Enquanto a capa da Gazeta traz a manchete sobre o MP investigar mais 50 ex- servidores por desvios na Assembleia e comenta que 16 desses funcionários receberam R$ 14 milhões, duas páginas depois há uma notícia que revela que há crédito para a prevenção, referindo-se à falta de verba para prevenir catástrofes naturais. Para que mesmo o povo elege esse pessoal para câmaras e assembleias, é para que eles fiquem muito ricos desviando verbas do social e o povo morra na miséria?
Yara Loeffler
Reeleição de senador
Sou contra a reeleição de senador (Gazeta, 24/3). Um mandato de oito anos é mais que suficiente para que um senador possa demonstrar seu trabalho. Três mandatos representam 24 anos. O melhor seria um mandato de cinco anos. A única vantagem é que soma experiência; por outro lado, agrega vícios e acomodação, além de tirar a oportunidade de outro político, com novas ideias e ações. A reforma política deveria incluir esse impedimento.
José Ademir do Vale Berthier Fortes
Ficha Limpa 1
Para o STF, aspectos morais sucumbem aos jurídicos.
Roberto Twiaschor
Ficha Limpa 2
Apesar de todos nós querermos que a Lei da Ficha Limpa se cumpra, os ministros do STF acertaram ao não aceitá-la para 2010. Se assim o fizessem, estariam abrindo um precedente perigoso ao não obedecerem a Constituição Federal, que deve ser defendida pelo Judiciário, seja a que custo for. Infelizmente, com isso, alguns crápulas estarão assumindo seus cargos, mas ainda assim é melhor do que a desobediência à Constituição. Como disse um dos ministros, nem as ditaduras aplicaram leis retroativamente.
Sidney José Pigato
Eleitorado de Gustavo Fruet 1
Num país como o Brasil, onde há muitos partidos, perde-se a ideologia. Voto consciente é votar em alguém que conhecemos. No quadro político paranaense, Fruet pode ser considerado um patrimônio moral de Curitiba e do estado.
Mário Fuzeto
Eleitorado de Gustavo Fruet 2
Ao longo da sua trajetória política, Gustavo Fruet construiu uma carreira que o tornou referência para nós eleitores. Por muitas vezes orgulhou nosso estado no Congresso. Tê-lo como candidato a prefeito será uma contribuição sem tamanho para a democracia e opção eleitoral em Curitiba. O seu eleitor vai acompanhá-lo em qualquer partido. E o eleitor curitibano vai optar pelo melhor candidato, com melhor histórico e perspectiva de melhorar a cidade, certamente, independentemente do partido que esteja.
Luciana Oliveira
Aposentadorias de ex-governadores 1
O cancelamento é baseado em algum dispositivo legal, mas e a devolução do recebido ilegalmente como fica?
Sergio Bessler
Aposentadorias de ex-governadores 2
Concordo com a suspensão das aposentadorias de ex-governadores. A lei é dura, mas é lei.
Hugo Kfouri, advogado
Combustível na Assembleia
Como a Assembleia tem a capacidade de gastar com cada deputado o valor de R$ 59.570 por mês com combustível, valor correspondente a 23 mil litros de gasolina (Gazeta, 24/3)? Fico cada vez mais apavorado com os abusos que os eleitos pelo povo têm a capacidade de cometer em nosso nome. Desta maneira, sem dúvida alguma, não há dinheiro que chegue! Com o salário que já recebem, o mínimo que deveriam fazer é pagar o combustível que usam "para trabalhar".
Rivaldo Oliveira Filho, consultor jurídico
Divulgação de gastos públicos
Com a divulgação de gastos públicos, a população pode ficar ciente de onde e como o dinheiro destinado para os impostos está sendo utilizado e se essa arrecadação é revertida para benefícios à população. Porém sabemos que algumas pessoas não têm o hábito de realizar essas consultas e que algumas prefeituras não estão cumprindo a lei e disponibilizando as informações à população.
Andreli Freitas
Problemas no IML
Algo inimaginável acontece numa sociedade educada, regida por leis, com estrutura organizacional, poderes, autoridades, corpo técnico e verbas públicas: corpos empilhados. As horríveis fotografias estampadas no jornal desmistificam a sociedade das aparências e das informações manipuladas por políticos e autoridades, para esconder sua incompetência ou simples desprezo e má-fé. Assim são tratados os "sem-nome" numa sociedade fascista, sem direito à Defensoria Pública, tratados como animais ou como coisas sem utilidade.
Julio César Caldas Alvim de Oliveira
Radares
Acredito que o que falta é planejamento e pessoas competentes na Urbs. Há muito tempo a cidade de Curitiba deixou de ser referência na sua urbanização. A questão dos radares é somente um dos pontos falhos e esquecidos. Outro exemplo é o sistema de transporte e de controle de semáforos, que está muito defasado em relação a outras capitais. Não se trata de recursos e sim de inteligência e capacidade de utilizar os recursos já existentes.
Marcio Dresch, engenheiro eletricista
Lombadas
Dizer que lombadas eletrônicas teriam por finalidade evitar acidentes ou educar o motorista que abusa da velocidade é uma farsa, pois o adulto não se educa e passada a lombada, lá vai ele acima da velocidade permitida. Para ele, se mostra a lei e a punição, quando não for cumprida. É bom que ressaltemos que existem lombadas colocadas em locais onde nunca se registraram acidentes em função de velocidade, revelando-se a nítida intenção de arrecadar.
Pedro Gentil Andriolli
Acidentes com ônibus
Sobre a matéria "Dois acidentes com ônibus por dia" (Gazeta, 16/3), não excluo a enorme quantidade de acidentes causados por erro ou imprudência dos carros e pedestres. Entretanto, aqueles que se utilizam do transporte coletivo sabem o quão insanos e irresponsáveis são os motoristas dos coletivos. Não apenas dos biarticulados, mas, de um modo geral, os motoristas costumam dirigir em alta velocidade e utilizam de freadas e manobras bruscas.
Carolina Capassi
Cadeirante x ignorante
Fiquei chocada com o que li sobre a cadeirante que foi desrespeitada em um supermercado de Curitiba (Gazeta, 16/3). Passo pela mesma situação de forma diferente: moro em frente de uma igreja, lugar de oração e principalmente de respeito ao próximo. Estacionam na guia rebaixada em frente da minha casa para ir à igreja. Os impropérios que escuto por reclamar de não poder entrar ou sair de casa são impublicáveis. Infelizmente é a falência da educação e dos valores mais básicos para se viver em comunidade.
Lisiane Klein