Estamos reclamando do quê? A população tem de dar nota 10 para os nossos políticos, que foram escolhidos por nós através do voto. Se a política não está boa, vamos ver um pouco menos de novela, futebol, bailes e outras futilidades, para estudar um pouco mais e saber, entre outras coisas, votar com sabedoria para que essas aberrações políticas não se elejam nunca mais.
Edson Lincoln Florscuk
Políticos 2
Parafraseando Bertolt Brecht, o pior eleitor é o analfabeto político. Ele não lê jornais, não assiste a debates na televisão e não fala sobre política. Ele não sabe que o aumento dos combustíveis, da energia elétrica e da carne depende de decisões políticas. Ele odeia a política, fica irritado com o horário político. Não sabe o poder do seu voto, e assim nascem os corruptos, os ladrões do povo e também os vereadores que recebem nota baixa do povo.
Waldomiro Tarcísio Padilha de Oliveira
Posse
Gostaria de saber de onde vai sair o dinheiro para pagar as caravanas dos petistas que se dirigirão até Brasília para a posse de Dilma. Espero que sobre alguma coisa do Brasil até 2026, quando a "companheirada" deixar o poder do governo federal. Quanto às prováveis manifestações contrárias a Dilma, serão abafadas pelos órgãos de repressão do regime petista.
Rubens Gonçalves
Ministério
Os novos ministros de Dilma revelam que, para o governo, o Brasil está em segundo plano e a prioridade é ter apoio político. Que tipo de gestão se pode esperar de ministros que nada têm a ver com a meritocracia para administrar o país? Parece um jogo de fantoches comandados por controle remoto.
Laudi Vedana, Pato Branco PR
Aposentadorias
Enquanto o povo for direcionado a querer mudanças no Executivo e não souber que é a mudança no Legislativo que poderá melhorar algo, veremos a vergonheira aumentar a cada dia, como a das aposentadorias a ex-governadores e ex-primeiras-damas (Gazeta, 29/12). Agora são os deputados que querem participar dessa mamata.
André Vicentini
Corrupção
Um novo dia, um novo escândalo. Havia um slogan antigamente que dizia que "este é um país que vai para a frente". Parece que hoje está indo para trás. São tantas coisas erradas que nossos políticos fazem em benefício de si mesmos e de suas gangues que já passou da hora de acontecer algo para frear isso tudo. Afinal, nós somos homens ou ratos? Se continuarmos agindo como ratos, estaremos condenados a viver subjugados por esse bando de gatos que nos governam!
Vilson Bonacin
Dívida de clubes
Enquanto hospitais fecham por falta de verbas e nossas escolas e faculdades estão à míngua por falta de professores que não exercem a profissão pelo baixo salário, o governo e o Congresso vêm bancar anistia para uma legião de administradores incompetentes dos clubes de futebol (Gazeta, 29/12)!
Luiz Fanchin Júnior
Esportes
Muito bem, pessoal do Atletas pelo Brasil! É assim mesmo que temos de fazer: reclamar, denunciar, tirar fora. O que faz um camarada como George Hilton num ministério do qual ele nem entende? Aposto que nem sequer sabe distinguir uma bola de tênis de uma peteca esporte favorito em Minas Gerais, de onde ele vem.
Afonso Celso Frega Beraldi
Segurança
Além do abandono de ruas, praças e jardins, a segurança está à deriva nas Mercês. Desocupados invadem livremente imóveis vazios em processo de locação ou venda. Várias residências e empresas na região têm sofrido arrombamentos e furtos. A polícia, quando acionada, resume-se a registrar o boletim de ocorrência. No Brasil, o crime começa a compensar.
Ricardo Luís Raulik
Litoral
Você vai a uma praia do Rio de Janeiro e lá tem aqueles postos dos bombeiros que, além de oferecer infraestrutura para o banhista, servem de ponto de encontro e referência. No Paraná, fizeram uma "maloca" para os bravos salva-vidas que têm de rezar para não bater um vento mais forte... Que vergonha!
Marco Vechio
Paulo Briguet
No finzinho do ano a Gazeta do Povo nos brinda com um comovente texto de Paulo Briguet (Gazeta, 29/12). Não é comum, nos dias áridos de hoje, um jornalista se preocupar em escrever sobre Deus e suas benesses, destinadas a nós, frágeis e mortais seres humanos. O simbolismo messiânico de orar ou rezar, como regra, antes das refeições e ao dormir, se adotado, certamente tornaria as pessoas mais solidárias e seria, para elas e para todos nós, a água que limpa e o bálsamo que sara!
Altevir Rocha de Andrade, advogado
Ano novo 1
Que o ano de 2015 seja de muita luta para que os mais pobres deste país não continuem sendo extorquidos pelos políticos gananciosos. O ano de 2015, pelo que tudo indica, será um ano dificílimo, e temos de unir forças para ter a coragem de denunciar o que está errado neste país e, principalmente, cobrar do Judiciário para que puna severamente os envolvidos em escândalos.
