Louvável a iniciativa da sociedade civil em levar aos candidatos ao governo do Paraná as suas preocupações e ao mesmo tempo marcar suas exigências (Gazeta, 8/8). Entretanto, deve-se destacar a necessidade de uma reforma administrativa do estado, e a primeira medida mais coerente e justa que os candidatos deveriam assumir seria pôr fim aos chamados cargos de confiança. Essa excrescência do mais atrasado clientelismo político é o principal exemplo de que temos ainda um Estado atrasado e corrupto.
José Luciano Ferreira de Almeida
MST
O conflito do MST com a empresa Araupel, devido às dimensões sociais, econômicas e ambientais que assumiu, deve ser objeto de negociação do governo estadual, Assembleia Legislativa e MPE, e não somente empresa e MST.
Trajano Gracia Neto
Greve
Muito complicada essa paralisação neste 2º semestre do ano (Gazeta, 8/8). Nossos filhos já tiveram o 1º semestre curto, e agora esta paralisação repentina. Deveriam fazer isso nas férias, já que a proposta é para 2015. Além disso, não considero o salário tão baixo, mesmo porque são seis horas de hora-aula. Em ano eleitoral, esse é o momento para solicitar propostas? Espero que nossos filhos não tenham de passar as férias em sala de aula.
Leonir Bianchini
Violência
Estamos reféns dos tidos "de menor". Aproveitam-se da fragilidade das nossas leis para que possam praticar livremente seus crimes. Não se pode falar mais alto e firme com os filhos e a criança ou adolescente se beneficia. E tornam-se adultos arrogantes, violentos, sem escrúpulos.
Maria Stephan
Empregados domésticos
Li que o denunciante de empregada doméstica sem registro terá sua identidade preservada. Alerto que esse tipo de isenção ao denunciante já foi feito na extinta União Soviética e resultou em medo, multas, prisões e transtornos à população. Esse governo que aí está "passou do nosso jardim" e já entrou em nossas casas; isso precisa acabar.
Leudinir de Souza
Desenvolvimento
Quando as ações desenvolvimentistas forem implementadas, respeitando as aptidões naturais e a realidade fundiária da região do Norte Pioneiro, acredito que as forças não serão antagônicas, ou seja, os interesses não serão diversos. As propriedades rurais, por exemplo, são em sua maioria pequenas, mas seus proprietários teimam em produzir commodities. Para auferir renda é necessário grande volume de produção, o que não ocorre com os pequenos produtores.
Paulo Rensi
Consumo
Sobre o artigo "Schopenhauer e o consumo do planeta" (Gazeta, 8/8), algumas organizações ambientalistas defendem que seriam necessários recursos de seis planetas Terra para sustentar para todos o padrão de vida dos países mais desenvolvidos. Mesmo que haja algum exagero nesse número, é tão impactante que evidencia que algo tem de ser feito para mudar o nosso rumo. O ótimo artigo, portanto, tem o importante papel de atrair a atenção para o problema.
Marcos Almeida Prado Lefevre
Educação
A respeito da foto de capa da Gazeta, com o titulo "Vencer a evasão escolar é desafio no Norte Pioneiro" (Gazeta, 8/8), o maior destaque da fotografia exibida, na verdade, são as carteiras escolares riscadas, demonstrando que a educação na verdade deveria vir de casa. O exemplo são os japoneses que, após assistirem ao jogo do seu país na Copa do Mundo, fizeram uma limpeza no estádio. Ensinamentos vêm da escola, mas educação vem de casa.
Luiz Alberto Santi
Dia dos Pais 1
Existe algo ilimitado no amor de um pai, algo que não pode falhar, algo no qual acreditar mesmo que seja contra o mundo inteiro. Nos dias da nossa infância, gostamos de pensar que nosso pai tudo pode; mais tarde, acreditaremos que seu amor pode compreender tudo. No percorrer de nossos caminhos, na satisfação de nossas conquistas, na decepção de nossas derrotas, na motivação de nossas lutas, o pai é a base de toda a nossa ação!
