Mídias sociais

Bento XVI

"Obrigado ao papa Bento XVI pelo legado e ensinamento incompreensível para muitos!"

Marcelo Melo Barroso, via Facebook, sobre a renúncia de Bento XVI.

Gastos da Assembleia

"Não acredito mais na classe política. Não vejo nenhum desses deputados trabalhando para acabar com a gastança, com o desperdício e com a corrupção."

Mathias Pellizzoni da Cruz, via Facebook, comentando matéria sobre os gastos dos deputados estaduais durante o período de recesso (Gazeta, 1/3).

Fura-catracas

"Enquanto trabalhadores pagam suas passagens honestamente, vemos jovens querendo ser bandidos. Ou vocês acham que furar catraca não é um início de bandidagem?"

Zainara Eliane Pereira, via Facebook, sobre a detenção de 19 pessoas que furavam catracas dos ônibus em Curitiba.

Vale-cultura

"Tirem os impostos sobre os livros e permitam a todos buscar tesouros no arco-íris. Assim, os cidadãos conquistarão a liberdade e a dignidade de cidadãos através da cultura."

Órion Costa, via Facebook, questionando a implantação do "vale-cultura".

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

CARREGANDO :)

O Provab (Gazeta, 1/3) nada mais é que mais uma consequên­cia triste de se misturar medicina com propaganda política. A política de aumentar deliberadamente o número de médicos, aceitando formados em Cuba, Bolívia e Argentina, compara o médico a um produto qualquer. O objetivo é diminuir o "preço" do médico, através da abundância do "produto". O certo seria melhorar a qualidade dos médicos através de boa formação, com boas faculdades e mais vagas de residência médica.

Fernando de Andrade Vellozo, médico

Publicidade

Gastos da Assembleia

Deputados trabalhando em recesso (Gazeta, 1/3)? Só pode ser piada. Eles não trabalham nem quando estão em expediente. Deveriam vetar a verba pública durante os recessos.

Margareth Fressatlo Shimoyama

Concurso da PM 1

Eu e muitos concurseiros achamos a prova do concurso da PM muito fácil. A banca responsável cometeu alguns erros nas questões, mas para isso existe o recurso. Anular a prova é exagero; parece que as pessoas que foram mal na prova estão tentando conseguir uma nova chance. Mas e os candidatos que estudaram e fizeram boa pontuação?

Publicidade

Felipe Cristiano Lagasse, Medianeira – PR

Concurso da PM 2

A prova do concurso da PM foi uma vergonha, um desrespeito total com quem sonha com a carreira policial ou de bombeiro militar. O que foi pedido no edital não constava na prova, as questões estavam mal elaboradas, os gabaritos já estavam nas mesas antes das provas. Espero que a prova seja anulada e refeita por uma instituição mais competente.

Marília Klein Carneiro, Telêmaco Borba – PR

Potencial construtivo

Publicidade

Em relação à matéria "Contrapartida Confusa" (Gazeta, 27/2), não se trata de estabelecer a incidência de imposto ou taxa, sendo simplesmente o reinvestimento de parcela do correspondente valor monetário do potencial construtivo, de responsabilidade daquela empresa beneficiada com a concessão do mesmo. Nossa emenda trata de garantir o necessário reinvestimento social, ampliando o legado da Copa, como contrapartida das concessões públicas em virtude da realização do evento.

Maria Goretti David Lopes, ex-vereadora de Curitiba

Atendimento de emergência

Sobre a matéria a respeito do sistema de atendimento de emergência (Gazeta, 1/3), acredito que a principal dificuldade é a internação de pacientes. As atendentes querem preencher a ficha do paciente antes de liberá-lo para o internamento. Perde-se tempo precioso com a burocracia e isso pode determinar o êxito ou o fracasso do atendimento.

Kazunari Nakashima, Porto Velho – RO

Publicidade

Dengue

Uma das primeiras declarações do senhor secretário de saúde do Paraná, publicada por toda a imprensa no início de sua gestão, foi dizer que o elevado número dos casos de dengue no estado era decorrente do descaso do governo anterior. Atualmente, os índices estão bem maiores que na ocasião. E agora? Continua sendo culpa do governo anterior?

Adolfo Grover

Passeio Público

Para que a população ocupe os espaços públicos é necessário haver atrativos, comodidade e segurança. O Passeio Público é um ótimo exemplo de como o poder público tem sido negligente nos três aspectos: o parque está muito mal cuidado, os bancos estão em geral ocupados por andarilhos, e raramente se vê um policial coibindo os desocupados que vão fumar maconha sob as árvores.

Publicidade

José Manuel Alvarez

Quadra Cultural 1

Os eventos culturais como a Quadra Cultural, pré-carnaval e réveillon fora de época deveriam ser levados a outros locais de Curitiba. Assim, todos os incômodos como brigas, som alto, lixo, pichações, vandalismo etc., que muito incomodam a nós, moradores, também seriam democraticamente distribuídos. Somente os que não têm essas manifestações em frente de suas residências e comércio é que são contra qualquer restrição.

Paulo H. Becker

Quadra Cultural 2

Publicidade

A Quadra Cultural não deve mudar de local. Devemos prestigiar a nossa cultura. As minhas netas participaram das brincadeiras, ouviram histórias. Havia pessoas fazendo a segurança, tudo foi muito tranquilo. Eu sou contra a aglomeração de pessoas todas as noites do ano, isso incomoda um pouco, mas uma vez ou outra não incomoda. Espero que esse evento continue.

Ana Neli Pinheiro

Ponte de Guaratuba

O progresso vem relacionado a um deslocamento mais rápido, mas muitas vezes esquecemos de curtir o que temos. A travessia através da balsa permite que as pessoas tenham um momento de reflexão, contemplando a baía e sentindo um pouco da vida e da natureza. Além disso, com a ponte teremos uma melhor ligação entre os portos, e nossa querida Guaratuba vai passar a ser um corredor para caminhões pesados com sua fumaça e problemas.

Haroldo Nocera

Publicidade

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.