Mídias Sociais

Lula

"Ele está de olho gordo no Paraná. Se assumirem por aqui, o MST não vai nos dar sossego, vai invadir o que quiser e tudo com o aval do PT e o patrocínio do BB, da CEF e da Petrobras."

Carlos Costa, via Facebook, sobre a entrevista com o ex-presidente Lula.

Energia

"Não há déficit no setor. O que existe é aumento do consumo, que pode provocar blecaute. É o resultado do crescimento sem sustentabilidade."

Carlos Fonseca, via Facebook, sobre o anúncio de que a conta de energia elétrica deve aumentar em 2015.

Estrada da Graciosa

"Deveriam conferir se outros pontos da estrada não estão em perigo depois desta chuva."

Harri Valter Batschke, via Facebook, sobre o deslizamento na Estrada da Graciosa (Gazeta, 14/3).

Copa do Mundo

"Cadeia para todos os que estão envolvidos com essa Copa. Estão roubando o país às claras, sem nenhum pudor. Até agora nada dos tais legados para o povo, e depois da Copa é que não vão acontecer mesmo."

Adão Sérgio dos Santos, via Facebook, sobre a declaração de Romário pedindo cadeia para quem autorizou gasto de dinheiro público da Arena para compra de jogador.

Paulo Goulart

"Aos poucos vamos perdendo os grandes atores. É uma pena que a nova geração seja tão ruim, só quer saber de mostrar o corpo."

Paty Siqueira, via Facebook, sobre a morte do ator Paulo Goulart (Gazeta, 14/3).

CARREGANDO :)

Participe

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Sou contrário ao tabelamento dos valores dos serviços dos práticos (Gazeta, 14/3) proposto pelo governo. O poder público não forma nem treina os profissionais e muito menos subsidia as despesas do serviço. Ao contrário: além de arrecadar tributos, o governo é usuário, pois navios militares são isentos de pagamento. Apesar de a redução do frete ser o motivo alegado, a praticagem representa menos de 0,5% dos custos do dono da carga. Após um ano de achatamento, caso implementado, qual será a efetiva redução e quem será o real favorecido?

Publicidade

Daniel Veiga Jusi, aprendiz de prático, Paranaguá – PR

Gastos dos deputados

Os deputados são ávidos em gastar o dinheiro que não é deles. Ano após ano vê-se essa gastança sem fim, com os motivos mais esdrúxulos, como o pagamento de advogados para benefício próprio. É um absurdo tapa na cara de quem os elegeu.

Dionisio Francisco Grabowski

Corrupção

Publicidade

A corrupção é a grande chaga que se alastra como um vírus letal para todos. A corrupção tira a dignidade de quem é corrupto, e tira do povo o direito à saúde, à educação, à segurança pública, ao saneamento básico e, por efeito dominó, tudo vai desabando na cabeça do contribuinte honesto. A corrupção não se extingue por decreto, ela deve ser uma luta diária. Se a maioria do povo é honesta, por que alguns corruptos conseguem nos dominar?

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Polícia Federal

A Polícia Federal não descansa! Só nos últimos dias tivemos notícias de que investiga o cartel dos trens que também atuou na área federal, além de apurarem ações suspeitas na Petrobras. Mas será que há policiais federais suficientes para investigar tantas falcatruas do PT? Só espero que depois não sejam julgados pelo STF, pois, com a maioria de circunstância lá formada, a tendência é que todos os ligados ao poder petista sejam absolvidos.

Myrian Macedo, São Paulo – SP

Publicidade

Venezuela

Leio que o presidente do PT, Rui Falcão, vai se encontrar com Maduro para discutir a crise da Venezuela, acompanhado por companheiros do Foro de São Paulo. Certamente vai oferecer recursos materiais e logísticos para "proteger os ideais democráticos" que caracterizam essas repúblicas falidas moral e economicamente, com total desrespeito aos direitos humanos.

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

Crônica 1

A Rosangela do texto de José Carlos Fernandes (Gazeta, 14/3) instiga a gente a ser melhor. Na história dela se reconhecem muitas brasileiras, que não falam ou conhecem qualquer língua estrangeira, mas com feitos igualmente surpreendentes. Em tempos em que parece que o fim do túnel ou o fundo do poço está próximo e a síndrome de vira-lata quer infectar a todos, principalmente quando acessamos as redes sociais, o resgate de personagens reais, verdadeiros, alimenta nossa esperança no brasileiro.

