A prisão de José Dirceu pelos crimes cometidos e averiguados na Operação Lava Jato (Gazeta, 4/8) confirma que o mensalão existia e que a corrupção era praticada em vários segmentos e não apenas no Congresso Nacional. Ela tem raízes e tentáculos maiores até do que se pensava inicialmente. Pena que outros tantos envolvidos ainda não tenham sido presos e continuem livres pelos corredores do mesmo Congresso e da vida pública brasileira. A prisão de Dirceu dá esperanças no trabalho sério do juiz Sérgio Moro e de toda equipe da Polícia Federal envolvida na Lava Jato.

CARREGANDO :)
Rafael Moia Filho
CARREGANDO :)

Lava Jato

CARREGANDO :)

É grave a denúncia da advogada criminalista Beatriz Catta Preta de que está sendo ameaçada, mesmo que veladamente, por políticos envolvidos na Operação Lava Jato e isso incluiu também os que dirigem a CPI da Petrobras. Para intimidá-la, os deputados ligados principalmente ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, mesmo sem nenhum motivo, a convocaram para depor. Graças às delações e determinação da PF, MPF, e da Justiça Federal do Paraná, o Brasil toma conhecimento de quem são na verdade os empresários, servidores das estatais, doleiros, lobistas e políticos que desviaram bilhões dos contribuintes. O Ministério da Justiça não pode fugir da sua responsabilidade e deve dar garantia de segurança à advogada.

Paulo Panossian, São Carlos - SP

Polaridade política

As denúncias de corrupção não são – ou não deveriam ser – batalhas entre tucanos e petistas. A discussão deveria ser voltada para o quanto estamos avançando ou retrocedendo como nação com situações como a da Operação Lava Jato. Enquanto José Dirceu é preso, como anda o restante do Congresso Nacional, por exemplo? Estamos acompanhando como devemos? Aprovamos o que os deputados estão querendo votar? Por que estamos em crise? Por que temos Dilma Rousseff na presidência? Acho ingênuo esse argumento.

Publicidade
Vagner Silva

Foro privilegiado

O foro privilegiado é uma aberração da lei brasileira. Se a Constituição diz que todos somos iguais perante a lei, por que alguns são “mais iguais”? O Brasil precisa de uma reforma geral, não só política ou tributária. Nossa Constituição trouxe muitos itens com mais direitos do que obrigações. Infelizmente muitos entraram para a política em busca da imunidade e acabam se tornando líderes no meio e aproveitam para locupletar. O foro privilegiado encarece e trava o trabalho da justiça com a designação de juízes exclusivos. Os trâmites dos processos podem chegar ao Supremo Tribunal Federal, mas deveriam ser definidos na base.

Luiz Fanchin Junior

Pressão do Congresso

O deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara, diz que vai pressionar o Planalto, a presidente Dilma Rousseff e o PT por causa das pedaladas e outras questões. Mas ele adotou essa postura após denúncias de ter recebido propinas do petrolão. E se não houvesse a denúncia, Cunha iria ficar parado? Os políticos de Brasília só defendem os próprios interesses e não ligam para os dos eleitores que os puseram nos cargos.

Mário A. Dente, São Paulo - SP

Voto distrital

O voto distrital é o mais representativo e o que melhor vincula o cidadão ao candidato eleito. O político tem a quem prestar contas, ou seja, ao o distrito, e não fica solto como se não devesse explicação dos seus atos.

João Queiroz

Impostos

Os resultados dos aumentos dos impostos municipais, estaduais e federais são a baixa nas vendas do comércio varejista, a queda na produção industrial e também as demissões. As medidas desacertadas desaceleraram o crescimento interno da economia.

Luiz Cezar Velozo

Diretores das escolas 1

Em um sistema democrático não pode existir eleitores com mais poderes que outros, logo o voto dos professores não pode valer mais do que o dos pais ou o dos alunos na eleição dos diretores das escolas estaduais(Gazeta, 3/8). A “estrela da educação” é o aluno; professores e o governo são coadjuvantes. O professor é uma peça importante e deve ser valorizado, mas não pode se esquecer que tem uma missão a cumprir.

Publicidade
Marcelo Rocha

Diretores das escolas 2

Quem frequenta as salas de aulas sabe que muitos alunos não têm maturidade suficiente para escolher um bom gestor. Eles irão escolher por afinidade, amizade e outros itens, mas deixarão de lado a competência, ou seja, o mais importante.

Vanilson Lopes de Andrade

Trens

Com relação à matéria “Ferroeste fecha aquisição de 400 vagões e cinco locomotivas”, estão sobrando locomotivas de médio porte e vagões para bitola métrica após a desativação de vários ramais por parte da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A questão é saber em que condições estão esses equipamentos.

Rafael Vinicius Kalinowski

Ingressos

O Atlético tem uma política de valorizar o sócio-torcedor, aquele que está com o time em todos os momentos. Temos que lembrar que o futebol é um entretenimento e como tal tem seu custo. Se compararmos os preços praticados pelo CAP com os demais clubes que apresentam o mesmo nível de suas praças esportivas, vamos descobrir que o preço para o sócio é um dos mais baixos. Para sermos campeões, temos que ter o mesmo pensamento dos torcedores da Alemanha e Inglaterra, onde existe fila de espera para ser sócio.

Alex Sandro Perez