Mídias Sociais

1043 e-mails foram recebidos pela Gazeta do Povo na última semana.

Temas mais comentados

• Rio+20: 36 • Divulgação de salários dos servidores: 33 • Obras da Copa: 25

CARREGANDO :)

Declarações

"O programa da Rio+20 é ótimo, mas fazê-lo acontecer parece impossível. Quando os humanos pararem de ser egoístas, individualistas, gananciosos e corruptos a natureza poderá sobreviver. Mas no dia a dia vemos exemplos de falta de respeito e agressão ao meio ambiente."

Sérgio Aloisio Ketzer

"Sou funcionário público estadual e sou totalmente a favor da divulgação dos salários. Quem entrou para o serviço público tem obrigações a cumprir. Não vejo motivos para esconder os valores dos salários, sejam de servidores municipais, estaduais ou federais."

Márcio Ranulpho de Oliveira, Campina Grande do Sul – PR

"O poder público tem como dever constitucional investir o dinheiro dos impostos na prestação de serviços à população. Não vejo ninguém criar uma engenharia financeira para melhorar a qualidade do ensino público."

Ester Cardoso Canalles

É sempre assim no Brasil. Agora que esses jovens promotores estão fazendo um trabalho sério e mostrando resultados perante a sociedade, aparecem outros que têm compromissos sabe-se lá com quem e querem impedir o trabalho maravilhoso dos promotores do Ministério Público (Gazeta, 22/6).

Publicidade

Osmar José Turoki, Londrina – PR

Poder de investigação 2

A Constituição Brasileira é bem clara e define que as investigações devem ser realizadas pelas polícias judiciárias – no caso, a Polícia Federal e a Polícia Civil. O fato de no Brasil promotorias e policiais militares realizarem investigações sem terem atribuição legal para tanto só causa confusão e falta de investimentos nos órgãos que realmente deveriam investigar os crimes. Quem denuncia não deve investigar.

Alexandre Lima

Corrupção

Publicidade

Os políticos criaram uma espécie de feudo da corrupção protecionista e corporativista. Fazem corrupção ativa e passiva em todos os escalões. Só uma minoria se salva. O corporativismo é tão grande que ninguém consegue puni-los. Os políticos brigam entre si pela disputa de quem vai roubar antes e, para se protegerem, mudam leis, criam contratempos, atrasam processos. Em vez de servir, eles estão se servindo.

Luiz Eduardo Paquete Muniz

Reforma política

O que falta ao Brasil é uma reforma política que proibisse as coligações. Isso fortaleceria os partidos, permitiria o surgimento de novos líderes e uma oposição de verdade, o que atualmente não existe. Na Assembleia, por exemplo, o governo possui 47 deputados na sua base e há apenas sete deputados de oposição. Com o atual modelo de política não há renovação e os mesmos grupos permanecem no poder por décadas.

Osmar de Oliveira, Umuarama – PR

Publicidade

Fim das multas

Acredito que acabar com nas multas para infrações de trânsito leves e médias é uma boa decisão. A melhor parte é que só será beneficiado quem se comporta direito no trânsito, não tendo cometido as mesmas infrações anteriormente. Já estamos fartos e cansados de pagar multas e impostos.

Angela Alves de Lacerda

Metrô curitibano

Sou contra a construção do metrô em Curitiba porque já temos um sistema de transporte coletivo com o uso das canaletas e que serve de exemplo para o mundo. O problema é que o sistema não foi atualizado. Bogotá adotou o sistema e o melhorou. Por que não copiamos as mesmas soluções? É melhor que arrebentar a cidade, ocasionando prejuízo ao comércio e à vida das pessoas.

Publicidade

Osvaldo Nascimento Júnior

Fim de pensão

Se a viúva se casa novamente, é provável que não necessite da pensão. O governo deveria dar mais atenção às pessoas doentes que não podem mais trabalhar.

Maria Inez Lauber, Ortigueira – PR

Desemprego

Publicidade

A taxa de desemprego pode aumentar por falta de interesse dos cidadãos. Pessoas com pouca escolaridade têm menor possibilidade de conseguir um emprego, pois o mercado de trabalho está muito exigente e concorrido. Muitos empregos estão disponíveis, mas as vagas não são preenchidas por falta de qualificação.

Mayara Correa

Fazenda Rio Grande

O azul e amarelo da minha cidade não está só nos prédios públicos; agora também pode ser visto nos pontos de ônibus, nas praças, alambrados, toldos. Será que daqui a pouco os asfaltos também vão ser dessa cor? Trata-se de Fazenda Rio Grande, mas parece a Vila dos Smurfs. Ao contrário do que pensam as pessoas que pintaram a cidade, as cores não disfarçam nossa vida. A cor não substitui um médico que falta na unidade de saúde, um professor na sala de aula, nem diminui a criminalidade, uma das piores do nosso estado.

Carlos Zanchi, professor

Publicidade

Gestão escolar

Em relação à reportagem sobre os desafios da gestão escolar (Gazeta, 19/6), primeiramente considero que faltou escutar os professores e funcionários da rede pública sobre o assunto, já que são os que sentem "na pele" quando um diretor não faz uma boa gestão. Penso ainda que a eleição direta não garante uma boa gestão, mas é a condição mais justa, pois o professor que conhece e entende o colégio tem a oportunidade de contribuir com a sua experiência e a eleição está mais próxima de uma gestão realmente democrática, ao contrário do que acontece no caso de concurso para diretores.

Leonardo Pellegrinello Camargo, professor de Filosofia.

Casa João Turin

É muito triste fecharem a Casa João Turin. Uma casa linda, no meio do centro histórico da cidade, em memória a um artista como João Turin. O local deveria ser um espaço dinâmico de arte e cultura, de divulgação, de aprendizado e de encontro.

Publicidade

Camie van der Brug

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.