Resido há mais de 50 anos no bairro Uberaba, na Rua Elias Moysés Schelela. Ela é um exemplo de tudo que não pode ser definido como rua. Para se ter ideia do problema, apenas quando os pedestres andam no meio da pista não sentem a inclinação da rua. Foram tantos os recapeamentos que, efetivamente, o que se vê são placas sobre placas de antipó mal colocadas.
Maria Anna Zeni
Pavimentação 2
Pouco antes da eleição, no ano passado, foram encaminhadas duas correspondências aos moradores da Rua Tenente Tito Teixeira de Castro informando que "uma antiga reivindicação dos moradores" seria atendida com a revitalização da rua em poucos dias. A eleição chegou, o candidato à reeleição perdeu no primeiro turno e o asfalto continuou igual. Enquanto isso, dá-lhe IPTU...
Romeu Franzen
Apartidarismo
Nos Estados Unidos há uma diferença radical entre os dois partidos, Republicano e Democrata, facilitando aos eleitores alinhar-se a uma ou outra doutrina. Acredito que um fator que deve influenciar os brasileiros a não ter preferências partidárias (Gazeta, 20/1) é a falta de conhecimento sobre as doutrinas dos partidos políticos, se é que eles têm alguma. Como eleitora, a impressão que tenho é de que os partidos não têm uma linha de pensamento definida para ter a liberdade de fazer qualquer aliança.
Rutilea da Silva Provete
Manobras fiscais
Muito boa e até com certa pitada de humor a reportagem sobre as manobras fiscais do governo (Gazeta, 20/1). A argentinização do Brasil não é flagrante, mas há tempos estamos nos inspirando nas medidas da presidente Cristina Kirchner. Quanto a Mantega, não vejo um plano para a nossa economia. São tomadas medidas isoladas, sempre por demanda. E como o cobertor, no caso, é curto, cada uma dessas medidas pede outras para correções de percurso. Duro é que ao fim a conta recaia sobre os contribuintes.
Helio Sugai
PM
O problema da Polícia Militar é seu regulamento ultrapassado, que vai de encontro aos direitos trabalhistas e dá total poder aos comandantes e oficiais que, muitas vezes para realizar caprichos, cometem abusos de autoridade, humilhando seus subordinados.
Cristiano Alessio
UPE
Talvez vândalos não tivessem invadido a sede da UPE (Gazeta, 21/1) se seus diretores permanecessem no local. Ao contrário do que eles disseram na reportagem, o casarão não ficou sozinho apenas em dezembro. Os membros da UPE quase nunca aparecem e, quando o fazem, é para promover festas, não trabalhar. É só perguntar para os moradores da redondeza que eles podem confirmar.
Camila Raiana
Paulo Freire
Afinal, o que pensam os críticos de Paulo Freire? A reportagem (Gazeta, 19/1) admite que eles existem, mas não lhes dá a palavra; só mostra aos leitores a opinião dos seguidores do "patrono da educação brasileira". Paulo Freire formou uma geração inteira de educadores. Se suas ideias fossem boas, a qualidade da educação no Brasil não seria tão ruim.
Miguel Nagib, Brasília DF
Diferenças intelectuais
Sou professor e já aprendi que não existe diferença de inteligência entre as pessoas; o que existe é a diferença de oportunidades e de dedicação. Comparando as gerações (Gazeta, 20/1), o que existe é apenas a diferença de acesso à informação.
Marcos de Luca Rothen, Goiânia GO
Calçadas de granito
A colocação da calçada de granito no Batel deveria ter sido antecedida pela substituição dos atuais postes de luz e a colocação de cabeamento subterrâneo. Pelo que se sabe, isso fazia parte do projeto original do Ippuc. Como primeiro fizeram a calçada de granito, pode ser que mais tarde tenham de quebrá-la para abrir as galerias para a fiação de luz. Outro detalhe ignorado é que Curitiba é de clima extremamente chuvoso e o granito, liso por natureza, em dia de chuva poderá virar um autêntico "sabão".
Rubens Andrade Santos
Pedágio
O pedágio é um mal necessário. Prefiro pagar pedágio a andar em estradas esburacadas, correndo o risco de acidente. Necessário se faz negociar uma tarifa mais justa e rever o valor do IPVA. Por isso sou contra desrespeitar a lei furando o pedágio. Como lutar pela democracia assim? Essas pessoas precisam responder pelos seus descontroles.
Sérgio José da Silva, contador
Bicicletas
O tráfego de bicicletas também necessita de asfalto liso. As bicicletas não têm amortecedor e o pneu é bem mais fino que os de um carro ou moto. Assim, a bicicleta está mais sujeita aos sacolejos resultantes de irregularidades no pavimento. Para que o ciclista possa trafegar numa velocidade constante e viajar de forma segura, o pavimento deve ser liso.
Eduardo Londres Pinha
Motoboys
Acho válida a ideia de instruir e orientar os motofretistas (Gazeta, 21/1), mas isso tem um custo muito elevado, aproximadamente R$ 1,5 mil, sendo que grande parte desse valor são taxas que devemos recolher ao Estado. Os motoboys e mototaxistas deveriam ter as mesmas isenções de impostos que têm os taxistas na hora de comprar suas motos. Dessa forma, os motoboys teriam melhores condições para cumprir a legislação.
Paulo Cesar Granadochaves
Torcidas
Os anos passam e há coisas que não mudam. Novamente as brigas entre torcedores estamparam jornais. Quando é que o Ministério Público do Paraná entrará na briga para acabar com as torcidas organizadas? Teremos de esperar novas fatalidades para que uma atitude enérgica seja tomada?
Luciano Wachholz
Férias
O desconforto de Cristovão Tezza sobre as férias (Gazeta, 22/1) é o mesmo sentido por mim: algo inexplicável que nos deixa inquietos e sem poder descansar, mesmo quando podemos fazê-lo. Conclusão: trata-se de uma das ilusões do capitalismo embutido dentro da nossa cultura ocidental. Somos programados para não descansar, até mesmo quando (achamos) que estamos descansando.
Allyson Dolenga
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.