Sou contra o governo aplicar o dinheiro da Paranaprevidência em ações (Gazeta, 13/5). Se é permitido até 30% e o Conselho decidiu aplicar apenas 15% por medida de precaução e segurança, é porque não é segura essa aplicação. Quem garante?

CARREGANDO :)

Osmar Checchi

Paranaprevidência 2

Publicidade

A Paranaprevidência deveria primeiro quitar seus débitos com seus contribuintes e depois pensar em investir em ações.

Itapuã Amaral

Inflação

Os eleitores do PT estão tendo a oportunidade de entender o que significa o termo "herança maldita", cunhado por Lula e exaustivamente usado para qualificar o legado dos seus antecessores. Aquela tal "herança maldita" era uma coisa abstrata, nunca sentida pelo povo. Agora, com a saída de Lula do governo, está se materializando. É aquela já esquecida inflação voltando a nos assustar.

Ronaldo Gomes Ferraz, engenheiro

Publicidade

Partido único

O senador Cristovam Buarque no artigo "Alerta:partido único no Brasil" (Gazeta, 13/5), discorre sobre os riscos que a democracia brasileira corre com indicativos da possível instituição de partido político único em nosso país. Em determinada parte do seu comentário, ele se refere as organizações não governamentais que viraram associadas do governo, bem como os sindicatos amarrados a esse mesmo governo, intelectuais calados e os partidos políticos de oposição limitados a serem apenas denunciadores, pois nem críticos conseguem serem mais.

João Candido de Oliveira Neto

Autonomia dos municípios

A politicagem na esfera federal retirou recursos dos municípios para que os prefeitos passassem a andar com "pires nas mãos" nos corredores de Brasília.

Publicidade

Marcelo Zanello Milleo

Novos estados

A ânsia da maioria dos políticos brasileiros para abocanhar os recursos públicos do Brasil é de uma criatividade ímpar. De olho no erário, nossos parlamentares estão planejando uma nova fonte de renda, ao tentarem dividir o estado do Pará em três: Pará, Carajás e Tapajós. Mais dois estados novos para serem sustentados pelos contribuintes que já pagam a maior tributação do mundo.

Benone Augusto de Paiva

Fantasmas da Assembleia 1

Publicidade

Falta dinheiro na saúde, educação, habitação, mas não falta para pagar os fantasmas. Faz um ano que estamos ouvindo falar dos fantasmas e tais fantasminhas continuam felizes. E os deputados continuam não sabendo de nada.

Aliceu Canassa

Fantasmas da Assembleia 2

Ao invés de se afastar até provar inocência, o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni, atribui as denúncias a supostas forças ocultas. O Ministério Público é real. O movimento Paraná que queremos é uma reunião de milhares de forças reais. Se existem outras forças, Rossoni deve dar nome aos "bois" para que também possamos agradecer aqueles que colaboram com a transparência pública.

Fernando Matos

Publicidade

Hidrelétrica de Mauá

Ate quando os políticos gananciosos vão continuar a destruir nosso planeta? O Paraná tem energia de sobra e estão destruindo o que resta da Mata Atlântica. E ainda, como não bastasse, quem ganha no final é o Estado que só do consumidor final cobra 35% de imposto.

Edson S Andrade

União homoafetiva

O professor Carlos Ramalhete foi extremamente feliz na sua análise sobre a aprovação pelo STF da união estável homoafetiva (Gazeta, 10/5). Deu uma aula sobre a função das leis que procuram preservar a família e denunciou a leviandade que anda em moda, que põe o afeto, seja de que natureza for, acima das responsabilidades.

Publicidade

Sueli Caramello Uliano

Crime de homofobia

Concordo que a legislação brasileira deve proteger o ser humano contra qualquer tipo de violência física e moral. Sou contra qualquer tipo de preconceito. Porém, por favor, não me venham dizer que sou obrigado a ver dois homens "trocando carícias", não gostar e acabar sendo preso por não concordar com tal ato.

Ricardo Freitas

Uberaba digital

Publicidade

Participei como voluntário no projeto do Uberaba Digital e gostaria de contar a experiência que vivemos. Durante a execução do projeto, pude constatar a boa vontade do setor privado em realizar ações sustentáveis diretamente ao cidadão. A mobilização da sociedade junto com a iniciativa privada pode trazer muitos benefícios para seu bairro, comunidade ou mesmo cidade. A união das pessoas possui o poder real de conquista. Que essa iniciativa sirva como catalisador de novas ideias.

Rômulo Bronzel, advogado

Crimes

A criminalidade aumenta na medida em que há recuo e falta de investimentos no setor de segurança.

Pedro Baptista

Publicidade

Torcidas organizadas

Deixo aqui meu apoio à diretoria Coxa-Branca de barrar materiais de torcidas organizadas no estádio. A torcida é mais que importante ao clube, porém as organizadas deveriam ser extintas.

William Bueno de Lima

História de João

A coluna de José Carlos Fernandes "A história de João (Gazeta, 13/5) descreve em poucas linhas uma linda história de vida. Quisera eu, também louco por carros, encontrar tempo entre a família e meus dois empregos para levar o João dar uma volta pela Estrada da Graciosa, de carro conversível, em silêncio, sem pressa, sem pensar em nada, apenas contemplar a vida.

Publicidade

Rodrigo de Freitas

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Publicidade

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.