Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
coluna do leitor

Quadra Cultural 1

Após ler a matéria sobre a polêmica da Quadra Cultural (Gazeta, 27/2), apenas lamento por esse tipo de manifestação contra a cultura local. Evidentemente, como em qualquer evento que comporte um grande número de pessoas, há barulho, lixo e, infelizmente, tumulto. O grande problema está naquelas pessoas que, além de não gostarem de aproveitar o evento, não respeitam o espaço e o direito dos outros.

Júlia Lana

Quadra Cultural 2

Acho um absurdo a Quadra Cultural da forma como se apresenta hoje. É um incômodo aos moradores e cidadãos que precisam passar pelo local, sem contar a sujeira e bebedeira imensas. Aliás, sugiro que a PM passe a fazer teste de bafômetro naqueles arredores, pois constatei que inúmeras pessoas estavam bebendo cerveja no evento e depois saíam dirigindo.

Ana Claudia de Campos

Superbenefícios

Sobre o editorial a respeito dos superbenefícios que minam o erário (Gazeta, 27/2), uma esperança seria que os eleitores recordassem das posições e atuações de seus parlamentares. Isso acabaria com a perpetuação de determinados políticos no poder. Representação política não é profissão ou carreira, mas uma disposição de doar seu tempo ao bem-estar coletivo, o que infelizmente não ocorre no Brasil.

Junior Ruiz Garcia, São José dos Pinhais – PR

Dez anos do PT

O PT não melhorou apenas a vida dos pobres, mas também a dos ricos. Hoje as pessoas voam de avião para todos os lugares; têm crédito e dignidade e podem comprar o que antes nem sonhavam.

Ancilon de Sá Neto, economista, Campo Mourão – PR

Renata Bueno

Acho que Renata Bueno (Gazeta, 26/2) nada poderá fazer pelos ítalo-brasileiros que vivem no Brasil, com a Itália passando por dificuldades econômicas e crises políticas permanentes. Ela conquistou o cargo na Itália graças ao salário de vereadora de Curitiba, tendo faltando inúmeras sessões para poder viajar à Itália. Há muito dinheiro público paranaense posto na "deputada italiana" Renata Bueno.

Arnaldo Rigon

Governo estadual

Era previsto que a base aliada do governo estadual ficaria insatisfeita (Gazeta, 27/2). O "bolo" não dá para todos e os recursos se foram com gastanças de todo lado. Ao líder do governo é bom que se diga que a insatisfação do PMDB não é interna, mas com o próprio governo Richa, que os cooptou e prometeu sem poder cumprir.

Hermes Carlos Bollmann

Novo partido

Insatisfeito com os desmandos dos políticos no meu estado – que vive o "sarneísmo" –, fico feliz com a iniciativa da ex-senadora Marina Silva de tentar criar a Rede Sustentabilidade. Quero ir além, ajudando e lutando com ela para estabelecer esse novo partido.

Francisco Carlos de Sousa, Buriticupu – MA

Médicos

A questão da má distribuição dos médicos no Brasil não se resolve criando cursos em localidades carentes. Cursos de Medicina não faltam; o que o governo deve fazer é dar condições para que os já existentes possam aumentar o número de vagas, sem perder de vista a questão da qualidade do ensino.

Minoru Takahashi, Maringá – PR

Ponte de Guaratuba

É realmente impensável que se gaste R$ 100 milhões para construir uma ponte estaiada em Curitiba, e ao mesmo tempo achem caro R$ 250 milhões para resolver um grave problema que atrapalha os investimentos e o desenvolvimento de todo o turismo do Litoral paranaense. Resta saber se o governo terá coragem suficiente para desafiar os grupos contrários.

Valney Frank Souza

Passeio Público

Para fazer com que regiões degradadas voltem a ser frequentadas é preciso revitalizá-las, instalando novos equipamentos de lazer. No que se refere ao Passeio Público, deve-se pensar em atividades para crianças e idosos com acompanhamento de professores de Educação Física e outros profissionais. E a questão da segurança deve ser tratada com muita sensibilidade. Por que não fazer uma parceria público-privada para conseguir isso?

Larry Vianna Nascimento

Bugio

Sobre a matéria a respeito do aparecimento de um bugio em uma residência do Uberaba (Gazeta, 27/2), a obrigação sobre a fauna é do Ibama e do IAP, juntamente com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Mas, por absoluta ineficiência e descaso com a fauna, acaba recaindo sobre a Força Verde, cujo dever seria o de estar fiscalizando os crimes ambientais e não buscar animais.

Lucas Andrius, Foz do Iguaçu – PR

Pombos

O serviço de controle de zoonose da prefeitura de Curitiba – ou outro órgão responsável – deveria colocar placas bem visíveis nos locais onde se aglomeram pombos, alertando para as doenças que os pombos transmitem aos humanos. É inadmissível ver crianças brincando em volta desses bichos. Trata-se de uma questão de saúde pública que exige uma resposta imediata.

Rubens Guimarães

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.