Infelizmente o nível de corrupção nas esferas policiais vem aumentando cada vez mais. Por isso é muito importante a participação do MP nas investigações. Tirar esse poder do MP é dar um prêmio para a criminalidade. A honestidade da promotoria pública é de alto padrão e não deve ser questionada.
Roney Corsi, Francisco Beltrão PR
Poder de investigação 2
Ótimo editorial sobre o poder de investigação do MP (Gazeta, 27/6). Se prevalecer o veto ao poder investigatório do MP, os criminosos contarão com pesada artilharia e milhares de processos serão lançados à lata de lixo. É preciso observar que o MP já está submetido a um permanente e vigoroso controle de sua atuação. Por isso causa estranheza essa tentativa de proibi-lo de investigar, especialmente quando se sabe que, por ser uma instituição autônoma e independente, é o único e eficaz anteparo à onda de criminalidade e corrupção crescentes.
Anderson Osório Resende, Tomazina PR
Auxílio-alimentação
Concordo plenamente com o auxílio-alimentação para os procuradores e promotores do estado (Gazeta, 27/6). Coitadinhos, ganham tão pouco. Melhor seria dar a eles também uma cesta básica completa.
Luiz Fanchin Jr.
Impeachment de Lugo
Se essa moda pega, haveria muito político cassado no Brasil. Pena que no Brasil o corporativismo existe e isto não ocorre.
Hernani Paulo Bergossi
Desarmamento e legítima defesa
Achei o texto do sociólogo Antonio Rangel Bandeira (Gazeta, 26/6) tendencioso e baseado em números irreais. O autor esqueceu de mencionar que a maioria de homicídios no Brasil é provocada por armas ilegais, que entraram através de contrabando por nossas fronteiras, foram desviadas das forças armadas ou que foram entregues na famigerada campanha do desarmamento e deveriam ter sido destruídas.
Guilherme Ferrari, Piracicaba SP
Linha Verde
Creio que os R$ 28 milhões arrecadados pela prefeitura através do leilão de títulos da Linha Verde (Gazeta, 27/6) sejam muito pouco comparados aos transtornos que a população poderá sofrer em função do não seguimento das regras de zoneamento urbano da cidade. É um valor que mal dá para pagar as obras de um simples viaduto.
Marcus Andrade
Acidentes
Como um lamentável acidente com um ciclista (Gazeta, 27/6) pode formar um congestionamento de duas horas? Isso significa que um acidente médio ou grave entre veículos pode durar muito mais tempo. Em uma metrópole como Curitiba, isso é inaceitável.
Thiago Aguiar
Pichações 1
Que bom que li esta reportagem sobre as pichações (Gazeta, 27/6). Moro no bairro São Braz há mais de 35 anos e nunca vi o bairro tão pichado quanto agora. Já flagrei os pichadores várias vezes. São sempre meninos menores de idade. Acredito que é preciso criar uma campanha nos colégios, lojas e igrejas para acabarmos com essa cultura horrível.
Márcia Novicki
Pichações 2
Afirmar que "dentro de um pichador há um grande artista" é, no mínimo, uma temeridade. O que há com certeza são seres humanos marginalizados por nossa sociedade que mostram seu grito de protesto depredando os bens públicos ou privados dos quais eles não têm a chance de usufruir. É a forma que eles usam para chamar nossa atenção e de seus pares, mostrando que eles existem, e que estão profundamente descontentes com sua realidade. Sem dúvida, merecem nossa atenção e educação.
Fernando Croskey
Estrutura escolar
A estrutura precária de nossas escolas públicas afeta a qualidade do ensino porque prejudica o bem-estar físico e intelectual dos alunos e professores. É claro que uma escola bem estruturada, com boa iluminação, banheiros em perfeito funcionamento, quadra esportiva, laboratórios, bibliotecas e salas de aula adequadas, ajuda a diminuir a evasão e a repetência escolar.
Vera Lucia Mazur Benassi, professora de escola pública, Ponta Grossa PR
Voz do Brasil
A proposta que torna flexível a exibição do programa Voz do Brasil pode ser melhorada. Acho que nas cidades que possuem apenas uma emissora de rádio é importante a obrigatoriedade da veiculação às 19 horas. Mas nas cidades que têm mais emissoras poderia ser feito um acordo de revezamento de horários de exibição.
Cláudio Marcio Araujo da Gama, Florianópolis SC
Dependência química
Não adianta apenas colocar o dependente em um local só para retirá-lo das ruas. Isso pode ser bom para as campanhas políticas, mas não resolve. O ideal é ter um bom programa terapêutico que ofereça um acompanhamento continuado para o dependente. Realizar uma ou duas sessões não resolverá a questão. Também é fundamental a capacitação de profissionais e que eles gostem de trabalhar na área.
Fernanda Rutkoski
Adoção
Hoje há cerca de 5 mil crianças esperando um lar e 28 mil pessoas interessadas em adotar. Alguma coisa está errada nessa conta. O que ocorre é que as pessoas querem escolher demais, esquecendo-se de que crianças não são mercadorias ou bibelôs. O amor é incondicional e aceita qualquer um.
Alceu Siqueira Ramos
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.