Enquanto figurões da política estão preocupados com qual partido escolher para saírem como candidatos, o eleitor, que deveria ser a parte principal de uma eleição, está cada vez mais distante da classe política, que sempre envergonha o nosso país. Será que algum político ainda vai conseguir conquistar os milhares de eleitores que pensam em não votar mais em ninguém?
José Vilmar dos Santos
Diplomacia
O professor Rubens Ricupero (Gazeta, 2/9) estaria correto em sua opinião sobre a fuga do senador boliviano para o Brasil caso essa lógica valesse em outros países. Será que o Equador teria chance de retirar Assange de sua embaixada em Londres e trazê-lo para a América? Impossível. Será que alguém poderia dar asilo e retirar Snowden da Rússia sem represália norte-americana? Improvável. Embora a atitude de Saboia possa ser considerada correta, o desrespeito ou o descaso aos superiores constitui violação da ordem institucional.
Sérgio Corrêa
Natan Donadon
Creio que temas delicados e de extrema relevância política e de moralidade pública, como a votação na Câmara Federal que decidiu pela permanência no cargo do deputado Natan Donadon, deveriam por princípio ter votação aberta, transparente e nominal. O corporativismo entre os nobres parlamentares acaba revelando uma triste sina entre seus pares: uma grande parcela de nossos representantes são desprovidos de caráter, moral e dignidade!
Célio Borba
PIB
O crescimento de 1,5% do PIB (Gazeta, 30/8) aconteceu graças à eficiência do agronegócio, que também é o sustentáculo na balança de pagamentos do país. Apesar da insuficiência de rodovias, ferrovias, armazenagem e o custo operacional ainda elevado dos portos brasileiros, esse setor continua indo em frente, tornando-se um oásis nesse cenário de tanta incerteza na economia brasileira.
Edgard Gobbi, Campinas SP
Educação
No editorial "Professor é aquele que aprende" (Gazeta, 1/9), há ao menos dois enfoques a considerar: o propósito da busca dessa profissão e o caos acumulado no sistema de ensino básico desestimulando alunos a entender a importância dos estudos. Como toda profissão, só se estabelece como professor quem abraça o magistério por amor e não por razões menores. E, analogamente, aos estudantes também se encaixa tal raciocínio, com a diferença de que eles são guiados por tutores.
Edilson Miaqui
Táxis
Precisamos de uma frota de pelo menos 1.500 táxis para atender à demanda em Curitiba. Também deveria ser criada uma central única, facilitando o acesso ao sistema de comunicação por rádio, para dar velocidade ao atendimento. E sistema de GPS integrado em todos os veículos para que a central possa identificar e localizar o táxi mais próximo do cliente. Sem melhoria em tecnologia de comunicação e aumento da frota, vamos dar vexame na Copa.
Augusto Santos
Fiação
Enquanto o mundo desenvolvido usa cabos de fibra óptica com redes subterrâneas, nós no Paraná brigamos por um espaço para pendurar um feioso emaranhado de cabos em nosso bisavô, o velho poste (Gazeta, 2/9). Eita estatal velha de guerra, que atraso!
Padre Jesus Messias Galieta, Campo Largo PR
Médicos cubanos 1
Como profissional atuante na área da educação, digo sempre para meus alunos que a educação se aplica a tudo e a todos, cai bem em qualquer circunstância e em qualquer lugar. A hostilidade dos médicos brasileiros para com os cubanos demonstrou que a educação ficou perdida ao longo dos anos de academia. Perderam uma excelente oportunidade de um protesto inteligente!
Sônia Reis, pedagoga
Médicos cubanos 2
Uma das desculpas esfarrapadas para a vinda dos médicos cubanos é que eles serão alocados em "rincões" para onde os médicos brasileiros não querem ir. Pergunto: Lapa e Mandirituba, que ficam a menos de 50 km de Curitiba, podem ser consideradas rincões? Não há médicos suficientes nessas cidades?
Marcelo Santana
Torcidas organizadas
Fico surpreso por ninguém ter levantado a lebre do patrimônio das torcidas organizadas. Recentemente, uma torcida pagou para exibir sua marca na camisa do clube. Temos torcida com sede própria, escola de samba, vendendo material esportivo com as cores do clube sem consentimento. Num clube vencedor e com finanças dia, os torcedores são sócios. Nenhuma "torcida" explora a paixão pelo clube.
