Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Paraná que queremos 1

Creio que precisamos, urgentemente, voltar às ruas, como na época do movimento "O Paraná que queremos" (Gazeta, 9/6), pois hoje na Assembleia, o interesse dos deputados é por um avião, ou carros de luxo. Se não quisermos que volte a acontecer o que ocorreu na antiga gestão, precisamos dar um basta!

Jacson da Silva

Paraná que queremos 2

Leis ou instituições não têm poder para mudar o caráter de quem quer que seja. A pergunta do presidente da Assembleia, Valdir Rossoni, ao repórter, sobre se queria também saber a cor da cueca dele, mostra bem a visão que possui dos que o elegeram e do valor que atribui ao que é público.

Álvaro Pereira de Souza

Battisti

O ex-terrorista italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos e refugiado no Brasil, foi absolvido e solto pelo Supremo Tribunal Federal, atropelando tratados internacionais e envergonhando os brasileiros que ainda têm a capacidade de se indignar. Estamos em adiantando estado de degradação moral com o consentimento da covarde omissão da sociedade.

Sergio Villaça, engenheiro civil

Battisti

A decisão do Supremo Tribunal Federal de impedir a extradição de Battisti combina com a decisão equivocada do presidente Lula, pouco antes do fim de seu segundo mandato. Graças a Lula o terrorista assassino vai viver como pregava o mote de campanha dos petistas: "Sem medo de ser feliz ". Rui Barbosa deve estar se revirando no túmulo com a possibilidade de a Itália recorrer ao Tribunal Internacional de Haia pelo fato de o presidente Lula, por motivos ideológicos, ter rompido com um acordo internacional.

Mara Montezuma Assaf

Gleisi ministra

Como se adquire experiência? Somente exercendo o cargo. Ninguém nasce experiente, pois a vida é um aprendizado. E de que adianta tanta experiência quando ela vem aliada de esperteza para causas próprias? É o caso daquele que, mais uma vez, saiu pelas portas do fundos do governo federal. No caso da Gleisi Hoffmann, agora ministra, por todos os cargos pelos quais passou até hoje só deixou coisas boas. E sem falar que as mulheres costumam ser mais sérias e honestas.

João Carlos Cassoli

Carros de luxo

A Assembleia poderia locar carros sim. Porém seguindo critérios de bom senso, economia e austeridade. Isso não diminuiria, muito pelo contrário, engrandeceria as atitudes dos parlamentares, mostrando cuidado com os recursos públicos.

Waltencir Brito

Distribuição de médicos 1

Uma boa solução para a distribuição desigual de médicos pelo Brasil (Gazeta, 9/6) seria que todos os alunos de Medicina que estejam estudando em universidades federais assinassem um contrato pelo qual teriam de clinicar no interior dos estados, tão logo estejam formados. Pois se nas universidades federais não há mensalidade, seria uma forma de retribuição ao Estado. Além do que, os salários que alguns pequenos municípios, como o de Joaquim Távora, oferecem aos médicos não podem ser ignorados, principalmente por quem está se formando.

Selma Gonçalves

Distribuição de médicos 2

Para que haja uma distribuição igualitária de médicos no Brasil seria necessário oferecer condições realmente boas para quem queira se deslocar para outras regiões. Boas escolas para os filhos, condições de poder aumentar seus conhecimentos, condições tecnológicas para realizar sua função com eficiência, ter pessoal qualificado para apoiá-lo, e não ficar exposto a processos por falta dessas condições mínimas de trabalho.

Roberto Pesserl

Guarda municipal 1

É inacreditável que a prefeitura de Curitiba queira restringir mais ainda a atuação da Guarda Municipal. No Centro da cidade por exemplo, a guarda hoje é a principal e melhor proteção que temos. É um desperdício de material humano, armas e carros apenas para cuidar do patrimônio.

Gilberto Muniz Machado

Guarda municipal 2

O que está acontecendo na política de segurança pública? O cidadão merece e tem o direito a proteção eficiente, independentemente se realizada pela Polícia Militar ou Guarda Municipal. Na Câmara Municipal, os vereadores vão discutir a função da guarda para que não possa mais proteger os cidadãos. Essa mudança irá prejudicar a população, retirando o suporte de segurança pública que atende pelo telefone 153.

Stephan Knecht, presidente do Conseg do Hugo Lange

Greve na Volkswagen

A greve na Volkswagen não está gerando nenhum impacto na população. Aliás, a maior parte nem está sabendo que ocorre uma greve. Se fosse uma paralisação no transporte coletivo, nos aeroportos ou no abastecimento de alimentos, os efeitos da greve seriam sentidos no primeiro dia. A produção de veículos é vasta e pulverizada em muitos fabricantes. A greve pode durar seis meses e a vida continuará normal para a população. Tudo está levando a um prejuízo aos próprios grevistas e à economia regional.

Claudio Todeschini

Coritiba 1

Parabéns ao Coritiba pela maravilhosa campanha! Mostrou ao Brasil que o Paraná possui um time de garra e com grande qualidade, apesar de a mídia nacional sempre ignorar nossos clubes, mesmo quando estão em boa fase.

Marcelo de Souza Costa

Coritiba 2

O Coritiba mostrou uma incrível força de reação que culminou com os shows proporcionados pela sua torcida e pelo seu time na decisão da Copa do Brasil. A vaga para a Libertadores e, quiçá, o título nacional poderão vir se a brilhante campanha continuar durante o Campeonato Brasileiro.

Patrício Caldeira de Andrada

Coritiba 3

Obrigado Coxa! Não perdemos nada no jogo de quarta-feira, só deixamos de ganhar mais um título. Esse foi o melhor jogo da história do clube.

Rodrigo Neiva

Nota rosa

O Banco Central esqueceu que existem as pessoas com deficiência visual neste Brasil, que usam caixas eletrônicos com encaixe para fones de ouvido. Como vamos identificar notas com mancha rosa?

José Luiz Novoa

* * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.