O pedágio está caro, as obras são superfaturadas e podem haver outras irregularidades. Mas, e aí? Se enviarem para a Justiça a coisa se vai se resolver daqui a uns 20 anos e até lá o contrato das concessionárias já venceu e, dependendo de quem esteja no governo, já terá sido renovado. O povo precisa entender que é tudo jogo de cena; por trás das cancelas eles se entendem.

CARREGANDO :)

Luiz Dias

Pedágio 2

Publicidade

No caso das supostas irregularidades e superfaturamento do pedágio, acredito que ocorre uma clara defesa do interesse privado em detrimento do interesse público. Creio até que a não abertura da Estrada do Colono e o impedimento da exploração do Lago de Itaipu no transporte de carga só acontecem porque prejudicaria os ganhos de empresas concessionárias do pedágio.

Oscar Vidal Ledesma Blanco

Congresso

Infelizmente, o Congresso Nacional só atua sob pressão popular. Basta ver as datas das PECs sobre cassação de mandatos e do fim do voto secreto para perceber que não há interesse em votar matérias que atinjam os "nobres" parlamentares. Mais do que nunca, o olho da imprensa é fundamental para que a população acorde e faça valer seus desejos. Não dá para continuar achando que as bolsas vão manter a população dormindo eternamente em berço esplêndido.

Luiz Fernando Mazzarotto

Publicidade

Mandato 1

Os políticos brasileiros não têm compromisso com o povo e com os votantes. Eles se preocupam apenas em receber os polpudos salários, toneladas de mordomias e benefícios. Parece que existe uma "ética" entre eles, que prega que quem não rouba protege quem rouba ou comete toda a sorte de falcatruas e pilantragens. Tenho a visão de que os políticos não passam de parasitas do dinheiro público, e nós é que paguemos tudo isso.

Airton Kraismann

Mandato 2

Frustração e revolta: esses são os sentimentos que metade da população brasileira experimenta no momento. Sim, porque os deputados que votaram a favor da manutenção do mandato de Natan Donadon, e que representam praticamente 50% do povo brasileiro, demonstraram, uma vez mais, como não se deve fazer política.

Publicidade

Carlos Roberto de Oliveira

Reforma política

Precisamos de uma reforma política que permita ao homem de bem, independente do poderio financeiro, se candidatar a um cargo eletivo e que resgate a credibilidade dos partidos. Também precisamos de uma revolução tecnológica e política que ofereça formas mais amigáveis de controle e participação. Já passou da hora de a sociedade assumir seu papel; é chegada a hora da mudança, o momento para cada um fazer a sua parte.

Carlos César Zanchi, advogado

Voto secreto

Publicidade

Como é possível um presidente do Senado declarar que o desejo da sociedade é que os políticos votem abertamente somente quando se tratar de voto pela cassação se seus pares? O Congresso decidiu que todas as votações sejam abertas, mas Renan quer tornar somente o voto pela cassação em uma atitude aberta. Do que Renan tem medo? Do governo ou do voto do povo brasileiro? A sociedade brasileira deseja transparência de seus eleitos e somente com o voto aberto o eleitor vai ficar sabendo como o seu escolhido age em Brasília.

Geraldo Buss

Aposentadoria 1

Engraçado que até piloto de avião que tenha se submetido a uma cirurgia cardíaca hoje em dia retorna à profissão. Mas José Genoino, deputado suplente que nem votado foi, condenado pela Justiça, entrará com pedido de aposentadoria por "invalidez permanente". Com certeza se aposentará com honras, enquanto o povo brasileiro não o consegue mesmo entrevado na cama. Em vez de ele começar a pensar como irá devolver aos cofres públicos tudo o que os mensaleiros surrupiaram, nós ainda vamos sustentá-lo?

Beatriz Campos

Publicidade

Aposentadoria 2

É hilária a solicitação de José Genoino de aposentadoria na Câmara dos Deputados. Será que ele está achando que o povo brasileiro é burro? Só falta agora a Câmara conceder tamanha aberração. Ele alega como justificativa do pedido que precisa de repouso absoluto. Pois bem, vai conseguir ficando em regime semiaberto.

Helio Ishida

Nomeação de ruas

A proposta de reduzir a cota de nomeação de ruas para vereadores é boa, boa para os vereadores, que assim terão mais tempo para não fazer nada! Eles dependem de outros setores da prefeitura para começarem a trabalhar, dizem que visitam os bairros, mas não veem o que os mesmos precisam, aliás, visitam apenas o bairro que os elegeu! São 75 bairros e 38 vereadores, assim sendo, o bairro que não elegeu ninguém não tem benfeitorias.

Publicidade

Luciano Atamanzuck

Engenheiros

O desestímulo ao curso de Engenharia é produto direto das péssimas condições de ensino.Tanto que o curso de uma das universidades de Curitiba está entre os 10 piores do Brasil, segundo o Ministério da Educação. Por serem péssimos, os cursos não dão motivação nem profissionalização suficiente para exercer a profissão. Outro aspecto importante é que os órgãos públicos e a iniciativa privada não cumprem resolução do Confea sobre o salário profissional. Esses desestímulos geraram esse caos que interfere negativamente em toda a sociedade.