Fernando Saldanha
Trânsito
Eu e minha filha quase fomos atropelados na Rua Carlos de Carvalho, próximo à Praça da Espanha, por um veículo esportivo importado, promovendo arrancada em velocidade incompatível com a via. Durante o tempo em que ficamos nas imediações, vimos vários veículos em alta velocidade no local. Entretanto, não havia qualquer viatura da Polícia Militar ou da Setran para fiscalizar os abusos cometidos.
Wallace Soares Pugliese
Gatos
A reportagem "O perigo mora em casa" (Gazeta, 1/9) apresentou uma informação incompleta para os donos de animais, principalmente os de gatos, em apartamentos. Ao contrário do que foi indicado, o uso de telas de proteção em sacadas é consenso em todo o mundo e o apartamento inteiro precisa ser telado para a proteção dos animais. É provado que não é a supervisão humana que evita as quedas.
João Carlos Garcia
Catedral
Parabéns pela ótima reportagem sobre a Catedral Basílica de Curitiba (Gazeta, 1/9). Eu possuo uma rara foto datada de 1948 retratando o coro feminino, bem como o antigo órgão Cavaille Coll que foi instalado na mesma. A música de órgão e dos grupos vocais sempre foi o grande destaque nas missas dominicais da nossa Catedral. Ela também abrilhantou os Congressos Eucarísticos de 1953 e 1960.
Ricardo Herrmann, professor de música da UFPR
Corrupção
Está na hora de exigirmos que nossos direitos sejam respeitados e que os amigos do alheio que usam colarinho-branco devolvam aos cofres públicos aquilo que roubaram do povo trabalhador. Se assim fosse, não precisaríamos de tantas doações.
Dulcelina Aparecida Messias
Empréstimos secretos 1
Eu acho um absurdo o BNDES conceder financiamentos secretos a outros países com recursos oriundos dos impostos. Visto que temos várias necessidades urgentes em nosso país, mandar dinheiro para fora é uma calamidade. Já bastam essas campanhas sociais globais.
Natanael Machado
Empréstimos secretos 2
Eu gostaria de saber se existe alguma oposição ao governo. O financiamento para Cuba foi para modernizar o porto da ilha, mas o nosso Porto de Paranaguá está sucateado e pagando multa por deixar os navios na fila. Por que o BNDES não empresta para os estados?
Gabriel Neumann Paula, São João do Triunfo PR
Imigrantes
Gostaria de parabenizar a Gazeta do Povo pela reportagem "Cultura empreendedora de imigrantes fomentou novas empresas no Paraná" (Gazeta, 1/9). Apenas faltou ressaltar a importância de outras culturas, tais como a libanesa e a judaica, entre outras.
Mohamad Nabil Zahoui
Saúde
Fiquei horrorizada quando soube através de uma médica da Unidade de Saúde da Praça Ouvidor Pardinho que o Programa do Hipertenso não existe mais e que os médicos estão proibidos de falar sobre ele. Fiz parte desse programa e agora não faço mais. Recebi uma receita para retirar remédio para a hipertensão por um ano e não precisarei mais medir a minha pressão e nem me pesar todo mês, como fazia antes para poder pegar os remédios. É uma pena!
Ana Cristina Rittes
Nostalgia
Parabenizo a coluna Nostalgia da Gazeta do Povo que retrata a história do curitibano e do paranaense através das fotografias. Como sugestão, gostaria muito que fosse publicado algo sobre os 105 anos do sistema penitenciário do Paraná, o antigo Ahú, que foi inaugurado em 1909 como penitenciária do estado.
Felis Russi Filho
Síria
Sobre a intenção do governo americano de bombardear a Síria (Gazeta, 2/9), a situação é muito difícil, mas alguma punição tem de ocorrer, caso contrário, o uso de armar químicas será um fato "banalizado" e irá ocorrer muitas outras vezes, não só na Síria, mas também em outras partes do mundo.
Alfredo Henrique Falce
* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.