Publicidade

Wilson Galvão

Crônica 2

Muito boa a abordagem de Dante Mendonça na coluna "Lula, Dilma e a jumenta de Balaão" (Gazeta, 14/3). Só faltou mencionar os sem Deus. Esses são os piores, agem escondidos e fazem parte da máquina administrativa do governo; sai um, entra outro e eles continuam lá.

Roberto Justo Dias

Cultura

Publicidade

Li com satisfação o artigo de Jul Leonardi (Gazeta, 10/3) sobre o desprezo das autoridades com a cultura. Realmente vivemos em um país onde as prioridades são os recursos escorchantes para os gabinetes dos membros do Legislativo, vale-residência para os membros do Judiciário, patrocínio de desfile de modas no exterior pela Lei Rouanet e outras várias aberrações. Um exemplo local é a falta de recursos para o Teatro Guaíra, ícone cultural de nosso estado. O desprezo pela cultura é uma política visando manter o povo na ignorância para que os desmandos continuem a ocorrer.

Oswaldo E. Aranha

Paulo Goulart

Uma perda lastimável para a tevê, o rádio e o teatro. Todos perdemos com a morte de Paulo Goulart (Gazeta, 13/3), um dos maiores e mais conceituados intérpretes das telinhas, telões e ribaltas. Às vezes, Deus, gostando de bons espetáculos, leva para lá atores da estirpe de Paulo.

Benedicto Bueno

Publicidade

Futebol

Por que não se noticia coisas como a lei favorecendo três seleções e seus respectivos jogadores com um prêmio de R$ 100 mil mais uma aposentadoria vitalícia pelo teto do INSS? Com a maior facilidade esse desgoverno abre exceções em detrimento dos demais aposentados que na sua maioria não recebem o teto máximo e trabalharam uma vida para tal. O que dizem o Congresso, o MP, a OAB? Realmente o futebol é a coisa mais importante para o poder.

Leila E. Leitão, São Paulo – SP

Partidos

Acho desnecessária e inconveniente a criação de mais partidos. O governo já é uma máquina emperrada, caríssima e de baixa produtividade técnica. Com mais partidos, se agravaria ainda mais a enrolação.

Publicidade

Natanael Machado

Mensalão 1

Com o fim do julgamento do mensalão, que incluiu até a absolvição do petista João Paulo Cunha do crime de lavagem de dinheiro (Gazeta, 14/3), os brasileiros devem comemorar esse sopro de democracia e respeito à ética. Essa é uma página virada da nossa história, em que reverenciamos os vários ministros do Supremo Tribunal Federal, encabeçados por Joaquim Barbosa, que deixaram um legado inestimável pela determinação implacável de servir com dignidade a nossa nação, no estrito respeito também à nossa Constituição durante todo o decorrer do julgamento do mensalão.

Paulo Panossian, São Carlos – SP

Mensalão 2

Publicidade

Após as novas nomeações de ministros pela presidente Dilma, os dois últimos julgamentos de petistas pelo STF não deixam mais dúvidas: o PT tornou-se o acionista majoritário do STF.

Ariel J. RessettiMensalão 3

Com João Paulo Cunha inocentado pelo STF no julgamento do mensalão, não duvido nada de que em pouco tempo todos serão inocentados e o povo brasileiro ainda pagará indenização aos mensaleiros. Falar o que depois disso? Isso ainda faz parte do velho Brasil cuja carcaça resiste em ser enterrada. Políticos usando do velho macete para enfiar as mãos no dinheiro público porque jamais responderão pelo roubo.

Beatriz Campos, São Paulo – SP

Mensalão 4

Publicidade

A nova decisão do STF reformando sentença anterior que havia condenado como quadrilheiros importantes membros do mensalão me fez lembrar do insigne Rui Barbosa, em seu dito "de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se da justiça e ter vergonha de ser honesto".

Milton W. Bueno

Blocão

O PMDB busca avidamente interesses particulares enquanto pouco liga para o real motivo pelo qual foram eleitos, isto é, defender os interesses do povo brasileiro.

Fred Branco

Publicidade

MST

Seria importante e oportuno que o governo federal apresentasse à sociedade um balanço oficial de quantas toneladas de alimentos foram produzidas nesses 30 anos de MST. Houve criação de gado nas propriedades desapropriadas? Quantos "agricultores" já venderam as suas terras? Será que os trabalhadores brasileiros, que recolhem quase 40% de impostos aos cofres do governo federal, não merecem uma satisfação?

Edgard Gobbi, Campinas – SP

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Publicidade