Coincidência ou não, com as licitações ocorrendo pela internet e abertas à participação de empresas de todo o Brasil, alguns órgãos públicos, dentre eles prefeituras do interior, passaram a comprar os microcomputadores somente com softwares pré-instalados, coisa que não faziam antes. Quase sempre, pedem nos editais somente softwares de valores expressivos que, se somados ao custo dos equipamentos, impactam significativamente o preço final dos micros. Resta saber como algumas empresas que vêm vencendo as licitações conseguem incorporar estes softwares nos microcomputadores e cotá-los nos órgãos, muitas vezes abaixo do preço de mercado.

CARREGANDO :)

R. A. SantosCuritiba – PR

Planos de saúde

Publicidade

Não concordo com os métodos do aposentado que quebrou o computador na filial de um plano de saúde, mas me solidarizo com sua revolta. As operadoras de plano de saúde, quando oferecem a opção de mudança de plano, muitas vezes colocam a explicação em termos jurídicos e distantes da realidade de seus clientes. Recomendo às operadoras que tratem com mais cuidado e humanismo os seus clientes, instruindo-os claramente. Ao aposentado, meus votos de saúde e a sugestão, ao seu médico, de que solicite o exame indicando outra possível patologia, para que se possa contornar as limitações de seu plano ao tratamento de câncer.

Fernandes Gabardo, engenheiro de segurançaCuritiba – PR

Educativa

O uso do canal de TV do estado como palanque político, as investidas quixotescas contra as concessionárias das rodovias, tão infrutíferas quanto despidas do ideal romântico da personagem de Cervantes, a recente peleja contra o Ministério Público, a tentativa no mínimo equivocada de desvirtuar a Copel das suas verdadeiras funções, e tantos outros imbróglios cultivados com especial carinho pela autoridade do Paraná, deixam claro uma coisa que só os áulicos que o rodeiam não enxergam: o governador gasta sua competência e sua energia exclusivamente para combater o "mal". O governador, tão ciente de todas as mazelas praticadas no estado, devia apontá-las para quem de fato deve combatê-las: a polícia e o Judiciário. Deveria voltar-se – antes que seu governo acabe – para as verdadeiras tarefas que lhe foram delegadas pelo povo paranaense.

José Balan FilhoCuritiba – PR

Publicidade

Trânsito

"Não entendo por que instalaram placas de EstaR na Rua Brigadeiro Franco, entre a Visconde de Guarapuava e Dr. Pedrosa, tornando o fluxo de veículos naquele trecho pior do que já estava. Deve haver uma explicação. No entanto, confesso que não entendi. E ainda querem melhorar o trânsito na cidade!"

Reinaldo Pereira, aposentadoCuritiba – PR

Supermercados

O crescimento dos pequenos mercados (matéria de 16/9) é, em boa medida, conseqüência das estratégias comerciais e de marketing dos próprios super e hipermercados. Há alguns anos, antes de o mercado passar a ser dominado por grandes redes, era possível ir a supermercados sabendo que tipo de preço e qualidade esperar. Com a compra das redes locais por grandes corporações, isso desapareceu. Marcas historicamente fortes foram diminuídas pela pasteurização de políticas de preços (especialmente a de fazer grandes ofertas e compensar aumentando o preço do resto da loja), layouts modernosos só dificultam a movimentação do cliente pela loja. Se é para sofrer e ser ludibriado por ofertas e "marcas próprias", por que ir até um supermercado grande? Melhor voltar ao velho e conhecido mercadinho da região.

Publicidade

Alvaro AntunesCuritiba – PR

Etanol

É até interessante que a Comunidade Européia mantenha as tarifas para o nosso etanol. É triste ter de dar razão a Hugo Chávez, mas ele está certo quando fala que o plantio da cana-de-açúcar vai acabar com outras culturas. São Paulo virou plantação de uma cultura só, como no Nordeste. No final das contas, nós consumidores não seremos beneficiados, e sim os próprios usineiros. Se já pagamos um alto preço pelo álcool, com toda essa produção, imaginem quando exportarem ainda mais.

Nelson Stelmasuk, administradorCuritiba – PR

Ética

Publicidade

Em pleno setembro, mês em que comemoramos os 185 anos de Independência do Brasil, recebemos de presente um péssimo exemplo daqueles que foram escolhidos para legislar em nome do povo: absolver o presidente do Senado é dizer um não ao povo brasileiro, que luta por ética e moral na sociedade. Juventude do meu Brasil, é hora de mostrar nossa insatisfação aos políticos que não honram os votos que ganharam. Estudantes, professores e intelectuais, é hora de dizer um basta a essa seqüência de mazelas políticas. Vamos lutar por aquilo em que acreditamos: um Brasil mais ético e moral para todos.

Marciel Colonetti, filósofo e professorCuritiba – PR

Garis

Com os problemas ambientais, tornou-se perigoso tomar sol. As pessoas ficaram mais vulneráveis e o câncer de pele virou um grande vilão. Com isso, como ficam os garis, que tomam sol o dia todo enquanto varrem nossas ruas, sem outro recurso além do boné? Seria justo que tivessem um fundo extra para comprar protetor solar.

Grazieli Francini TeixeiraCuritiba – PR

Publicidade

Congonhas

Infelizmente muitas pessoas estão em comandos totalmente errados. Muito se falou em segurança do Aeroporto de Congonhas. Como essas pessoas não tem como resolver a situação num piscar de olhos, então reduzem o tamanho da pista em nome da segurança. Será que foram consultados as principais pessoas, que são os pilotos e comandantes de aeronaves? Ou simplesmente consultaram as empresas que não parecem estar muito preocupadas com o item segurança? Quando será que nossas autoridades vão aprender a não brincar com a vida alheia?

Newton Luiz ColletiCuritiba – PR

Dúvidas

Por que um coronel médico se aposenta com menos de 25 anos de serviço e um soldado tem de fazer 30 anos de serviço? Por que tem promotor de Justiça que não completa 30 anos e sai com menos de 50 de idade? Porque nós, policiais militares, recebemos o risco de vida, que é um terço dos vencimentos, e não recebemos o certo. O governador denunciou e os investiga, então vamos apoiá-lo. Quem sabe ele mande pagar os 4 % que nos deu e até hoje não recebemos.

Publicidade

Edison Bindi, militar da reservaSão José dos Pinhais – PR

Diferença

A Gazeta do Povo nos beneficia com assuntos incríveis. No dia 16/9, por exemplo, o relato do professor Paulo Ross me chamou a atenção. Concordo com ele quando menciona que a escola tem dificuldade de perceber qualidade nos alunos e quer que todo mundo seja igual. Viva a diferença! Cabe à escola ajudar as crianças a perceber a importância do conjunto das matérias em suas vidas. Se o professor levar em conta sua escolha, valorizando a disciplina que abraçou, aceitará com mais carinho as diferenças.

Tereza Maria C. OliveiraCuritiba – PR

* * * * *

Publicidade

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.