A carnificina nos presídios brasileiros poderia ser evitada, sim. Lembro-me de quando o antropólogo Darcy Ribeiro disse: “se nossos governadores não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios”. Nossos governantes não lhe deram atenção, e agora quererem justificar o injustificável.

CARREGANDO :)

Leônidas Marques

Presídios 2

Dizem que a criminalidade no Brasil só terá solução com educação. E não existem bandidos com diploma universitário ou ensino médio completo? Marcola, o maior criminoso do Brasil, é um sujeito que lê muito e pode ser considerado até um homem culto. Marcelo Odebrecht estudou em boas escolas e é engenheiro civil. Roger Abdelmassih, médico especialista em reprodução humana, é um estuprador em série. O que falta é punição séria. Theodore Dalrymple, psiquiatra que trabalhou em presídios, explica que os criminosos submetidos a penas duras raramente voltam a delinquir. Criminosos soltos rapidamente, como acontece no Brasil, reincidem e são presos de novo. Misturar “escola” com “cadeia” é tergiversar para não ter de agir.

Publicidade

Maria Cristina Rocha Azevedo

Presídios 3

O ministro da Justiça, no episódio do massacre de detentos em Boa Vista (RR), mentiu quando disse que não houve pedido de ajuda. Em novembro, a governadora Suely Campos solicitou envio da Força Nacional e de armas, porque previa que a qualquer momento poderia haver uma rebelião com enfrentamento entre facções rivais, como ocorreu. O ministro foi desmentido e criou uma saia justa para o governo Temer. Em meio à crise generalizada, manter num cargo de relevância um ministro trapalhão é alimentar novas crises.

Paulo Panossian

Migração

Curitiba tem passado por um grave período de deterioração urbana e social. Espero que Greca não faça o que foi feito nos anos 90: propagandear Curitiba como se fosse o Eldorado, o que atraiu muito fluxo migratório e inchou a cidade.

Paulo Holm

Publicidade

Universidades

A esquerda radical domina as universidades. Lá acusam de fascistas quem não comunga de sua ideologia, mas é ela que atua de maneira agressiva, autoritária e mesmo criminosa, como constatamos nos fatos narrados por Rodrigo Jungmann (Gazeta, 7/1). Perdem o Brasil e os jovens que estão sendo doutrinados por esses “não educadores”.

Marcos Almeida Prado Lefevre

Meryl Streep

Sobre o artigo de Jones Rossi (Gazeta, 9/1), Streep faz parte daquela casta de artistas ricaços que posam de paladinos da justiça social. Um bando de hipócritas, como a maioria da elite democrata nos EUA e seus congêneres no Brasil.

Emerson Faria Cabral Paubel