A solução para combater a pirataria no Brasil é baixar a margem de ganho absurda dos fabricantes, de direitos autorais etc. e diminuir a tributação a patamares suportáveis (Gazeta, 8/10). Com preço menor e menos imposto, o valor ficaria competitivo e a demanda com certeza aumentaria. Tanto as empresas como o governo ganhariam no volume comercializado.
Sergio Carlos Mercaldi, gerente administrativo
Pirataria 2
A pirataria decorre da imensa carga tributária embutida na maioria dos produtos industrializados. Os brasileiros estão cada vez mais indo para o exterior e perceberam que os preços de carros, roupas e uma infinidade de outros produtos estão até 50% mais barato do que no Brasil.
Paulo Abrahão
Shows em Curitiba 1
A Pedreira Paulo Leminski é o local ideal para grandes shows, sem sombra de dúvida! Seguido pelo Estádio Couto Pereira. Infelizmente ainda faltam shows de grandes artistas em Curitiba por falta de espaço, como foi o caso no começo deste ano quando a cantora norte-americana Beyoncé esteve em quatro capitais, mas não em Curitiba. Se ela tivesse vindo para cá, com certeza teria tido um grande público, já que a maioria do público em Florianópolis era de curitibanos! Mas não adianta também os empresários trazerem bandas que pouca parte da população conhece e gosta, e querer que lotem os shows! Está na hora de trazer shows grandes novamente. Os artistas devem ser de gosto da maioria, para aí sim haver um grande público.
Rogério Procópio
Shows em Curitiba 2
Acredito que o problema não são somente os shows. Uma solução seria talvez uma parceria público-privada para a construção de uma arena moderna, um ginásio realmente de primeiro mundo, que pudesse ser adaptado para qualquer evento. A prefeitura ou o estado poderiam entrar com o terreno e outros incentivos e proporem à iniciativa privada construir ou administrar. Com tantas empresas de grande porte na cidade, será que nenhuma se interessaria em colocar seu nome em uma obra de alto nível?
Vanderlei Donizetti
Trânsito
Para melhorar o trânsito de Curitiba é necessária a criação de ciclovias. Mas com a mesma certeza acredito que a força da barreira financeira é imensa e impede que decisões simples e de extrema praticidade sejam adotadas rapidamente. Existem centenas de projetos de baixo custo e eficiência praticamente certa, mas não são nem considerados na hora de aplicar os recursos públicos. Aí surge uma boa pergunta, a quem interessa manter a situação atual de caos no transporte público e no trânsito e impede que ciclovias que beneficiam sobremaneira a população, sejam efetivamente concretizadas?
Reinaldo Machado
Estresse no trabalho
Para que não haja estresse em minhas atividades profissionais, procuro administrar os problemas e situações sempre com bom humor. O ótimo convívio com os colegas de trabalho, sempre muito profissional, traz um ambiente mais agradável a todos, inclusive a mim. Conversar sobre a vida nos intervalos, sem ser relacionado ao trabalho, ajuda a descansar a mente do dia a dia corrido!
Hélio Moura dos Santos
Novas experiências
O que leva o jovem a ir em busca de novas experiências, muitas vezes, é a tentativa de aceitação dos amigos. Este é o fator mais relevante. Ao se deparar com a rejeição, ele busca fazer algo novo ou diferente para ser aceito, e muitas vezes até se arrisca para ser bem visto entre amigos!
Renato Silveira Schmitz
Ensino
Para melhorar a qualidade do ensino ofertado no antigo segundo grau, primeiramente é preciso aumentar a destinação de recursos e distribuí-los de maneira justa. Investir em espaço físico, como laboratórios, salas de aula com melhor planejamento, investir na qualificação de professores e, principalmente, oferecer condições aos profissionais de ensinar satisfatoriamente, sentir prazer em ensinar os alunos! Além disso, distribuir material didático de qualidade, que proporcione ao aluno a curiosidade da leitura, pois é isso que move o estudante.
Robson Fraga
A volta do vinil
Gosto de discos de vinil, porém não comprarei mais. Os discos que tenho guardo com o maior carinho, mantendo-os bem conservados. Hoje ouço muita música pelo rádio e internet, ou então pelos CDs. Gosto da praticidade do CD, mas ainda ouço meus discos para matar a saudade. Gostaria que existissem CDs com a qualidade do som do vinil.
Yayá Petterle Portugal
Eleição 1
Acredito que deve haver sim a criação de regras para limitar a atuação de políticos em mandatos nas campanhas de outros candidatos (Gazeta, 8/10). Não é possível abusar da máquina estatal para eleger outros.
Jo Disperati
Eleição 2
Quem ocupa posição de exercício de poder, seja prefeito, governador ou presidente da República, pode se manifestar publicamente com o seu apoio aos diversos candidatos filiados ao seu partido e coligados. Aparecer, usar a sua imagem e participar de eventos públicos fazem parte de qualquer processo eleitoral, mas, como eleitor, não posso admitir o uso do tempo desses gestores nessas atividades em horário de trabalho, nem o uso da máquina e do dinheiro público em benefício direto e exclusivo de candidatos. Esse tipo de atitude não é ético, não é moral e muito menos democrático.
Carlos Henrique Bertozzi Staut
Candidatos
É certo que alguns candidatos, depois de eleitos, não serão bons durante seus mandatos. É lamentável ver e ter de conviver com isso por quatro anos. Eleitores acabam levando na brincadeira situações tão significativas como a escolha dos nossos mandatários!
Diga-se o mesmo para os que votaram nos fichas-sujas, cujos nomes estavam envolvidos em vários escândalos!
Paulo Jaqueto Filho
Temas para debate
Não se trata de guerra santa ou coisa que o valha. A população e o eleitorado querem saber o que pensa cada um dos candidatos sobre todos os temas e principalmente sobre os mais espinhosos. Assim se constrói uma ideia de cada um, o que orientaria a decisão por um ou outro. O Estado é laico, formado por pessoas que necessariamente não são e trazem suas convicções pessoais. Foi assim, é assim e será assim. Os governos são feitos de pessoas. Politicamente correto é ser explícito a respeito de tudo.
Maugham Zaze
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.