Gilberto Felipe Daher, engenheiro civil

Ferryboat

Publicidade

Sobre a notificação ao ferryboat feita pela Capitania devido à falta de manutenção, começou a temporada da enganação. As autoridades notificando a empresa que opera o ferryboat para a realização de melhorias e eles se comprometendo a fazê-las. Aí passa a temporada e tudo volta ao normal, ou seja, nada é realizado.

Rachid Cury

Desigualdade

O Brasil não poderá comemorar sua independência enquanto persistir essa imensa desigualdade social entre pobres e ricos. Atualmente, a independência se faz não em relação aos outros países, mas principalmente entre os irmãos brasileiros que vivem em dois mundos, o luxo e o lixo. O hino dos excluídos que não têm nada a comemorar e que continuam dependentes e humilhados através dos bolsas-esmolas é um plágio tosco e real: "Dos filhos excluídos não és mãe gentil, pátria amarga Brasil".

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Publicidade

Liberdade de imprensa 1

Embora discorde da Gazeta do Povo em alguns pontos de vista, concordo totalmente com o editorial "Diligite Justitiam Vos Qui Iudicatis Terram" (Gazeta, 6/9) e espero que a nossa GP busque reparação total contra essa praga que assola o país, que é o corporativismo e os que se acham acima do bem e do mal, como é notório no Judiciário e em outras corporações públicas e privadas.

Alberto Garbin

Liberdade de imprensa 2

Isso é resultado de um sistema público contaminado em todos os seus pilares e que dá abertura para que esses "poderosos chefões" exerçam sua influência indiscriminadamente. Há um conhecido ditado que diz o seguinte: "Contra fatos não há argumentos". Espero que esse seja o começo do fim de um império.

Publicidade

Guilherme Candido da Silva

Liberdade de imprensa 3

Alguns juízes, desembargadores e outras pessoas que ocupam cargos públicos na alta esfera política e judiciária acreditam estar acima de tudo e de todos. Infelizmente, esses senhores ultrapassam o limite do bom senso chegando a parecer com os coronéis à época da ditadura. Decepcionante ter esse tipo de atitude registrada num estado do Sul do Brasil e numa cidade que se diz de primeiro mundo.

Luiz C. Segantini

Espionagem 1

Publicidade

Caro Obama, fomos colonizados por portugueses e espanhóis, apanhamos do tempo, da história, temos um porta-aviões bem sem-vergonha, uma dúzia de aviões de caça ultrapassados e um punhado de manifestantes nas ruas querendo um pouco mais de comida, saúde e escola digna... Veja bem o que houve com a nossa história, grampeie tudo o que puder e veja o quanto sofremos para colocar na cadeia um bando de políticos corruptos.

José Nachreiner Junior

Espionagem 2

Parece que ninguém viu os filmes de James Bond. Espionagem existe desde os tempos dos "Afonsinhos". Se você fica preocupado com a segurança de suas mensagens, procure um serviço de contraespionagem.

Paulo Rolim

Publicidade

Juventude

Temos uma geração que não dá importância ao trabalho, compra tudo que deseja, mesmo tendo de pagar em diversas prestações. Descalçam o tênis amarrado, pois sabem que no dia seguinte terão tempo para calçá-lo. Deveriam preparar-se para o futuro, desamarrando o tênis e deixando-o pronto para o dia seguinte para não serem surpreendidos pelo inesperado.

Altemir das Chagas Lima

Gaeco 1

A diferença entre a Polícia Civil e o Gaeco é que no Gaeco ainda não houve queixas de tortura, não se conhecem integrantes envolvidos em quadrilhas. Além disso, não é de conhecimento público que a Polícia Civil tenha apurado crimes cometidos por políticos influentes, não por incompetência, mas por razão de não ter autonomia. Sabe-se que os policiais sofrem perseguições, com transferências e outras represálias, sendo taxados de indisciplinados quando procuram fazer cumprir a lei.

Publicidade

Agenor Mendonça Domingues, militar da reserva

Gaeco 2

Causa estranheza a falta de aparição do senhor governador na imprensa do estado, logo ele que adora aparecer na mídia. Será que sua ausência teria alguma relação com as investigações do Gaeco sobre delegados e policiais envolvidos com o roubo de veículos? Estranho mesmo.

Afonso Arnhold

Educação

Publicidade

O artigo "Educação, produtividade e mercado de trabalho" (Gazeta, 4/9) erroneamente entende que durante todo os anos 90 houve hiperinflação. O texto também não mostra nenhuma relação concreta entre a taxa de desemprego e a qualificação dos profissionais, de hoje e daquela época, e nem discute a diminuição da qualificação devido ao sucateamento das universidades, que está acontecendo continuamente, mesmo com o Reuni.

Rafael Carvalho Barreto

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.