Desde ontem as eleições entraram em uma fase decisiva para que os candidatos mostrem suas propostas, sua história política e sua vida pública (Gazeta, 17/8). É a chance que os candidatos têm de se mostrarem autênticos e tentar ganhar a simpatia dos eleitores. Esperamos que tenhamos uma campanha limpa e que consigamos, enfim, a mudança.

CARREGANDO :)

Marianna Chaves Cordeiro

Propaganda eleitoral 2

Publicidade

O programa eleitoral gratuito será mais uma oportunidade para os eleitores observarem as propostas dos candidatos e votarem com consciência. Com a matéria "A campanha começa de verdade agora", a Gazeta mostra a importância da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Creio que não somente eu, mas todos os eleitores esperam dos candidatos simplicidade, autenticidade e, o principal, a honestidade para que assim a população fique mais à vontade e segura na escolha de seu candidato, tanto para o governo quanto para a Presidência do nosso país.

Jéssica Lana Conceição e Silva Baka

Valores

Diariamente somos surpreendidos com notícias cada vez mais pesadas. Diante de tantas tragédias e absurdos que temos acompanhado, fica o questionamento: o que se tem feito com os valores humanos? Recentemente um pai, para proteger seu filho, pagou propina para policiais militares a fim de acobertar o acidente que matou um rapaz de 18 anos que andava de skate em um túnel interditado no Rio de Janeiro. Fatos como esse fazem parte do nosso cotidiano. Com tanto espaço que se tem dado para as más notícias, nos vemos chocados diante dessa realidade que deixa de lado os bons princípios. As pessoas merecem usufruir dos seus momentos de lazer e de descanso assistindo à tevê sem ter de passar por picos de adrenalina e tensão o tempo todo.

Ivo Petris, CEO do Polloshop

Publicidade

Amigo de aluguel

Lendo a reportagem sobre a nova atividade profissional de amigo de aluguel, questiono-me sobre a degradação das relações humanas (Gazeta, Viver Bem, 15/8). Pagar por companhia é o cúmulo. Relações de amizade, de respeito, de companheirismo se conquistam, se edificam e não se concretizam simplesmente por meio de pagamento como se fosse uma prestação de serviços. Certamente há muitas pessoas solitárias em nossa sociedade em busca de companhia, entretanto, me parece mais saudável fazer amigos de modo natural, convencional, do que pagar por companhia, sendo que assim não se conhece o verdadeiro sentido da amizade, da lealdade e do companheirismo. Hoje com cada vez menos espaço para a sensibilidade, para doação ao outro, para o comprometimento mútuo, é possível que a atividade profissional de amigo de aluguel faça sucesso.

Sandra Maria Turezo Poletto, professora, Campo Largo – PR

Dependência

É sempre interessante quando saem matérias sobre dependências, pois passei por esse mal, e tive uma chance na Casa do Servo de Frei Chico. Hoje, graças à atitude desse homem e todos os que dão força a essa instituição, sou uma pessoa formada e bem-sucedida no mercado de trabalho, tenho minha família e sou muito feliz. Uma pena que as autoridades responsáveis não deem a devida importância para esse problema, que está muito além de alguns jovens que usam drogas.

Publicidade

Eduardo Henrique Ferreira

Segurança 1

Segurança é o nosso maior problema (Gazeta, 15/8)! É o nosso maior problema por consequência da omissão da gestão do estado nos últimos anos e pelo aumento do uso e do tráfico das drogas!

Sílvia Ferreira Netto

Segurança 2

Publicidade

A segurança, a educação e a saúde públicas são os maiores problemas do nosso estado. Uma possível melhoria seria o aumento dos salários dos policiais, dos professores e do pessoal da área da saúde.

José Nogueira

Pais adotivos

Realmente são vergonhosas as soluções que nossos governantes encontram para se livrarem de certas responsabilidades. Pagar para que pessoas adotem crianças não é solução, é uma geração de emprego, em que as únicas partes prejudicadas serão as crianças adotadas.

Jaqueline Bento

Publicidade

Projeto fone de ouvido

Sobre o projeto do vereador Odilon Volkmann que, se aprovado, obrigará os usuários de ônibus a ouvir música nos ônibus da cidade apenas com fones de ouvido, sugiro que o mesmo seja ampliado, proibindo o som ensurdecedor de alguns veículos após as 22 h. É impressionante o total desrespeito à Lei do Silêncio de alguns pássaros madrugadores.

Nilson T. S. Cunha

Ensino integral

Chopinzinho oferece o ensino integral desde 2005 em oito escolas, das 14 que o município tem. Este mês foi iniciada a integralização das outras seis. Além de 35 oficinas já existentes, os alunos rurais terão oficinas de meio ambiente e cooperativismo. A mudança é educacional, econômica e social. As escolas municipais já receberam mais R$ 2 milhões, ampliações e construção de novas escolas, 130 empregos foram gerados e parte da merenda escolar vem da agricultura familiar do município. O diferencial é que o programa oferece qualidade nas oficinas, profissionais capacitados e melhora a vida de toda a sociedade.

Publicidade

Paulo Cezar Farias, Chopinzinho – PR

Sistema de Saúde

A demora no atendimento em si não acontece somente pelo SUS. Ao contrário, sou usuário do SAS e há oito meses estou na fila para fazer uma cirurgia. Ultimamente estou trocando o SAS pelo Sistema Único de Saúde.

João Carlos Fernandes de Barros

Palmada pedagógica

Publicidade

Faço parte dos 77% que apanharam dos pais quando criança, segundo levantamento da Paraná Pesquisa, divulgado pela Gazeta, e que consideram pedagógica e justa a atitude. Não concordo com o projeto de lei elaborado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que parece querer ensinar aos pais como educar seus filhos. É mais uma vez o Estado interferindo na vida íntima de um cidadão e de sua família. O pai e a mãe que são violentos não dão palmadinhas. Levei muitas palmadas de meus pais nas horas em que julgaram necessá­­rias. Hoje, com 21 anos, agradeço aos dois pela educação recebida.

Adrieli Rezende

Preço do combustível

O administrador Júlio C.A. Fróes, cuja opinião foi publicada no dia 14 de agosto na Coluna do Leitor , comete pelo menos o ato irresponsável de acusar de forma mentirosa um setor que, com certeza, não conhece. Se tivesse tido o cuidado de consultar os números da Agência Nacional do Petróleo, teria verificado que os preços médios do etanol, no mesmo período do ano passado, eram superiores ao momento atual. E, como administrador que é, poderia ter acessado o site da Esalq, que monitora o preço do álcool e verificado que somente de junho para cá o álcool anidro subiu no produtor 22,83% e o álcool hidratado 19,81%, e estes valores ainda estão sendo repassados ao consumidor.

Roberto Fregonese

Publicidade

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.