O QI do brasileiro está diminuindo por causa do ensino precário. Por que o espanto? O Estado manda que passem de ano os alunos na marra; a qualidade do ensino é diminuída sistematicamente; os professores e os sindicatos só batem na tecla de melhor remuneração e mais nada; passamos 14 anos com um governo que quis reescrever a história e ainda dava a entender que o estudo não era importante. Prédios melhores e computadores nas escolas não ensinam – o que vai melhorar a educação é giz, lápis, caderno, leitura, presença, bons professores, cobrança, bons exemplos e boa aplicação de recursos. Não é difícil.
Ricardo Antônio Fantini
QI do brasileiro 2
Minha família mudou-se para Assunção, no Paraguai, há um mês. Minha filha de 8 anos estudava em escola municipal em Curitiba, e estamos passando sufoco para ela acompanhar o colégio aqui. Ela veio com conteúdo, além de atrasado, mal aprendido. Apesar de estudar todos os dias em casa, não aprendia como deveria. Também era proibido levar os livros didáticos para casa – eles ficavam guardados na escola, sob alegação de que as crianças poderiam esquecê-los em casa. Estou pagando professores e colégio particular para tentar recuperar o tempo perdido. Um vexame, uma lástima...
Juliana Vasconcelos
QI do brasileiro 3
Achar um único culpado num sistema que vem falhando há décadas é fácil. A realidade é que nosso povo não teve melhoria de vida, de poder aquisitivo. O Bolsa Família nunca assegurou a ingestão mínima de refeições diárias para as crianças, tanto que existe a regra de mandá-las para a escola “para comer”, e os professores que se lixem com todo o resto, que ensinem e eduquem!
Ângela Zanelatto
Lula
Lula entra numa fase derradeira e final com esse novo processo do terreno, a abertura do inquérito do mensalão de 2005 e outros a serem julgados. É praticamente certa a sua condenação pelo TRF4. Lula entrou porque quis nessa safadeza. Poderia ter apoiado o Plano Real e ter vivido dignamente. No entanto, a ganância e a falta de juízo determinaram o seu fim. Não é possível passar a vida inteira cometendo crimes e jogando tudo debaixo do tapete. Esconder a sujeira não deu certo, porque um dia a casa cai. Sua vida de crimes financeiros e contra a administração pública está terminando.
Ivo Alberto
Michel Temer e Gilmar Mendes
Coisas curiosas acontecem com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário brasileiros. Decisões importantes só são apreciadas depois de almoços e jantares, certamente regados a vinhos e whiskies importados, patrocinados com o dinheiro público, creio eu. A impressão que fica é a de que os participantes dos três poderes só decidem as coisas depois de algumas doses dos citados estimulantes. Os jantares e almoços são só mais um detalhe. Curioso o presidente Temer ir a um jantar na casa de Gilmar Mendes, ministro do STF, logo após a aprovação da lista tríplice para a sucessão de Rodrigo Janot na PGR; parece que surtiu efeito, pois o resultado fugiu da rotina: deu Raquel Dodge na cabeça, apadrinhada de Gilmar. Agora, após a Câmara arquivar o processo contra Temer, Gilmar foi convidado para um jantar no Palácio do Jaburu, residência oficial do presidente, provavelmente para ouvir o presidente falar sobre a reforma política e o processo em que ele,Temer, está sendo julgado. Deu para sentir que a reforma política que está para ser votada no Congresso está sendo preparada para salvar toda a bandidagem que domina os três poderes da República. Quem viver verá.
Leônidas Marques
Bernardinho
O Brasil precisa urgentemente de uma mudança radical em sua vergonhosa cultura política. Somente seremos capazes de executar essa mudança com novos personagens, que tenham mentalidade realmente voltada aos interesses da população. Bernardinho pode ser um expoente dessa nova cultura que envolve transparência, ética e valores transformadores.
Manoel Silva
Pacotaço de MPs
Quando é que os governantes vão resolver mexer no bolso deles? Acabar com ministérios, secretarias inúteis, comissionados, pensões vitalícias, auxílios-moradia, verbas de gabinete, verbas partidárias, assessores, diminuir em 50% no mínimo a quantidade de deputados, senadores e vereadores e tantos outros aspones?
Carlos Alberto Saczk
Imposto de Renda
Aumentaram o IR sobre altos salários, quando a grande prioridade deveria ser diminuir a máquina pública e, consequentemente, baixar os gastos! Aumentar impostos é a solução fácil de administradores ineptos!
Marcello Machado e Dias
Etanol
Sobre o mercado do etanol, faltam políticas de produção e consumo interno. É mais fácil aderir e aceitar do que incentivar e subsidiar. Parece que nossos governantes não estão com a menor preocupação em resolver questões além de seus próprios interesses. Lamentável, pela capacidade produtiva e consumo crescente, uma nação ter tanta capacidade de produção de etanol e preços absurdos para o consumidor final.
Leandro Vicentim
Feminismo
Curiosamente, o extremismo de algumas feministas só conseguiu reacender o machismo de alguns homens igualmente extremistas. Somos todos humanos, merecemos todos ser respeitados e tratados com igualdade de direitos e obrigações, mas isso não significa que devemos nos tornar uma massa homogênea, em que se nega as diferenças naturais entre homens, mulheres e quaisquer outros gêneros que se possa definir. Devemos ser iguais perante a lei, mas isso não significa que as mulheres têm de ir bater massa na construção civil, ou que os homens tenham de ter seis meses de licença-paternidade. Reconhecer a diferença não tem nada a ver com preconceito.
Juliano Cimirro
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião