas o que aconteceu com quem deu a propina?

Publicidade

Alexandre Pires

Mais Médicos

Por que o governo não institui também um programa Mais Professores? A educação está tão carente de atendimento nesse Brasil quanto a saúde pública. É descarada a atitude eleitoreira do Mais Médicos, que tenta manter o povo humilde e ignorante para poder aceitar a política sofista do governo.

Fábio Dias Canella

Aborto

Publicidade

Deixo meu respeito e reconhecimento a Karen Fernandes pelo artigo "A liberdade é filha, e não dona do direito" (Gazeta, 6/9), pela excelente visão e excepcional colocação de sábias palavras. Hoje parece moda as pessoas ficarem acima e além do direito à vida.

Edmar Paulo Scherer

Gestão

A coluna de Celso Nascimento (Gazeta, 8/9) traz aquilo que muitos dos paranaenses já imaginavam e os funcionários públicos previam com o "novo jeito de fazer política": a incompetência e ingerência política administrativa. A tal Resolução Conjunta 02/2013 do Conselho de Gestão Administrativa e Fiscal do Estado, reproduzida pelo colunista, atesta que o estado está em convulsão financeira, ainda que dados tragam um aumento na arrecadação tributária aos cofres públicos. O resultado será traumático, principalmente para os professores, que mais uma vez terão seus créditos que são de direito e fato enrolarem-se em uma bola de neve.

Marcelo Rebinski, professor

Publicidade

Aposentadoria

As ratazanas estão começando a deixar o navio que afunda. O maior cara de pau é esse tal de Genoino, que soube que vai para a cadeia e está buscando uma maneira de continuar recebendo, agora uma aposentadoria por invalidez. Isso é um absurdo, pois, se a doença não o impediu de roubar, não o impedirá de trabalhar, como tantos outros simples mortais.

Paulo Moutinho

Espionagem

Conforme notícias na imprensa, o Brasil foi o único país que exigiu uma explicação clara e firme dos EUA sobre a espionagem. Países europeus, como Itália e Alemanha; ou mesmo o México não tiveram a mesma reação, porque eles também praticam espionagem. Uma coisa é certa, o governo norte-americano irá dar uma explicação por escrito ao governo brasileiro, mas os EUA continuarão fazendo espionagem, pois é uma prática internacional de longa data. Só resta ao Brasil não fazer mais estardalhaço e desenvolver um sistema de contraespionagem, como fazem os outros países, e ponto final.

Publicidade

Edgard Gobbi, Campinas – SP

Engenheiros 1

Como dito na matéria sobre o déficit de engenheiros (Gazeta, 5/9), o que falta aos estudantes é o ensino de base. As chances de o aluno concluir o curso são muito maiores se ele tiver um contato com as matérias do curso antes mesmo de entrar na faculdade.

Thomas Ribeiro de Campos Bordignon

Engenheiros 2

Publicidade

Sobre a elevada desistência de estudantes nas escolas de Engenharia, pergunto-me se o problema não está no sistema de acesso, seja vestibular ou Enem. Anos atrás, os exames valorizavam as aptidões específicas dos candidatos. Sua aptidão para as matérias de Exatas era o principal objeto de avaliação. Tal sistema era bem mais inteligente que o atual, não gerando a frustração decorrente de um aluno só descobrir que sua aptidão não é aquela após cursar os primeiros anos.

Marcos Lefevre

Justiça

Estou há mais de três anos com uma ação de despejo porque a Justiça do Paraná mantém no imóvel há mais de três anos um inquilino que nunca pagou nem um centavo. Erros, irresponsabilidade, ingerência, incompetência: infelizmente, é isso o que encontramos na Justiça paranaense.

Roberto Carlos Moro Filho

Publicidade

Black bloc

A propósito da foto de Caetano Veloso mascarado de "black bloc", dá para dizer que, como artista, poeta, cantor e compositor, ele merece uma nota altíssima. Já como pessoa, vê-se que evoluiu pouco desde os idos de 1964, quando se vestiu de insurgente. Péssimo exemplo aos jovens brasileiros.

Euzir Baggio

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.