• Carregando...

Segundo o advogado Marcelo de Araújo, a proposta de parcelamento de multas vai contra os princípios da finalidade da punição (Gazeta, 19/6). Com 35 anos de carteira, sem nunca ter provocado nem um acidente grave, nunca pegar num volante após tomar uma latinha de cerveja que fosse fui multado em quase R$ 600 a 45 km/h, com uma moto nova enquanto fazia a mudança da carteira de motorista. Não contesto a multa nem o trabalho dos patrulheiros, mas, por se tratar de um valor exorbitante não consigo pagá-la. Se não houver parcelamento, vou encostar a moto, e o governo vai deixar de receber o dinheiro.

José Carlos Novisk

Parcelamento de multas 2

Já está mais do que provado que multas não reduzem o número de acidentes, não reduzem o número de vítimas, não reduzem o número de infrações e principalmente não educam! Que tal investir mais recursos, mais tempo e mais inteligência na formação do motorista?

Rodrigo Jacinto

Orelhão quebrado

Tenho tentado usar com frequência os orelhões do centro da cidade, em especial os localizados na Praça Carlos Gomes. Sempre encontro aparelhos quebrados ou fora de funcionamento. Boa parte desses aparelhos foi vítima de vandalismo, porém o que me chama a atenção é o fato de sempre os mesmos aparelhos estarem quebrados. Aparentemente esses telefones não passam por uma manutenção já há algum tempo ou, então, os vândalos atacam sempre os mesmos aparelhos?

Fábio Sterza

Violência escolar 1

Os adolescentes precisam assistir a palestras com psicólogos e advogados que mostrem a eles que a violência não é o melhor caminho para a autoafirmação, que pode vir da prática de atividades esportivas e culturais de acordo com a personalidade de cada um. As noções de direito e criminalidade são bem vindas nas escolas. Noções de psicologia que ajudem os jovens a encontrar a sua identidade dentro do bem em uma realidade muito violenta. Contamos com o bom-senso deles!

Yayá Petterle Portugal

Violência escolar 2

A violência no ambiente escolar se dá pela falta de responsabilidade da família na educação dos filhos, da impunidade aos maus alunos e, ainda, da influência das drogas nos jovens.

Rita Taborda

Sisu 1

Como o porcentual das vagas reservadas ao Sisu na UFPR ainda é pequeno, a influência é pequena, mas à medida que forem aumentando os porcentuais, a universidade deixará de ser do Paraná e passará a ser de todo o Brasil (Gazeta, 19/6).

Marcos de Luca Rothen

Sisu 2

Sou universitário da UFPR. Tenho orgulho de fazer parte desta elite acadêmica. Durante um ano estudei, me dediquei para chegar aonde cheguei com muito esforço, passando pelo tão temido vestibular. E quando li na Gazeta que a UFPR adotaria o Sisu como critério de seleção, confesso que fiquei deveras chateado. Embora respeite a decisão da universidade, acho plenamente contestável a escolha da instituição, que sempre foi lembrada pelo processo seletivo bem formulado.

João Pedro Marchi Pizzatto

Carga tributária

Confiro a carga tributária incidente em minhas faturas, mas fico revoltada pensando em tudo que eu faria e que os governantes não fazem com o que arrecadam. É vergonhoso saber que a maior parte do dinheiro desviado nunca retorna. É provado, filmado, gravado o desvio, mas eu nunca vi uma cena em que o político devolve o produto do roubo.

Eliana de Barros Coelho

Denúncias de improbidade

Com relação ao texto "Denúncias de improbidade demoram para ser julgadas" (Gazeta, 21/6), penso que a competência para o julgamento deveria passar para a Justiça Eleitoral, já que ela fica ociosa a maior parte do tempo. Na Justiça estadual há muita ingerência política, por essa razão os processos podem se arrastar no tempo. Só que para mudar isso teríamos que alterar a Constituição.

Willian Yahz

Diários secretos 1

Tenho visto que a imprensa é muito mais útil para fazer justiça do que a própria Justiça. Talvez o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus, tenha razão. Os magistrados são despreparados, pois até agora nada de concreto aconteceu, apesar das notícias diárias sobre o assunto. Só espero que os jornalistas que cobrem o tema não cansem antes de que imbróglio chegue ao fim.

Lúcio Biscaia, professor

Diários secretos 2

A transparência na AL deve ser total e não apenas maior. Chega de políticos corruptos que se elegem para enriquecerem seus parentes, amigos e eles mesmos. Eles agem como se soberanos fossem, fazem as leis de acordo com seus interesses, raramente em benefício da sociedade. Infelizmente a política não é levada a sério a ponto de atender apenas às necessidades da sociedade.

Gilberto Zanetti

Vaga no STF

Luiz Edson Fachin, advogado e professor, é a maior autoridade em direito civil do Brasil. Preenche todos os requisitos constitucionais para ser membro da suprema corte do nosso país. Espero que os paranaenses Paulo Bernardo e Samek, amigos do presidente Lula, façam valer os seus prestígios nessa nomeação e que o Paraná não venha a ser preterido como em outras vezes. Precisamos superar o preconceito de que o Paraná não tem prestígio nacional. Será que vamos perder para

Márcio Tomaz Bastos novamente?

J. B. Pio Vieira, advogado

Sanções contra o Irã

A ampliação do embargo ao Irã não deverá deter o programa nuclear daquele país, mas certamente irá atrasá-lo. Acredito que o objetivo seja este mesmo: enfraquecer primeiro, para a etapa definitiva de intervenção militar. As cartas já estão marcadas desde o tempo de Bush e seu eixo do mal. Nada mudou na política belicista norte-americana com Obama, que venceu o Prêmio Nobel da Paz! Assim, quem deterá o projeto de estrangulamento de mais uma nação que se opõe aos EUA?

Sérgio Corrêa

Águas do amanhã

Sempre podemos melhorar. Há 20 anos Curitiba separa lixo, uma etapa da reciclagem e por si só uma ação de grande significado. Ao convocar a população, a questão do lixo ganhou visibilidade, mas a reciclagem tem legitimado o desperdício, ela também gera poluição e lixo. Curitiba precisa dar um passo à frente e reduzir a quantidade de lixo. As indústrias de bebidas precisam oferecer aos consumidores garrafas retornáveis.

Marisa Bandeira

Filmes em 3D

O grande problema do cinema 3D é que, como qualquer tecnologia, especialmente nova, ela é bem e mal usada. No caso do 3D, filmes convertidos como Fúria de Titãs fazem com que o público realmente não veja diferença alguma.

Mas Avatar ou Toy Story 3, por exemplo, são experiências completamente diferentes em 3D e 2D. Quem vê Fúria de Titãs em 3D realmente se decepciona e acha que o 3D é ruim. O que não é o caso.

Flávio Jayme

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]