Danilo Guedes Romeu, professor, Porto Alegre RS
Dia dos Pais 2
Os pais de hoje sofrem as consequências de uma geração materialista que não respeita os seus genitores. No Dia dos Pais costumamos presentear com camisas e outros presentes materiais, mas o que os pais querem é o reconhecimento pelos dias e noites de esforços para criar suas crianças. Não é fácil criar numa sociedade das mais exigentes. No seu dia, os pais querem a gratidão de seus filhos e saber que valeu a pena a luta ao doar tanto e receber tão pouco.
Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza CE
Cartão-transporte
Curitiba é uma cidade de mais de 1 milhão de veículos, sem contar os da região metropolitana, e nada mais recomendável que se estimulasse o uso do transporte coletivo. Entretanto, a Urbs parece andar na contramão querendo que o transporte coletivo seja pago apenas com cartão-transporte. Esqueceu-se a Urbs de que somos uma metrópole que recebe turistas de todos os níveis. É preciso um pouco mais de discernimento e menos burocracia, colocando postos de venda também nas estações-tubo. Inovação é beneficiar a população e não dificultar o seu cotidiano.
Nayara Baena de Souza
Crédito
O que chega a ser vergonhoso em relação às dificuldades de acesso a crédito para os pequenos empresários é que a situação é bem diferente para empresas grandes já constituídas que têm limites enormes no BNDES, e recebem várias propostas de crédito. Por isso os microempresários acabam buscando crédito no cartão, cheque especial, CDC, em vários bancos e diretamente com os fornecedores, ficando mais difícil manter todos os compromissos em dia.
Maxwell Lima
Lixeiras
Administrar e gerenciar com competência, utilizando racionalmente o dinheiro arrecadado com os impostos, é quase uma raridade. Um bom exemplo são as lixeiras utilizadas em nossa cidade, que são feitas de plástico! Qual a vida útil de uma lixeira dessas? Um bom exemplo é a cidade de Londres, onde as lixeiras são de ferro fundido, pesadas, com altíssima durabilidade e resistentes a vandalismo. Copiar ideias não é vergonha, vergonha é não ter capacidade de tê-las!
Fábio Magnus Gusso
Água
A cidade de São Paulo está agonizando e será, no futuro, uma cidade morta. Os políticos estão procurando esconder do povo que a seca não é passageira, que as chuvas não voltarão a encher os reservatórios. É a natureza se vingando das ações gananciosas do homem. Haverá uma debandada geral dos habitantes e o valor imobiliário será zero, nem mudando o nome da cidade para São Pedro as coisas vão melhorar.
José Luiz Novôa
Voto
O momento político-administrativo em nosso país nos leva a pensar em quem votar e para que votar. Só vemos escândalos, tanto na administração municipal quanto estadual e federal. Incrível como o povo não reage diante de tantos abusos dos poderes Legislativo, Executivo e até mesmo do Judiciário.
Wilson Oliveira Trindade, bacharel em Direito, Londrina PR
Campanha 1
A simbiose entre o público e privado é o grande mal da política brasileira. Todos sabem que os gastos de campanha e arrecadação de pessoas físicas e jurídicas sempre serão recompensados por agentes políticos que ganham as eleições.
Rubens Gonçalves
Campanha 2
Neste ano tenho plena convicção de que o povo irá dar uma resposta a esses deputados irresponsáveis que sabem muito bem gastar o dinheiro de representação com publicidade para autopromoção. A meu ver, a Câmara deverá sofrer a maior derrota já vista. Assim espero que eles aprendam a lição.
Newton Caetano
Campanha 3
Não importa neste momento saber se os candidatos receberam ou não doações para a campanha. Na política ganha quem tiver o melhor blefe, mas é claro que um montante polpudo ajuda. O problema é que, infelizmente, sempre haverá troca de favores entre empreiteiras e outros doadores com os políticos de carreira.
Luciano Atamanzuck
Petrobras
Dilma, como ministra, presidiu o Conselho de Administração da Petrobras; tinha responsabilidades e deveria ser cobrada por isso. Ou ela pensava que presidir era só receber o alto salário? Ficou claro na CPI o quanto Graça Foster, Gabrielli e Cerveró estavam ensaiados.
Carlinhos Cezar
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.
Deixe sua opinião