Acho lamentável o estado de manutenção de nossos bosques e praças (Gazeta, 22/4). Um bom exemplo disso é o Bosque Alemão, outrora maravilhoso com os contos dos Irmãos Grimm e sua caminhada no bosque da bruxa, atualmente parcialmente interrompido e com muita manutenção a ser feita. O ônibus de turismo para os turistas é importante, desde que todos os locais visitados estejam compatíveis com a visitação e civilidade.
Roberto Boscardin
Parques e praças
Nem os parques nem a cidade estão conservados. Os parques com águas imundas, malcheirosas, podendo passar doenças, fora o perigo da dengue. Ruelas repletas de barro, onde o cidadão corre o perigo de cair na lama. As ruas de todos os bairros estão em estado lastimável. Não tem calçadas e as vias públicas estão intransitáveis. O prefeito que saiu não fez nada e o que está entrando vai alegar que não teve recursos. Para onde será que estão indo os valores arrecadados com os impostos? Primeiro Mundo? Publicidade enganosa!
Luiz Dias
Veículos roubados
Na mesma proporção em que desaparecem os veículos furtados, aumentam os desmanches de "fundo de quintal", fantasiados de oficinas. É bobagem justificar o baixo índice de recuperação porque temos fronteiras, já possou o tempo de levar carro para o Paraguai, eles são desmontados por aqui mesmo e outros são clonados. Aumentando a fiscalização nesses locais, a maioria sem qualquer documento, certamente cai esse vergonhoso índice de ocorrências sem respostas das autoridades.
João Arnaldo
Cadeirinhas no carro 1
Não contesto o uso da cadeirinha, pois tenho uma filha de 3,5 anos e temos o costume de usá-la desde que ela nasceu. Mas tenho uma dúvida: quando nós eu, minha esposa e minha filha pegarmos uma carona com meu irmão, no carro dele, como fica? E no caso dos táxis, como o taxista vai recusar um passageiro com criança?
Perci Roberto da Silva
Cadeirinhas no carro 2
Acho que a lei está corretíssima e deve obrigar os pais a colocarem a cadeirinha nos seus carros para proteger as crianças. Mas eu não tenho filhos, por isso não vou comprar a cadeirinha, que não é barata. Eventualmente dou carona a amigos e parentes que possuem crianças pequenas, e que teriam de pegar ônibus com as crianças no colo, também sem segurança nenhuma. O que eu faço, falo para as pessoas com criança que não vou dar carona para não ser multada?
Silvia Cwiertnia Calabaida
Indisciplina 1
Cumpre aos gestores dos sistemas de educação básica colocarem com urgência e prioridade o tema "disciplina" na pauta do debate pedagógico (Gazeta, Educação, 21/4). O clima nas escolas está insuportável. Professores não conseguem tempo para ensinar durante suas aulas, pois estão a todo momento "cuidando" dos alunos, contendo licenciosidades e procurando evitar danos materiais e violências físicas e morais. O resultado é o mais óbvio possível: professores adoentados e alunos analfabetos!
Não adianta absolutamente nada culpar os professores por esse estado de coisas.
Sebastião Donizete Santarosa, professor
Indisciplina 2
A educação precisa do olhar de quem está do lado de fora da escola. É incrível, mas insiste em práticas que mais levam ao caos. Não se discute, mas urge que se faça emergir um novo professor/educador. O que hoje enfrenta a sala de aula, em sua maioria, já é fruto do fracasso escolar, chega mal preparado e mal pago, sem condições de promover seu preparo para enfrentar a condução do processo educacional.
Zita Ribeiro Borges
Alles blau, Lothar
Achei uma homenagem ao meu velho amigo Lothar muito bonita e válida a coluna do jornalista José Carlos Fernandes dessa sexta-feira (Gazeta, 23/4). J já era hora de se lembrarem dele desse jeito. Só se esqueceram de mencionar que, além de grande amigo das crianças, ele mais parece com o pai de todos, pois sempre está junto e não admite que falem das suas crianças.
Karin Hoffmann Nunes Ribeiro
Regulamentação para cães
Poderia haver uma licença para os animais que teria de ser paga todos os anos (como o IPVA). Porque as pessoas que têm animais de estimação não pensam se estes vão incomodar os vizinhos, morder alguém, ou até atacar os donos. Eu moro no bairro Boqueirão em um condominío fechado de casas, o quintal é pequeno, e tem uma casa que possui sete cachorros e um gato. Todo dia é um inferno por causa de latido e miado, principalmente de madrugada, não se pode dormir e de dia não tem sossego. Acho que se tivesse uma lei não aconteceria isso.
Patricia Filla
Diários secretos
Certa vez um então futuro presidente disse "tem 300 picaretas lá em Brasília". Acho que não precisamos ir tão longe. Tem gente pior aqui por perto. É impressionante a cara de pau dos nossos políticos: um defendendo o outro, um justificando as falcatruas do outro, uns dizendo-se desconhecedores do que acontece em seus gabinetes; uns perguntando-se com cara de falso anjo "onde será que nos erramos?".
E cadê a oposição?
Naldino A. Antonelli
Sertanejo universitário
Nada contra o gênero sertanejo universitário, afinal, gosto não se discute. O problema são as letras grosseiras, sem conteúdo ou sem engajamento algum. Além das melodias repetitivas e sem inspiração. Se é esse o tipo de músicas que os universitários ouvem atualmente, acho que eles estão alienados e culturalmente pobres. Nada como o bom, velho, politizado e criativo Rockn Roll, este sim, um gênero que jamais vai sair de moda!
Jane Soares
Livros no lixo
Eu acho que a diretora da escola onde foram achados os livros no lixo tem de ser responsabilizada pelo fato. E deve ser investigada para esclarecer a população o que está acontecendo.
Será que não há outras irregularidades?
Mauricio Busato Ribeiro
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião