Sou a favor do pedágio. Penso que somente esse modelo, ao menos por enquanto, é o ideal para que tenhamos estradas melhores, mais seguras e confortáveis. Contudo, se estavam cobrando acima do que é de direito, as empresas têm de devolver. É assim que acontece se qualquer um de nós, cidadãos, nos apropriarmos de valores que não são nossos. Se as concessionárias não devolverem o dinheiro estarão incorrendo em crime passível de punição.

CARREGANDO :)

Flavio Augusto Vieira

Pedágios 2

Publicidade

As concessionárias estão cobrando um extra em cima de um contrato já lesivo ao povo paranaense, principalmente ao escoamento de nossos produtos agrícolas de exportação. Um contrato em que só se pensou nos interesses dos empresários. E os deputados, que recebem regiamente para fiscalizar nossos interesses, só descobriram o ocorrido aos 44 minutos do segundo tempo do jogo?

Carlos Roberto Berger

Diplomacia

Sobre o artigo "Onde está o senador Roger Pinto Molina?" (Gazeta, 6/6), desde os tempos de Celso Amorim nossa Chancelaria vem cometendo erros retumbantes! Ainda está viva na memória a entrega de duas refinarias da Petrobras a Evo Morales feita por Lula. Depois que o PT assumiu o governo, o Itamaraty tornou-se motivo de vergonha e chacota internacional. Será que o senador Roger Pinto Molina ainda está vivo? Sei não...

Luiz Schuwinski

Publicidade

Candidatos

Para nós, eleitores, os atuais candidatos não apresentam nenhuma esperança de mudanças no nosso país. Se existisse a opção NDA – nenhuma das anteriores – nas urnas, seria a favorita. Precisamos de uma reforma política imediatamente. Talvez com a reforma excelentes personalidades possam ter a iniciativa de se candidatar. No atual cenário político, pessoas de bem não sobrevivem na política.

Daniel Silveira

Trabalho escravo

A mentalidade de esquerda é lamentável. Para a esquerda, médico cubano pode trabalhar em flagrante regime de escravidão sem problema algum. Mais que isso, a esquerda acha que devemos remunerar o escravizador. Agora, se o empregador brasileiro descumprir apenas um dos mais de 230 itens das leis trabalhistas, segundo essa PEC do Trabalho Escravo (Gazeta, 5/6), será arbitrariamente enquadrado e poderá ter sua propriedade expropriada.

Publicidade

Nicolau Moreschi

Inflação

Dizem que a inflação está próxima a 7% ao ano. Gostaria de saber onde esse pessoal faz essas pesquisas, pois no Brasil definitivamente não é. Acredito que essas entidades acham que o povo é totalmente ignorante, mas muitos sabem fazer contas. A cada vez que se vai ao mercado é um susto. O índice de inflação deve estar chegando a 7% ao mês!

Cezar Luiz Vianna

Crianças

Publicidade

O que a criança precisa é de ter qualidade de vida! Necessidades básicas que estão garantidas pela Constituição Federal e não são cumpridas pelos governos. Maior violência contra as crianças é ver boa parte delas perecendo pelas ruas das cidades, passando fome, frio ou calor excessivo, e até dor física. Violência contra a criança é vê-la morrendo nos postos de saúde pública, diante dos olhos dos pais.

Jorge Alves da Cunha Júnior

Transporte público

O BRT nasceu em Curitiba e hoje muitas cidades o adotaram e estão aprimorando o sistema. Curitiba também poderia ampliá-lo e melhorá-lo. Não consigo entender a razão de ainda não termos o BRT ligando o Aeroporto Afonso Pena ao Centro de Curitiba; poderiam já ter aproveitado a Avenida das Torres e incluído isso nas obras de mobilidade para a Copa.

Roberto Yamassaki

Publicidade

Saúde preventiva

Ótimo o artigo "Elementos indispensáveis para uma política efetiva de saúde preventiva", de Felipe Dittrich (Gazeta, 5/6). Hoje temos cada vez mais crianças obesas, e a obesidade é uma doença que deve ser combatida preventivamente, como o autor coloca no artigo. Um dos principais responsáveis pela obesidade é o consumo de industrializados, como exposto. A educação alimentar deve fazer grande parte dessa busca por saúde preventiva.

