Existir duas previdências: uma para os trabalhadores privados e outra para os trabalhadores públicos. É como termos dois países dentro do Brasil (Gazeta, 7/2). A previdência é de longo prazo e, para seu equilíbrio futuro, requer um tratamento conjunto. A justiça só se fará quando os trabalhadores tiverem um tratamento de igualdade em relação a esse importante quesito da previdência.
Ronaldo Lobo
Nova ministra
A nova titular da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira, está equivocada ao dizer que aborto deve ser tratado como assunto de saúde púbica, comparando ao crack e outras drogas. Quem se inicia nas drogas o faz por livre iniciativa ou foi induzido a fazê-lo. E mesmo aqueles com aids ou doenças infectocontagiosas, todos têm direito de buscar algum tipo de tratamento. O abortado não tem defesa. Ele será sempre vítima.
Moacir Gardino Garcia Garcia
O vereador e o atestado
É uma vergonha um cidadão como um vereador, que trabalha em uma Casa do povo, tenha uma atitude desta [a de pedir um atestado falso pelo Facebook para poder ir ao jogo do time pelo qual torce]. Esse indivíduo não deveria ser cassado, deveria ser preso e responder na Justiça por tamanha falta de respeito com a população que paga seu salário.
Edmar Luiz Kristochik Junior
Rastreamento de ônibus
Superinteressante o rastreamento dos ônibus que começará a ser testado em Curitiba. Morei em Milão em 2008 e 2009 e, em cada parada de ônibus, existia um visor simples, onde informava em quantos minutos o ônibus chegaria. Para o usuário, não creio que seja necessária uma televisão para acompanhar o trajeto dos ônibus, mas a simples informação de quanto tempo o próximo ônibus demorará a chegar.
Glacy Garcia Tosi
Multas da Diretran
Não é justo anular multas da Diretran, pois, se eu for multado no trânsito, é porque cometi infração. Devo ser multado por não obedecer à legislação do trânsito.
Juramir Mesquita, Colombo PR
Incentivo à bicicleta 1
Campanhas que estimulem o uso de bicicleta como meio alternativo de transporte urbano devem ser cada vez mais valorizadas por empresas sustentáveis. Porém, para que os colaboradores dessas empresas se sintam estimulados a trocar o meio de transporte público, campanhas não são suficientes. O importante é que os governantes invistam em infraestrutura que proporcione deslocamento seguro aos ciclistas.
Marcio Hidalgo, analista de sistemas
Incentivo à bicicleta 2
Com certeza aderiria à bicicleta se houvesse algum incentivo, até mais de uma vez por semana, mas ainda com cautela e preocupação. As vias de acesso ao meu trabalho são muito movimentadas e as opções seriam me espremer entre os carros ou ocupar a posição de um veículo.
Alexandre Mello
Gabinetes
Total flagrante de desrespeito à Constituição a lei estadual que permite aos deputados Luiz Claudio Romanelli e Durval Amaral manterem seus gabinetes e regalias na Assembleia Legislativa mesmo estando licenciados de seus cargos. Onde está o princípio da moralidade? O Ministério Público vai demorar ainda quanto tempo pra avaliar se cabe Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin)?
Marcio Silva, funcionário público
Obras de asfalto 1
Toda obra de melhoria para o trânsito é bem-vinda, mas nas situações que são executadas são lastimáveis. Aparentemente é mais uma plataforma política do que um benefício para a cidade. Por que só temos obras no fim de mandato? Por que as obras são tão lentas e meses antes da eleição são agilizadas?
Mauricio Zornig
Obras de asfalto 2
Sorte nossa que o prefeito está fazendo alguma coisa. Num país de viadutos que vão do nada a lugar nenhum, onde há escolas inauguradas antes do fim da obra e que nunca funcionaram, e até o recente caso do Palácio Iguaçu, inaugurado antes do término de suas obras, isso é muito bom! Ruas asfaltadas, saneamento, escolas e outras mais são obras importantíssimas para uma cidade. As mudanças são visíveis, todos os dias esbarramos em máquinas, buracos e homens trabalhando por vários bairros da cidade. E de forma bem organizada, sem causar grandes transtornos à cidade.
Raquel Lopes Borges Machado
Prerrogativas do CNJ
É muito importante para a democracia brasileira que o Supremo Tribunal Federal tenha mantido as prerrogativas do Conselho Nacional de Justiça. Órgão independente, que fiscaliza os magistrados de todo o país, buscando assim inibir possíveis abusos e irregularidades cometidos por alguns juízes, principalmente nas questões financeiras. Ninguém está acima da lei, todos somos iguais perante ela. Nada mais justo esse controle do CNJ.
Mauro Wolff, Lapa PR
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 -
Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.