Sobre o uso de satélite para flagrar os chamados puxadinhos (Gazeta, 23/10), creio que o que falta é o retorno de nossos impostos. A cidade está triplicando de moradores, carros, etc. Falta infraestrutura, saneamento, as ruas estão péssimas, mal sinalizadas. Curitiba é a mesma há 40 anos. Para onde vai o dinheiro de nossos impostos?
Sergio Carlos Andrade Moskatesk
Guerra de denúncias
É fácil entender por que surgem tantas denúncias na reta final da campanha eleitoral. É um universo enorme de marqueteiros manipulando a opinião do eleitorado. Funciona como uma guerra realmente. Milhões são gastos e é preciso dar um retorno financeiro, que são as chamadas benesses ao grupo dos eleitos. O que importa é deixar o oponente no chão. Pobre de nós que somos manobrados, diariamente, para seguir por este ou aquele caminho sem ao menos nos perguntarmos onde nos levará.
Paulo Roberto Taborda Iucks
Sistema de saúde
Acredito que os médicos não são os únicos que devem reclamar, seja por salário ou por condições precárias, pois o paciente que vai a uma unidade de saúde 24 horas passa por mais de dois profissionais. Creio que tal procedimento seja prejudicial ao paciente, pois ninguém o acompanha seriamente, mas sim é jogado para outros enfermeiros e médicos. Sou uma trabalhadora da saúde e sei como funciona. Muito funcionários dessa área não cumprem seus horários devidamente.
Marlene Pereira Ozório
Religião e política 1
Gostei muito do editorial (Gazeta, 22/10), falando que religião se discute, sim! É impossível separar um homem de suas convicções religiosas, mesmo que se tente, ela sempre estará presente.
Penso que o melhor para a vida é ter critério para início de reflexões em qualquer área.
Valdecir Mendes
Religião e política 2
Gostaria de parabenizar a equipe da Gazeta do Povo pelo editorial intitulado "Religião se distute, sim" (22/10). Muito honroso ressaltar o valor do cristianismo em nossa sociedade. Sou católico e leio diariamente a Gazeta. É uma atitude nobre e corajosa defender o cristianismo e ressaltar seu enorme valor para a construção da fé e da moral.
Gabriel Sestrem
Debate
Assistir um debate entre a Dilma e o Serra é uma sessão de tortura. Os dois candidatos falam, falam e não dizem nada que o eleitor já não tenha ouvido. Dilma já adquiriu o jeito do Lula, o modo de falar do Lula. Serra não imita ninguém. Para o PSDB, imitar Fernando Henrique não é um bom negócio.
Wilson Gordon Parker
Bom Gourmet
Meus cumprimentos pelo novo Bom Gourmet, mais fácil de manusear e de guardar. A variedade de assuntos também merece elogios.
Antonio Cesar de Almeida Santos
Viagem insólita 1
Costumo entrar em contato comigo mesmo entendendo o mundo à minha volta, trazendo tudo de útil e agradável para meu dia a dia, e sempre encarando os desafios e obstáculos que aparecem.
Evandro J. Oliveira
Viagem insólita 2
Acredito que o grande exercício para estar feliz, de bem com a vida, é fazer do dia o melhor, sempre, estar em paz, fazer autoconhecimento. Meditar, buscar as coisas boas da infância, do nosso passado. Assim podemos entrar em contato conosco, fazendo sempre uma autoavaliação da nossa vida. Ato que com certeza nos dá uma paz interior enorme.
Maria Aparecida Vieira Ribeiro
Rodovia interportos 1
Novos projetos são sempre bem-vindos, ainda mais novas rodovias. Acredito que tal obra será muito benéfica. Além disso, por que não fazer uma estrada do balneário de Caiobá até Pontal do Paraná? Imagine o benefício para o desenvolvimento turístico. Infelizmente ainda falta muita vontade política para que nosso litoral não seja visto como um local sujo e feio.
Reinaldo de Oliveira Quadros
Rodovia interportos 2
Particularmente, não acredito na viabilidade ambiental desse projeto, tendo em vista que
passará dentro de uma área de Mata Atlântica aos pés do Pico Paraná. Uma frase resume meu sentimento a esse projeto: somente quando a última árvore morrer, o último rio secar e o último peixe for pescado vamos perceber que não podemos comer dinheiro.
Rodrigo Barbosa
Desvios na Educação
Li na Gazeta do Povo que o governador Orlando Pessuti acha muita burocracia a apresentação de notas fiscais de despesas com alimentação e hospedagem. Deixem-me ver se entendi bem: o mesmo governo que acha burocrática a emissão de notas fiscais é aquele que se empenha na fiscalização das empresas que não emitem nota? É aquele governo que faz campanha e distribui prêmios para os contribuintes que solicitam notas fiscais? Como diria o comediante do extinto programa da Rede Globo Planeta dos Homens:
"Não precisa explicar. Eu só queria entender!"
Hélio Azevedo de Castro
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.