Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Pesquisas eleitorais 1

As ações judiciais do candidato do PSDB Beto Richa para evitar a divulgação das pesquisas de intenção de voto no Paraná são reveladoras (Gazeta, 1/10). Não se trata de o candidato não acreditar nos dados revelados pelas pesquisas, pois ele nos primeiros meses de campanha fazia uso intensivo dos números que o apontavam com vantagem de dois dígitos em relação ao seu adversário. Também não é possível para o candidato dizer que não acredita nos institutos de pesquisa ou em suas metodologias, pois as pesquisas que ele usou por muitos dias em seus programas diários são elaborações das mesmas instituições. O dado revelador é que o candidato não sabe pelo visto conviver com o interesse contrariado. Como homem público expressa um horrível exemplo de desrespeito à opinião pública e ao desejo da sociedade.

Sebastião Camargo, professor

Pesquisa eleitorais 2

O Paraná está mais uma vez sendo envergonhado! Primeiro foram as falcatruas descobertas na Assembleia Legislativa onde uma verdadeira quadrilha estava ou ainda está instalada desviando recursos públicos. Agora é a proibição da divulgação das pesquisas eleitorais. Enquanto estava com folga nas pesquisas, mesmo malfeitas, elas eram adequadas para Beto Richa, mas, quando o eleitor começou a analisar as duas propostas e as vantagens perante o segundo colocado diminuiu muito, então elas passaram a ter irregularidades na visão desse candidato. Tal ação de Beto Richa é muito infantil e insegura!

Marcelo Souza

Debates 1

Os debates na televisão aconteceram em um horário muito na contramão e difícil. Acredito que deveriam ter substituído por uma outra programação em horário mais cedo, para que mais eleitores pudessem ter acompanhado tais debates!

Gil Maria Miranda

Debates 2

Todos os debates para presidente exibidos pelas redes de televisão são iguais. Monótonos, repetitivos e entediantes. No sistema de apresentação atual, os candidatos mais destacados pelas pesquisas pouco têm a proporcionar em termos de troca de perguntas e acusações, já que tudo é burocrático demais, com muito pouco tempo para perguntas e respostas. Pior é que muitas vezes os principais candidatos não têm a oportunidade de se enfrentarem, já que o sorteio sempre obriga o segundo colocado dirigir suas indagações, muitas vezes preparadas com bastante capricho para encurralar o favorito, para um candidato de menor expressão.

Habib Saguiah Neto, aposentado

Documentos para votar

Para que serve o título de eleitor? Como o eleitor está se sentindo com a decisão de última hora do STF sobre o documento exigido para votar? Estamos sendo considerados como um cidadão ou o quê? É preciso passar este país a limpo, começando pela moralização dos poderes constituídos.

Pedro I. Ceccon, economista aposentado

Desarmamento 1

O desarmamento está sendo eficientíssimo, combinado com a política de não reação, está dando uma segurança sem precedentes para o criminoso, que pode assaltar, estuprar, sequestrar à vontade. Para reduzir as taxas de homicídio por armas de fogo, primeiramente deve-se rever essa política hipócrita do desarmamento, devolvendo ao cidadão de bem o seu direito à autodefesa, inibindo a ação do criminoso. Além disso, só a educação salvará este país, atérias que falem de cidadania, da nocividade das drogas, de responsabilidade na condução de veículos e controle de natalidade têm de fazer parte obrigatória da grade curricular em todos os graus escolares!

Monichi K. Neto

Desarmamento 2

É muita inocência pensar que recolher armas de pessoas de boa fé irá ajudar a solucionar o problema de mortes por armas de fogo. Somente serão afetadas pessoas que respeitam a lei e não se incluem nesse conjunto de criminosos, que por vez continuarão com seus revólveres e cometendo crimes!

Ivo R. Tonev

Propaganda de alimentos

O alerta na publicidade de alimentos com alta concentração de sal, açúcar e gorduraé muito interessante, pois a maioria das pessoas come algo por necessidade, porém não sabe realmente o que está consumindo. Não tem a consciência dos males que aquilo pode trazer à sua vida. É também uma forma de diminuir a porcentagem de pessoas acima do peso, problema que já atinge 50% dos brasileiros. Temos de analisar também a questão da economia na saúde pública, cidadão informado é cidadão mais saudável, assim o governo economiza o dinheiro dos cofres públicos ou utiliza-o em outros problemas.

Marcel Diego Lemos

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.