Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Pedágio 1

Com certeza, o pedágio será mais justo se cobrado pela distância percorrida. Resta saber se vai ser quebrado o paradigma brasileiro de programar algo novo e continuar pagando muito caro por isso. No caso de implantação de pagamento no formato free flow nos pedágios, deverá por obrigação diminuir bastante o valor a ser pago. Ainda tenho minhas dúvidas se o usuário levará vantagem. Creio que é mais uma manobra para que os empresários lucrem mais.

Izael Arsie

Pedágio 2

Acho uma ótima ideia a cobrança de pedágio por quilômetro percorrido. Pois assim, em estradas que fazem ligação entre duas cidades com um grande número de pessoas circulando entre as duas, os usuários pagarão um valor mais justo. Seria bom esse novo sistema, mas se os preços não aumentarem para compensar.

Mahara Jabbar Drehmer

Pedágio 3

Em viagens ao Chile e França, fiz uso das rodovias pedagiadas. Nesses países há praças de pedágio como aqui, mas a cobrança é feita por trecho rodado. No Chile, o sistema free flow também é usado para cobrar pedágio dentro do Centro de Santiago. Na França, ao entrar na rodovia, o motorista que não possui o sistema free flow passa pela praça de pedágio, retira um tíquete em máquinas idênticas às dos estacionamentos de shopping, que é entregue na praça de pedágio da saída escolhida, com cobrança proporcional ao trecho percorrido. Simples e justo.

Eduardo Sabedotti Breda

Emendas cruzadas

Os parlamentares, após aprofundadas pesquisas em seus estados, concluíram que o Paraná não precisa de verbas da União. Por isso destinaram verbas a outros estados. Se não foi feito dessa forma, será considerada uma traição ao povo que os elegeu.

Renato de Souza Brito

Ministério do Esporte

Nossa presidente Dilma deve seguir a linha de que todos os acusados com provas sobre atos de corrupção devem ser afastados das funções, até prova de sua inocência. Não pode acobertar infratores de partidos que a apoiam politicamente.

Anirto Ernesto da Silva

Movimentos contra a corrupção 1

Movimentos populares carecem de credibilidade. Qualquer tipo de movimento levantado por qualquer pessoa é visto com desconfiança por muitos! Logo esse líder é considerado um futuro candidato a um cargo eletivo. A verdade é que o povo desconhece a força que tem.

Leonardo Silva da Costa

Movimentos contra a corrupção 2

O efeito dos movimentos contra corrupção existe e é grande, só não é tão grande quanto deveria ser porque muitos aprenderam que é mais fácil ficar cuidando da sua própria vida e apenas reclamar da situação e dos acontecimentos.

Jaime Majewski, Matinhos

Gansos animam delegacia 1

Se existem fatores positivos, como a diminuição da fuga na delegacia, já é um bom motivo para manter os gansos nela. Primeiramente deve se pensar em segurança e no bem-estar das pessoas. No caso do barulho que eles provocam, que tal procurar algo que possa mantê-los mais calmo, coloquem músicas clássicas.

Marcos Aurelio Hey

Gansos animam delegacia 2

Vários estudos pelo mundo já provaram que a interação entre pessoas e animais alivia o estresse, alegra as pessoas, dá mais responsabilidade e ajuda a incentivar o instinto de proteção. Pessoas que cuidam de delinquentes tendem a ser mais "duras" em relação aos sentimentos. Poder interagir com animais tão puros traz de volta o sentimento de proteção e cuidado. Acho que a vizinhança deveria se preocupar com outras coisas. Talvez devesse visitar os animais. Faria bem a eles.

Valéria Ghelardi Alves de Souza

Subsea 7

Com uma nova disponibilidade de área para implantação da Subsea 7, o governo do estado confirma aquilo que nós do litoral já sabíamos: que somos um povo abandonado pela administração estadual e que somente servimos de quintal da casa de alguns poucos turistas.

Plínio Marcondes

Klabin

Sobre a notícia de que a "Klabin planeja investir R$ 5,8 bilhões no Paraná" (Gazeta, 26/10), sugiro um contraponto: em 14 municípios com florestas de pínus será um desastre ecológico; o Paraná está se tornando plataforma de exportação de papel e celulose. As perdas ambientais compensam?

César Sanson

Convênio com SAS

O funcionalismo estadual, que tem tantos descontos no salário, deveria ter seu próprio hospital já há muitos anos.Acho injusto pagar para ser atendido por algo que temos direito pelos anos já pagos.

Telma B. Lacerda

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.