Claudia Cesca

Copa do Mundo 1

A Arena ficou maravilhosa, sobretudo agora com a colocação dos adesivos da Fifa que deram um aspecto colorido e decorativo ao estádio. O único senão, a meu ver, é que foram colocados telões apenas nos fundos e nenhum nas laterais. Quem senta no segundo piso, da metade para cima, não pode ver os telões porque a ponte metálica que sustenta a cobertura encobre a visão dos telões. É uma pena porque todos os torcedores sentados nas laterais da metade para cima não poderão ver replays e outros lances.

Publicidade

José Wlodkovski

Copa do Mundo 2

As manifestações contra a Copa deveriam acontecer quando o Brasil foi escolhido como o país-sede, mas todos devem lembrar da festa que foi na época. Agora o que se vê é puramente oportunismo de categorias prejudicando uma população que trabalha duro e manchando a imagem do nosso país.

Marco Antonio Bonato

Lapa

Publicidade

É inconteste a alegria e enorme a satisfação de poder proclamar que a Lapa, a nossa querida Vila do Príncipe, nasceu há precisos 245 anos, sob a égide de Santo Antônio. Estamos com a data festiva do aniversário da Lapa batendo às portas. O 13 de junho está aí. Justo é que, aos nossos aplausos à aniversariante, juntemos lembranças de nossos antepassados. E nessas recordações, como preliminar a festividades tão esperadas, incluamos fervoroso culto à figura querida e exponencial de Santo Antônio, nosso lapiano mais importante.

Benedicto Bueno

Charge

A charge "morte de Pinóquio" (Gazeta, 6/6) é um deboche com relação à violência. Será esse o meio apropriado para nos colocarmos contra a violência? Ou estamos com isso apenas banalizando e aceitando-a como normal? Liberdade de expressão? Somos livres, sim, mas temos nossos limites, ditados pelo respeito aos valores que sedimentam a civilização. O rompimento disso é a barbárie.

Rui Kessler

Publicidade

Brasil

O brasileiro minimamente esclarecido e comprometido com sua consciência seguramente está envergonhado de tanta sujeira. É realmente inacreditável que neste país tenha-se de conviver, diariamente, com a alienação e a submissão a valores menores.

Carlos Roberto de Oliveira

Participação

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, faz cara de desentendido quando afirma que a crítica ao Decreto 8.243 é pura hipocrisia da oposição, pois seria "fazer um escarcéu em cima de um decreto que simplesmente regulariza o que já existe". Sim, realmente existe, mas é justamente essa regularização imposta por decreto que vai formatar um modelo de administração em tudo semelhante ao das republiquetas bolivarianas tão caras ao governo do PT.

Publicidade

Mara Montezuma Assaf, São Paulo – SP

Fumo 1

Admiro e leio todas as colunas de Carlos Ramalhete, mas foi com indignação que li seu último texto sobre o direito de fumar ou não em ambientes fechados (Gazeta, 5/6). Como fica quem é funcionário de uma empresa ou cliente de um restaurante ou similar, e tem um sujeito com esse hábito nada saudável? Vai arrumar confusão e brigar com o sujeito? Tem de ter lei sim.

Edelcion Lole Orben

Fumo 2

Publicidade

Tem pessoas que coam um mosquito e engolem um camelo. Como uma frase dita há tanto tempo pode ser tão atual para este país de contradições e absurdos? Agora querem que os fumantes fumem escondidos, como se estivessem cometendo um crime contra a humanidade, mas ao mesmo tempo querem liberar a maconha. Será que a maconha que querem liberar não tem fumaça?

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Aluguel de bicicletas

Recentemente estive na Cidade do México e em Puebla, uma cidade do porte de Curitiba, e ambas possuem sistema de locação de bicicletas. São centenas de estações e milhares de bicicletas por toda a Cidade do México desde 2010. Antes desconfiada, hoje a população reconhece e aplaude o sucesso do sistema, que é usado por estudantes, empresários, trabalhadores. Mesmo os taxistas afirmam que o trânsito melhorou. Quem sabe um dia o Brasil siga o exemplo do México.

Terence Keller

Publicidade

Presídios

Como neste ano presenciamos algumas mudanças em termo de Justiça e condenação -- outrora somente pobres e negros eram enclausurados e hoje vemos algumas pessoas de colarinho-branco ou engravatados indo para a jaula --, é bem possível os governos e as classes políticas promoverem ações com a finalidade de reestruturar as dependências carcerárias, afinal, estas podem vir a se tornar moradia de muitos.

Max Ney Telles

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Publicidade