A reforma da Previdência está um absurdo, sobretudo para a obtenção do teto máximo de aposentadoria. Considerando que só se pode começar a trabalhar com 18 anos de idade, pois bem: 18 mais 49 anos de contribuição dá 67 anos de idade para se aposentar, isso sem deixar de pagar o INSS um dia sequer, o que é pouco provável. O governo não quer que nenhum brasileiro se aposente com o teto máximo. O que estão fazendo com o trabalhador brasileiro é uma vergonha.
Miguel Artur Barz
Previdência 2
Rosana Felix (Gazeta, 9/12) faz ótima reflexão em sua coluna. Milhões de brasileiros serão punidos para que se sustente beneficiários do setor público, civil e militar, justo os que têm segurança e garantia de emprego. A eliminação de fraudes e distorções certamente puniria menos os que mais precisam. Quem sabe seria possível descansar com 60 anos de idade ou 40 anos de trabalho.
Domingos José Buenos Ribeiro
Tucanos
Os três pré-candidatos do PSDB à Presidência em 2018 – José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin – são suspeitos de corrupção nas investigações da Lava Jato. Não tenho bandido de estimação, e quero cadeia para todos os culpados. Somente vigaristas e loucos para defender esse tipo de gente. Dito isso, sempre achei esses socialistas fabianos uns bananas, sem identidade, que nunca souberam falar a língua do povão. Provavelmente, qualquer um desses que concorresse com Lula em 2018 perderia.
Sandro Pazini
Abuso de autoridade
Existe um espírito corporativo para eximir a responsabilidade dos membros do Judiciário. Se o texto da lei de abuso de autoridade não é claro, que se modifique o texto. Mas responsabilizar essa gente é estritamente obrigatório!
Farid Sauaf Junior
Educação 1
Há uma grande necessidade de reformar o ensino no Brasil, começando por recuperar a dignidade do professor perante os alunos. Hoje temos um bando de estudantes irresponsáveis nas escolas. Invadir escolas virou moda, professor não pode reprovar aluno, aluno pode agredir o professor. Uma coisa que o Estado não tem o poder de reformar é a educação que vem de casa.
Carlos Alberto Saczk
Educação 2
A educação é tão importante que jamais poderia ser deixada nas mãos dos estados. Precisamos de escolas charter dando a oportunidade de o pobre estudar em boas instituições e escolher entre as de melhor desempenho. Precisamos acabar com o currículo nacional único, proporcionando a experimentação de métodos de ensino e conteúdos diferentes, tirando das mãos dos burocratas e colocando nas mãos de cada professor e escola a autonomia e responsabilidade com a inovação e eficiência.
João Queiroz