Tadeu da Silva Raimundo
Ano novo 2
Que saibamos adentrar no ano novo com a esperança renovada, com a mente e o coração abertos à felicidade, procurando afastar tudo o que trouxer energias negativas ou que possa atrapalhar a nossa prosperidade. Que as realizações alcançadas no ano que se finda signifiquem apenas boas sementes, plantadas para serem colhidas com êxito absoluto no ano que começa.
Wagner DAngelis
Automóveis
Manter um carro é caríssimo no Brasil. Pagamos imposto sobre a propriedade (IPVA), seguro obrigatório, licenciamento, seguro privado caro, peças caríssimas e cheias de impostos, pedágio, e ainda vem um "iluminado" dizer que precisamos pagar para provar que nosso carro não polui. Claro que o artigo "Ar puro, quem precisa?" (Gazeta, 27/12) defende a medida; afinal, o autor e os associados ao sindicato que ele preside só têm a ganhar com mais uma obrigatoriedade imposta pelo governo.
Daniel Venturi
BRT
À exceção do corredor da Linha Verde, nosso BRT parece da idade da pedra perto do sistema carioca. O uso preferencial de articulados em vez de biarticulados constituiu uma vantagem, pois evita que haja ônibus muito grandes rodando vazios nos horários fora do pico, otimizando a operação. Além dos dois biarticulados de 28 metros, vale destacar os chamados "superarticulados", que têm 23 metros de comprimento e área útil semelhante a grande parte dos biarticulados que operam em Curitiba, que têm 25 metros, contra 28 do modelo mais recente.
Lucas Pereira
Ônibus
Com essa paralisação (Gazeta, 29/12), mais uma vez quem saiu perdendo foi o usuário do transporte coletivo. Será que o sindicato não percebeu ainda que a classe patronal só toma alguma iniciativa quando se mexe diretamente no bolso dela?
Robson Gmack
Trânsito
As leis no Brasil são verdadeiras piadas que seriam engraçadas se não fossem trágicas, principalmente as leis de trânsito. Quem mata pedestres com a cara cheia logo paga uma fiança e é posto em liberdade. Vidas de inocentes são ceifadas pela frouxidão de quem legisla e cria essas aberrações jurídicas.
Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul PR
Abandono
É lamentável que cheguemos a mais um fim de ano com o Parque Tanguá semiabandonado. A estrada de paralelepípedo, avariada e desmoronada nas chuvas de setembro, ainda não foi consertada e, caso continue chovendo, deve ter o deslizamento de terra ampliado. Neste dia 31, quando centenas de pessoas visitarão o parque para ver os fogos em Almirante Tamandaré, bem que ele poderia estar arrumado. Que a prefeitura esteja sem dinheiro a gente entende. O que não dá para entender é que ela abandone os parques da cidade, seus principais cartões-postais.
João Augusto Moliani
Alimentação
Maravilhoso esse "calendário" dos vegetais (Gazeta, 16/12). Assim podemos acompanhar os preços e também exigir um preço mais acessível da fruta ou da hortaliça do mês. Está cheio de espertinhos e pessoas que se utilizam de má-fé com a população na hora de cobrar por seus hortifrutigranjeiros.
Maria Stephan
Trabalho
Na semana passada, os jornais mostraram a foto do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes rodeado por quatro condenados que trabalham no seu gabinete. Que belo exemplo de ressocialização promovido por sua excelência, diriam alguns! Mas, pensando bem, o Palácio do Planalto já usa desse expediente não é de hoje, não é mesmo?
José Marques, São Paulo SP
Petrobras
Não adiantou o TCU isentar Dilma de responsabilidade pela desastrosa compra de Pasadena, mesmo ela sendo a presidente do Conselho de Administração da Petrobras na época da decisão de comprar a refinaria. Com a inclusão do seu nome na ação movida nos EUA contra a Petrobras, não vai existir força política capaz de tirá-la dessa grande enrascada que a sua incompetência e despreparo para o cargo acabaram de lhe proporcionar.
Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro RJ
Economia
O anunciado déficit de R$ 6,711 bilhões das contas públicas em novembro, bem como o déficit acumulado de R$ 18,319 bilhões de janeiro a novembro deste ano, não surpreendeu os analistas econômicos. O que pesou mesmo foi o baixo ritmo de crescimento da atividade econômica e os gastos com a ineficiente e inchada administração pública. Se o presidente Barack Obama, que comanda os Estados Unidos com uma economia quase oito vezes maior que a economia brasileira, tem apenas 200 cargos comissionados, o que dizer do atual governo brasileiro da presidente Dilma, que tem 22 mil cargos comissionados e 39 ministérios?
Edgard Gobbi, Campinas SP