Mídias sociais
Ônibus
"Irresponsabilidade da mãe ao entrar no ônibus. Já cansei de ver situações parecidas. Quanto ao motorista, imagino que não tenha sido a intenção, mas sua postura após ser avisado do ocorrido tem de ser averiguada."
Rafael Pantarolo Vaz, via Facebook, comentando o caso da separação entre mãe e filho na hora do embarque em um biarticulado.
Tragédia de Santa Maria
"Tinham de denunciar as autoridades que deixaram a festa acontecer num lugar impróprio e sem alvará, mas aí seria pedir demais, né?"
Guilherme Garrido, via Facebook, sobre o anúncio de que o MP denunciará quatro pessoas pelas mortes na boate Kiss, em Santa Maria.
Armas
"Acredito que o problema não é a venda e sim o acompanhamento de quem as compra. Arma na mão e cabeça quente são meio caminho para fazer besteira."
Wolfgang Dagmar Gaase Junior, via Facebook, a respeito de reportagem mostrando aumento da venda de armas no Sul do país (Gazeta, 2/4).
Patrimônio
"Será muito interessante que a Fundaçao Cultural de Curitiba mantenha esse casarão, pois me parece muito interessante. Devemos preservar nossa história!"
Elaine Schiefer, via Facebook, sobre o repasse do antigo casarão da UPE para a Fundação Cultural de Curitiba.
* * * * *
Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo
Sobre a revisão de regras de prescrição (Gazeta, 3/4), penso que elevar o prazo ou aboli-lo para permitir punição após vários anos tornará o processo ainda mais demorado. Não basta só o julgamento. Ele também deve ser célere. Creio que o Judiciário deveria antes preocupar-se em adequar sua estrutura à demanda. Que juiz do mundo consegue julgar adequadamente 2 mil processos ao ano? Existem servidores suficientes?
Marco A. Canever, Rebouças PR
Reforma política
Creio ser importante para o país acabar com a possibilidade de reeleição, pois está muito claro que o profissionalismo político dificulta a renovação e incentiva o uso da máquina pública em benefício próprio. Entendo também ser necessário diminuir as estruturas nas esferas governamentais, diminuindo o excesso de ministérios e de secretarias nos estados e municípios. Outro aspecto preocupante é a elaboração de legislação em causa própria. Há necessidade de se dar um fim a esse absurdo.
José Bortolo Breda
Lula
Gostaria de que a mídia parasse um pouco de focar o Lula e suas mensagens de apoio a comunistas. Ele é um ex-presidente e não deveria se meter mais na política. Por que ele foi dar palpite sobre a Venezuela (Gazeta, 2/4), um país rico em petróleo, mas que mesmo assim não sai da miséria? Lula deveria mudar-se para lá, ou para Cuba, para poder ficar junto de seus "amigos".
Maria Celia da Silva
Comissão de Direitos Humanos
Enquanto muitas pessoas fazem balbúrdia por causa da entrada de Marco Feliciano na insignificante Comissão de Diretos Humanos, os desonestos José Genoino, Paulo Maluf e João Paulo Cunha são membros da Comissão da Constituição e Justiça, a mais importante do país. O problema é que não vejo a mídia e nem o povo protestando contra isso.
Luciana do Rocio Mallon
Empregados domésticos
O editorial tratando dos direitos trabalhistas dos empregados domésticos (Gazeta, 3/4) aborda com competência as diversidades do mercado de trabalho. A aplicação da lei para uma determinada categoria de trabalhador se faz sem maiores conflitos, mas em outras, pelas características da atividade, as relações entre empregador e empregado acabam nos tribunais. Essa falta de dinâmica só ocorre pela incompetência de nossos representantes no Congresso. Faltam legisladores comprometidos em discutir seriamente a CLT.
João Candido de Oliveira Neto
Tudo Aqui Paraná
O projeto Tudo Aqui Paraná não passa de uma medida que retira a responsabilidade do Estado na prestação de serviços públicos essenciais à população. Vislumbro que tal projeto é uma repaginação dos anos 90, quando se viu nesse país a farra das privatizações. O resultado é que pagamos duas, três vezes pelos mesmos serviços e ao Estado caberá apenas a função política e gerencial. Assim fica fácil governar.
Marcelo Rebinski, professor
Mercado de trabalho
Sobre a matéria "Queimação de filme em tempo real" (Gazeta, 3/4), acredito que não podemos generalizar, pois cada organização possui diretrizes específicas para a contratação de seus colaboradores. Eu, por exemplo, pesquiso todos os candidatos que entrevistarei, e vejo seus perfis nas redes sociais e blogs. Instruir as pessoas a serem "todas iguais" nas redes sociais vai acabar com a proposta chave de uma contratação: encontrar uma pessoa adequada ao perfil.
Bruno Vivan
Ônibus
Não é de hoje que os motoristas de ônibus de Curitiba agem de forma perigosa, como no caso da separação entre mãe e filho na hora do embarque (Gazeta, 2/4). Não podemos generalizar, temos bons profissionais como em qualquer outra profissão, mas os maus motoristas acabam desqualificando a categoria inteira.
Caroline Cristine Leal
Educação
Enquanto vemos cada cada vez mais más notícias divulgadas em nossa imprensa, é muito bom saber que em Joaquim Távora, minha cidade natal, o Movimento Todos pela Educação diagnosticou o ensino público da cidade como um dos quatro melhores do Paraná (Gazeta, 31/3). Parabéns a esses professores que realmente educam seus alunos.
Antônio Barbosa
Mata Atlântica
Sobre a reportagem a respeito da preservação dos remanescentes da Mata Atlântica (Gazeta, 3/4), acredito que todos já sabem da importância das florestas para a vida. Sem matas a vida não existirá, pois a pureza das águas e do ar depende imprescindivelmente das florestas. Conservar, manter o que já existe e reflorestar, plantar e criar programas de educação ambiental são um dever de todos, e que deve começar em cada município.
Edelcion Lole Orben, Pitanga PR
Festival de Teatro
Só em Curitiba os ingressos para um festival de teatro são tão caros. Em outras capitais, os preços são acessíveis e ainda há muitos grandes espetáculos gratuitos. Afinal, divulgar a cultura deve ser o objetivo de todo festival voltado para o povo!
Inês de Castro P. da Silva, professora
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.